ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudos citam benefícios do aminoácido arginina para a performance esportiva

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/07/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nos últimos anos, houve uma grande mudança de paradigma com relação aos agentes ergogênicos e suplementos esportivos. Alguns desses ergogênicos são conhecidos por estimular a produção do óxido nítrico (NO). Ele é uma substância produzida no nosso organismo capaz de favorecer o relaxamento vascular e desempenhar papel fundamental na regulação do fluxo sanguíneo através da vasodilatação e diminuição da resistência vascular periférica.

Estudo recente mostra que, do ponto de vista do atleta, essa função vascular do NO é fator importante na regulação da contratilidade do músculo esquelético, no aumento da performance e do consumo máximo de oxigênio (VO2). Com relação a estes efeitos fisiológicos do NO, muitos estudos científicos tentam demonstrar os benefícios da suplementação da L-arginina um aminoácido que participa das via enzimática de formação do NO.

suplementação com L-arginina

A L-arginina é um aminoácido encontrado na carne vermelha, carne de aves, semente de abóbora, nos laticínios, na proteína do soro do leite (whey protein), sob a forma de cápsulas e pó, além de ser também produzida pelo organismo. Evidências anteriores demonstraram que o suplemento de L-arginina pode melhorar a função endotelial, secreção de insulina, estresse oxidativo, inflamação relacionada ao diabetes, doenças cardiovasculares e distúrbios autoimunes.

A L-arginina é sabidamente um precursor do óxido nítrico (NO), usado para aumentar a força muscular, a resistência e a melhora do fluxo sanguíneo. Teoricamente, um aumento no fluxo sanguíneo poderia melhorar o desempenho esportivo, enquanto aumenta o fornecimento de nutrientes e a remoção do produto residual dos músculos em atividade.

Um recente estudo clínico randomizado publicado no European Journal of Clinical Nutrition teve como objetivo avaliar o efeito do aminoácido sobre a composição corporal e performance esportiva. Nesse estudo os pesquisadores forneceram aos atletas 2 g/dia de L-arginina por 45 dias. A idade média dos 52 participantes (25 no grupo L-arginina; 27 no grupo placebo) foi de 21 anos. Não havia diferença estatisticamente significativa da idade, peso, IMC (índice de massa corporal), massa gordura corporal total, massa muscular esquelética, no VO2 máximo, e nem mesmo do consumo dietético entre os dois grupos.

Além disso, o nível de atividade física foi semelhante durante o estudo. Em comparação com os valores basais, observou-se um aumento significativo no VO2 máximo (performance esportiva) no grupo que recebeu a suplementação com L-arginina (4.12 ml/kg/min ± 6.07) em comparação com o grupo placebo (1.23 ml/kg/min ± 3.36) (p = 0.03) no final do estudo. As medidas antropométricas não sofreram alterações.

Os resultados desse estudo mostram que 2g de L-arginina por dia pode melhorar a performance esportiva nos atletas. Vale ressaltar que essa suplementação deve ser feita com o acompanhamento de um profissional e trará benefícios para indivíduos engajados em um programa de treinamento regular.

Referências:

1) Darryn, S.W., et al. Intracellular Mechanistic Role of Nitric Oxide: A Comparative Analysis of the Effectiveness of L-Arginine and L-Citrulline Supplementation on Nitric Oxide Synthesis and Subsequent Exercise Performance in Humans (2015) J Food Nutr Sci 2(1): 1-8.

2) Pahlavani N, et al. The effect of l-arginine supplementation on body composition and performance in male athletes: a double-blinded randomized clinical trial. European Journal of Clinical Nutrition, 2017. DOI: 10.1038/ejcn.2016.266
*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.


As informações são do O Globo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures