Entretanto, o crescente apetite da China por iogurtes levará o país a ultrapassar os EUA como o maior mercado de lácteos até 2022. Na Índia, a crescente conscientização sobre saúde e higiene, combinada com o fato de os consumidores urbanos estarem trocando o leite não embalado pelo embalado, levará o país a trocar de lugar com o Japão até 2021.
"Nos próximos cinco anos os países mudarão de importância devido à uma mudança na demanda dos consumidores por produtos lácteos”, disse Pinar Hosafci, analista sênior de alimentos do Euromonitor International.
Planos de crescimento da Yili
Os processadores também focam nas variantes probióticas de iogurtes de beber, o que contribui para aumentar as credenciais de saúde da categoria. No entanto, o aumento das vendas de iogurtes de beber levou a um declínio paralelo das bebidas lácteas com sabor, que são percebidas como menos saudáveis. A Yili anunciou um plano ambicioso para se tornar uma das cinco principais empresas de lácteos do mundo e de se transformar em uma gigante de alimentos saudáveis de 10 bilhões de yuan (US$ 1,49 bilhão) até 2020.
A empresa anunciou planos para adquirir a Guiyang Sanny Dairy em 2015 - maior empresa de lácteos da província de Guizhou - a fim de expandir sua presença no sudoeste e entrou no mercado em bebidas de proteínas vegetais e bebidas lácteas fermentadas para impulsionar o crescimento.
Em outros planos de crescimento, a empresa instalou uma planta de leite em pó para bebês na Nova Zelândia, entrou em um acordo de cooperação em importação de leite com a italiana Sterilgarda Alimenti e assinou um acordo com a cooperativa leiteira norte-americana Dairy Farmers of America para construir uma planta de leite em pó de 80 mil toneladas em Kansas.
Os atuais 10 principais países são:
1. EUA
2. China
3. Brasil
4. Japão
5. Rússia
6. Alemanha
7. França
8. Índia
9. Reino Unido
10. México
Em 22/08/17 – 1 Yuan Chinês = US$ 0,14994
6,66815 Yuan Chinês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.