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Estrangeiros aquecem as encomendas da indústria

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/05/2017

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Um grupo de 40 supermercadistas e distribuidores de 23 países como Egito, Cuba, Cazaquistão, Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, China e Estados Unidos desembarcou no Brasil na semana passada, durante o Apas Show 2017 , para conhecer de perto os produtos e serviços de 124 empresas brasileiras de diferentes portes e segmentos.

A parceira entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex­Brasil) acontece desde 2010 e tem por intuito estimular a geração de negócios. Só para este ano, entre a feira e os próximos 12 meses, a expectativa é que US$ 82 milhões em contratos sejam assinados. Em 2016, os 31 compradores que vieram ao Brasil a convite da Apex geraram negócios de US$ 7 6 milhões.

"As empresas brasileiras participantes apresentaram a chamada cultura da exportação ou capacitação para exportar", diz Rafael Gomes do Prado Ribeiro, coordenador de promoção de negócios da Apex­ Brasil. Entre os produtos apresentados aos estrangeiros, pão de queijo, polpa de açaí, cereais variados, cobertura de pizza, água e leite de coco, cachaças, alimentos sem glúten e sem lactose, própolis e mel, dentre outros. "Produtos funcionais e os chamados ready­to­go (para levar e consumir na sequência), em formato monodose, estão em alta", diz Ribeiro.

O termômetro de que há espaço para gerar novos negócios é a quantidade de reuniões que aconteceram nos estandes de fabricantes como Forno de Minas, Native Berries e Alca Foods. Conhecida por seus pães de queijo, a Forno de Minas exporta desde a década de 90, quando embarcou seus produtos pela primeira vez para os Estados Unidos. Naquele tempo, o foco era o mercado étnico, formado por brasileiros que moravam na América. "Atualmente, exportamos pães de queijo para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Peru, Uruguai, Emirados Árabes e Japão", conta Hélder Mendonça, presidente da empresa.

As exportações representam mais de 5% da receita da empresa, com a meta de chegar a 20%. Os próximos mercados ­alvo são Colômbia, Panamá e Paraguai. A Forno de Minas prospecta a Argentina e o México para este ano. Em paralelo, a empresa está ampliando sua inserção em países onde já estava presente, como Portugal. Seus pães de queijo, antes vendidos em apenas uma rede de supermercados, agora podem ser encontrados em três.

Na Target, a famosa rede dos Estados Unidos, a Forno de Minas estreia esse mês e seus pães de queijo chegarão a 178 lojas ao redor do país. A empresa tem parceria com a Apex desde 2010 e já participou de diversas feiras, missões, rodadas de negócios e eventos. "Através deles, fizemos importantes contatos e concretizamos exportações para alguns países", diz Mendonça. O olhar, durante a rodada de negócios no Apas Show 2017, é abrir as portas na América Latina.

Outra empresa que participa da rodada de negócios da Apex é a Native Berries, fundada em 2014 de olho no mercado internacional. Com um portfólio de polpas e sorbets de açaí orgânico, a marca não usa xaropes, corantes e aromas em suas formulações. Ela se insere na categoria de produtos saudáveis. "O mercado interno fazia parte do nosso planejamento, mas seria somente para 2018, o que foi adiantado para setembro de 2016 quando lançamos um produto em parceria com a rede Oba Hortifruti, em São Paulo", diz o CEO, Rafael Vaz.

A Native Berries exporta desde 2015 para os Estados Unidos e Canadá e tem projetos de expansão para outras regiões na América do Sul. Hoje, 70% da receita da empresa vêm das exportações. A marca esteve presente na feira da Apas em 2016, além de participar de feiras como a Sial Paris.

Já a Alca Foods, de Itumbiara, no Sul de Goiás, vê a parceria entre Apas e Apex como produtiva para a geração de seus negócios. "De todos os compradores que estamos falando, acredito que fecharemos contrato com 60%", afirma Henrique Souto de Barros, consultor em vendas internacionais da AlcaFoods, que ele define como a segunda maior empresa de cereais matinais do Brasil, após a Kellogg's.

Com cerca de 20 anos de existência, a Alca Foods exporta desde 2004 para mercados como Angola, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Estados Unidos, Jamaica. As exportações respondem por 2% do faturamento da empresa. Com ações como a participação das rodadas de negócios durante a Apas, a Alca Foods espera elevar as vendas para fora em 10% mensais. 

As informações são do jornal Valor Econômico. 

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