ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cooperativas do Paraná lançam nova marca de R$ 7 bilhões

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/11/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
Com mais de 5 mil famílias cooperadas, R$ 7 bilhões de faturamento anual e mais de R$ 500 milhões em investimentos, três das maiores cooperativas do Paraná anunciaram na última sexta-feira (10), em Castro, nos Campos Gerais, uma união que promete revolucionar o agronegócio paranaense. Frísia, Castrolanda e Capal lançaram a marca Unium. A novidade irá, aos poucos, substituir os selos das cooperativas que ‘assinam’ produtos do mercado de carnes, leite e farinha de trigo.

“Será como a assinatura da BRF na marca Sadia, por exemplo”, ilustra o diretor de marketing da recém-criada Unium, Cracios Consul. Presentes no evento de lançamento, os presidentes das cooperativas reforçaram que a marca é resultado de um modelo de negócios idealizado pelas empresas, mas que seguem gestões independentes e continuam com cooperados próprios. 

“É o que chamamos de intercooperação. Estávamos buscando uma identidade para nossas marcas, que já trabalham e têm desenvolvimento conjunto”, revela o presidente da Castrolanda, Frans Borg. “A Unium surgiu da necessidade de dar empoderamento às cooperativas e irmos para o mercado de forma conjunta”, complementa Renato Greidanus, da Frísia. “Este é um projeto no qual já estamos trabalhando há quase dois anos, faz parte de um momento histórico”, reforça Erik Bosch, da Capal.

Apesar de não haver uma sede administrativa própria da Unium, os diretores não descartam uma futura fusão completa das marcas. “Eu particularmente não posso descartar isso para o futuro”, revela Bosch.

Da mesma forma, neste momento, as famílias cooperadas não precisam necessariamente ser associadas das três cooperativas, explica Borg. “Não existe distinção entre nossos cooperados, a questão é que o investimento nas unidades de negócios é compartilhado”, reforça Renato Greidanus. 

Qualidade e cooperativismo

Segundo os diretores, a união das cooperativas é uma maneira de mostrar a proximidade e a consolidação de valores das empresas. “Temos metas semelhantes e prezamos sempre pela qualidade”, diz Greidanus.

Cada cooperativa tem uma participação nas diversas divisões da empresa, compartilhando algumas marcas no mercado. Uma delas é a Alegra, de carne suína, recentemente certificada com o selo internacional Professional Animal Auditor Certification Organization (PAACO), de bem-estar animal. No setor de lácteos, a Unium atua com as marcas Colaso, Colônia Holandesa e Naturalle. Já no setor de grãos, a marca Herança Holandesa, de farinha de trigo, fornece o produto para outras empresas.

“Além de oficializar uma união que acontece há muito tempo com a intercooperação, a nova marca é um passo fundamental para o aumento da competitividade do agronegócio local”, afirma Erik Bosch. Cracios Consul destaca que a novidade nasce com uma estrutura de holding sem a necessidade de um grande investimento inicial, comparando a marca com a Univeler, que tem uma gama de produtos.

O potencial é inegável: além do faturamento bilionário, a união intercooperativa processa diariamente 3 milhões de litros de leite, produz 120 mil toneladas de carne suína anualmente (com abate de 2,5 mil suínos por dia) e tem 115 mil toneladas de grãos de trigo moídos por ano. Atualmente com cinco unidades industriais, nos Campos Gerais e em São Paulo, a Unium já exporta seus produtos para 25 países.

As informações são da Gazeta do Povo. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

GUILHERME EUGENIO MACHADO LOPES

ITAOCARA - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 14/11/2017

Parabéns aos gestores das cooperativas pela iniciativa.  Esse deveria ser o exemplo a ser seguido pelas cooperativas de produtores rurais do país.  Entretanto, não é isso que se vê. Aqui na região sudeste, mais especificamente no RJ e Zona da Mata Mineira, as cooperativas já quebraram e fecharam as portas em quase sua totalidade, geralmente devido à má gestão e não seguirem as premissas do cooperativismo.    

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures