ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Estudo sobre a impressão de queijo 3D oferece possibilidades

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 17/03/2017

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um estudo conduzido por pesquisadores da Escola de Ciências Alimentares e Nutricionais da University College Cork na Irlanda, diz que a impressão 3D de queijo processado tem implicações para a nutrição personalizada. As descobertas, publicadas no Journal of Food Engineering, incluem a descoberta de que o queijo impresso era mais macio, menos pegajoso e tinha mais facilidade de derreter.

 impressão 3D de queijo processado

A impressão 3D foi investigada utilizando um queijo comercialmente disponível como material de impressão. O objetivo da pesquisa foi compreender a influência do processo de impressão 3D (fusão, extrusão e solidificação) nas propriedades de textura, reológicas e microestruturais de queijo comercialmente disponível. Foram investigados queijo não tratado, queijo fundido e queijos impressos (extrusados a taxas de 4 ou 12 mL/min).

Após a fusão a 75°C durante 12 minutos, o queijo processado foi impresso utilizando uma impressora 3D comercial modificada a taxas de extrusão baixas ou elevadas. A avaliação comparativa de queijos não tratados, fundidos e impressos foi realizada utilizando-se análise de perfil de textura, reologia, colorimetria e microscopia confocal de varredura a laser (CLSM).

O estudo mostrou que as amostras de queijo fundido e impresso eram significativamente menos duras, até 49%, e ambas exibiam graus mais elevados de "facilidade para derreter", variando de 14% a 21%, em comparação com amostras de queijo não tratadas.

A dureza do queijo foi significativamente diminuída pela combinação de fusão e impressão, com diminuições de 45-49% para os queijos impressos em comparação com o queijo não tratado. Os autores dizem que os efeitos de corte do processo de impressão 3D tiveram efeitos mais significativos sobre as propriedades de textura do queijo processado do que o processo de fusão sozinho.

A interrupção da fase proteica e a alteração dos glóbulos de gordura em termos de tamanho e morfologia resultaram em texturas mais suaves e queijos mais facilmente fusíveis, aparentemente devido a um enfraquecimento da rede de proteínas. Maior adesividade em amostras de queijo impressas e propriedades menos pegajosas podem ser explicadas pelo aumento das quantidades de gordura superficial liberada durante o corte da amostra, observaram os pesquisadores.

A impressão 3D de alimentos, segundo os autores, oferece muitas possibilidades de nutrição personalizada, incluindo flexibilidade em geometrias, texturas e sabores. No entanto, eles observaram os princípios fundamentais subjacentes à forma como esse processo afeta microestruturas de alimentos e, consequentemente, os atributos sensoriais, precisam ser investigados para permitir uma maior diversificação em mais áreas de aplicação.

Vale a pena ler também: 

Aceitas um queijo fresco acabado de imprimir?

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures