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Consumo de queijos: conveniência e uso em lanches direciona tendências globais

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 21/06/2016

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Em termos de produção, a categoria global de queijos está crescendo a uma taxa de aproximadamente 2% com relação ao ano anterior e alcançou cerca de 22 milhões de toneladas em 2014. As principais regiões de produção foram União Europeia (UE) (com um pouco menos da metade do volume total) e os Estados Unidos (com aproximadamente um quarto do total).

Os mercados da Turquia e da Rússia mostraram aumentos mais consideráveis na produção no ano passado, bem como apresentaram um crescimento de duplo dígito. Esse fato é resultado de uma tentativa para garantir a autossuficiência após o embargo às importações, eventos que tiveram ramificações consideráveis no comércio global de queijos. As repercussões disso ainda estão sendo sentidas.

O consumo de queijos representa 13% do consumo global de lácteos, com Europa Ocidental e América do Norte sendo os maiores consumidores per capita e os mercados mais maduros. Há uma ênfase na conveniência, no uso do queijo para lanches (snack) e nos queijos pré-embalados, além do crescimento dos queijos especiais e um declínio dos queijos processados.

O desenvolvimento de mercados como Ásia Pacífico, Oriente Médio e África demonstrou uma maior familiarização com queijos, predominantemente os processados. Há também um foco crescente em produtos de marcas orientadas para crianças e um crescimento do mercado de queijos com marcas privadas.

A consciência com relação à saúde tem um papel nas escolhas dos consumidores com uma tendência em direção aos queijos com baixo teor de gordura (por exemplo, o quark light da Valio – o Valio Better - oferecido na Finlândia) e porções do tamanho de lanches. De fato, os queijos oferecidos como opções para lanches parecem ser um tema cada vez mais emergente, com vários lançamentos de produtos fatiados ou em formatos de cubos. Por exemplo, podemos citar os Mini Cravings da Bel do Reino Unido ou os mini sacos de Selections, da Dairy Crest, também do Reino Unido.

Há também alguns queijos combinados com frutas, nozes ou carne (como o Balanced Breaks, da Sargento Foods, ou o Roltini [mussarela envolta por salame, pepperoni e prosciutto], da Volpi Foods, nos Estados Unidos).

Foto 1 - Mini Cravings. 


Foto 2 - Balanced Breaks, da Sargento Foods. 

Conveniência e proveniência continuam sendo características fortes na categoria de queijos, com queijos fatiados e ralados ganhando espaço (por exemplo, o Roq’Croque, da Société Roquefort, na Espanha). Os queijos locais também estão ganhando a preferência dos consumidores. Outras inovações no setor de queijos incluem mascarpone congelado da Totem Foods, na Itália, lançado no mercado após o sucesso da ricota, gorgonzola e trufa da marca. 

Foto 3 - Roq’Croque. 
As alternativas aos queijos feitos com leite de vaca também se mostraram crescentes em popularidade, com queijos de leite de cabra, de ovelha e misturas de leite (por exemplo, o queijo halloumi, que mistura leite de cabra e ovelha) apresentando crescimento na demanda. Sabores fortes, hispânicos e picantes também estão em alta – esses podem ser usados como complementos de vários pratos ou consumidos puros (por exemplo, os queijos em cubos Baking Iberico Cheese Cubes, da The Co-operative Foods, com laranja e pimenta, designados às propostas culinárias).
 
Para o futuro, o setor de queijos deverá continuar demonstrando um crescimento anual de aproximadamente 2% até 2024, de acordo com a Federação Internacional de Lácteos. Conveniência e uso em lanches deverão direcionar as inovações e as margens.

As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 

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