De acordo com a ABIS, de 2003 a 2013, o consumo de sorvetes no Brasil passou dos 685 milhões de litros para 1,244 bilhão de litros, um aumento de 86,1%.
Gráfico 1 - Consumo de sorvetes no Brasil.
Eduardo – “Se a gente esquecer um pouco esse ano de 2015 e o governo federal, ele está ótimo. Os dados foram de total de crescimento em todos os outros anos, o consumo per capita tem evoluído na média de 68% e sempre trabalhamos no positivo e de forma crescente. Neste ano o problema é econômico, não é de produto, não é de sazonalidade, está fazendo calor o ano inteiro, mas ocorreu uma parada em todos os mercados, inclusive no de sorvetes. Tem gente trabalhando no positivo, tem gente já no negativo e na média, se acabarmos o ano no zero a zero, já ficaremos muito felizes”.
MilkPoint – Comente sobre as inovações do setor de sorvetes.
Eduardo – “As inovações não param. A ABIS sempre monta delegações para levar os associados com destino a Rimini, na Itália, onde ocorre um dos principais eventos sobre sorvetes, com o intuito de ficarem por dentro dos lançamentos. Todos os associados sempre estão bem informados e nós da ABIS sempre os comunicamos sobre todas as novidades. O Brasil hoje não deve nada para os outros países do mundo em termos de qualidade e em termos de produto. O problema é que no geral, o brasileiro ainda não conhece o que é um ótimo sorvete e é o mercado que vai puxando as melhorias de qualidade. Nessa linha, já começaram a surgir novas gelaterias que oferecem um produto de melhor qualidade, sofisticados, inovadores e com maior valor agregado em termos de comércio. O pessoal está focado no gourmet”.
MilkPoint - O que você diria aos produtores de leite já que eles são os fornecedores da principal matéria-prima necessária para a fabricação do produto?
Eduardo – “Gostaria de convidar os produtores de leite para virem conversar conosco. A ideia é unir um pool de empresas compradoras com um pool de empresas vendedoras. Garantimos a compra se eles garantirem a entrega, e o ideal, seria o estabelecimento de um preço que seja benéfico para os dois lados. Sempre ocorre no mercado situações nas quais há muita oferta ou falta de leite, e em cima disso, podemos tentar trabalhar para que exista uma produção de leite de forma estável, nós garantimos isso. Esse é um mercado que deveria estar unido mas não estamos conseguindo fazer a junção dos setores. Com essa união, por exemplo, nós conseguiríamos baixar alguns custos”.
MilkPoint – Como que o sorvete contribui hoje para a nutrição dos brasileiros?
Eduardo – “O sorvete é o produto a base de leite que as crianças mais gostam e quando degustam, abrem um sorriso de orelha a orelha. Além deles, os adultos adoram, assim como os idosos, pois é de fácil digestão e possui vários nutrientes de fácil absorção”.
MilkPoint – Deixe um recado em homenagem ao Dia do Sorvete.
Eduardo – “Desejo que as pessoas consumam sorvete o ano inteiro, pois é um produto muito gostoso e que alimenta. Os que são feitos a base de leite principalmente, pois são ricos em cálcio, vitaminas, proteínas, etc. É a propaganda do leite na versão congelada”.
Conheça a história do sorvete:
A história começa com os chineses, que misturavam neve com frutas fazendo uma espécie de sorvete. Esta técnica foi passada aos árabes, que logo começaram a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets.
Nos banquetes de Alexandre, o Grande, na Grécia, e nas famosas festas gastronômicas do imperador Nero, em Roma, os convidados já degustavam frutas e saladas geladas com neve. O Imperador mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas para misturar com mel, polpa ou suco de frutas. O gelo era estocado em profundos poços construídos pelo povo.
Porém, a grande revolução no mundo dos sorvetes aconteceu com Marco Polo, que trouxe do Oriente para a Itália, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes usando técnicas especiais. Assim a moda dos sorvetes espalhou-se por toda a Itália, e quando Catarina de Medici casou-se na França com o futuro Henrique II, entre as novidades trazidas da Itália para o banquete de casamento, estavam as deliciosas sobremesas geladas, as quais, encantaram toda a corte. Mas o grande público francês só teve acesso a estas especialidades um século depois quando Francesco Procópio abriu um café, em Paris, que servia bebidas geladas e sorvete tipo sorbet.
Os sorvetes se espalharam por toda a Europa e logo chegaram também aos Estados Unidos. A primeira produção de sorvete em escala industrial ocorreu nos Estados Unidos, há 40 anos. Hoje, no mundo todo, quem mais fabrica sorvete são os norte-americanos.
Hoje, 23 de setembro, estamos comemorando o dia de uma das sobremesas mais queridas do brasileiro: o sorvete! O produto também é uma forma dos consumidores usufruírem dos benefícios do leite de uma forma deliciosa.
A Equipe do MilkPoint parabeniza todos aqueles que são responsáveis pela fabricação do nosso querido sorvete!