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EUA: snacks lácteos lideram crescimento das exportações de processados

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 27/03/2017

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Os produtos lácteos deverão ser o segmento de mais rápido crescimento de envios de alimentos processados dos EUA devido à crescente demanda dos consumidores por snacks (lanches) com ingredientes mais naturais e maiores quantidades de proteína, de acordo com um relatório divulgado pela Freedonia Focus Reports. Entre 2006 e 2016, a produção dos EUA de produtos lácteos aumentou 4,9% ao ano e as exportações devem subir em uma taxa de crescimento composta (CAGR) de 3%, para US$ 95,5 bilhões em 2021.

De acordo com o Conselho de Lácteos dos Estados Unidos (USDEC), a China aumentou as importações de lácteos dos EUA em 73% nos últimos oito meses. Durante a última década, os produtores dos EUA expandiram sua presença nos mercados de exportação, impulsionados pela sua reputação de segurança e qualidade do produto.

"As exportações de produtos lácteos para a China cresceram vigorosamente à medida que os escândalos de segurança alimentar naquele país tornaram os consumidores cautelosos com as marcas chinesas", diz o relatório. Devido a isso, a China passou a confiar em marcas internacionais de lácteos para atender a demanda dos consumidores por produtos lácteos, como queijo e iogurte.

A neozelandesa Fonterra vendeu 272,5 milhões de litros de leite em produtos de consumo e alimentos para a China no terceiro trimestre de 2016, representando 36% de aumento com relação ao mesmo período do ano passado. Os subsegmentos de lácteos, como iogurte, substitutos de produtos lácteos e queijos registraram crescimento robusto, de acordo com o relatório.

"A ubiquidade cultural do queijo como um componente de refeições e lanches vai apoiar os avanços à medida que população continua crescendo”, diz o relatório. O iogurte também está liderando a tendência das exportações de lácteos dos Estados Unidos para o resto do mundo, à medida que os consumidores buscam produtos mais saudáveis para comer ao longo do dia, especialmente aqueles com proteína. O relatório indicou forte oportunidade para o iogurte grego em outros países fora dos EUA.

De acordo com Kristi Saitama, vice-presidente de marketing de exportação de ingredientes no USDEC, adultos e idosos conscientes com relação à saúde, bem como "entusiastas de atividades físicas da classe média" na China estão impulsionando a demanda por produtos lácteos com benefícios funcionais como proteína. Por essa mesma razão, os produtores de leite dos Estados Unidos tiveram que lidar com o declínio do consumo per capita de certos produtos, como o sorvete.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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