ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conselho cassa veterinário por adulteração de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/03/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Quase quatro anos depois do estouro da Operação Leite Compen$ado, o primeiro médico veterinário gaúcho envolvido no escândalo terá seu registro profissional cassado. A cassação deve ser oficializada em publicação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul (CRMV-RS) nos próximos dias, revelou o presidente do órgão, Rodrigo Lorenzoni. As irregularidades começaram a ser desbancadas em operação do Ministério Público do Estado e Ministério da Agricultura em 2013, ao serem detectadas adulterações desde o produtor até a indústria que processa o leite para consumo.

Lorenzoni explica que decisão recente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) abriu caminho para oficializar a cassação, que havia sido decidida em 2016. Após a cassação do órgão regional, o profissional, cujo nome ainda não pode ser divulgado, segundo o CRMV, entrou com recurso no conselho federal para tentar reverter a decisão, transferindo o processo para âmbito federal. O CFMV acabou negando a apelação. O resultado foi publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira, dia 17. Lorenzoni afima que a decisão confirma a cassação do veterinário, que será o primeiro a perder o registro por envolvimento nas fraudes do leite.

"Estamos aguardando o CFMV nos enviar todo o processo para que possamos publicar oficialmente a cassação, com o nome do médico e a pena recebida. Mas já posso afirmar que tem veterinário cassado pela fraude do leite", destaca o presidente do órgão. Lorenzoni informa ainda que novas cassações podem ocorrer. Mais quatro processos tramitam no CRMV para investigar médicos veterinários acusados de envolvimento nas irregularidades. A Operação Leite Compen$ado somou, até agora, 12 etapas. A mais recente foi deflagrada na semana passada, atingindo mais adulteração, desta vez, nos laticínios Rancho Belo, em Travesseiro; Modena, em Nova Araçá; e C&P (Princesul), em Casca.

No mais recente escândalo envolvendo a fiscalização e o processamento de carne, o presidente do CRMV lembra que não há envolvimento de profissionais com registro e atuação no Rio Grande do Sul. Não há também plantas industriais locais apontadas pela Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. Ele observa que fraudes em lácteos e carnes são pontuais e não representam a qualidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF), realizado pelo Ministério da Agricultura. Porém, Lorenzoni considera que irregularidades devem ser tratadas com rigor, e os "adulteradores", julgados como "criminosos".

"O SIF deve ser mantido e fortalecido, e não terceirizado. Não há fragilidade no sistema. Temos de identificar e punir quem fraudou. Nós não toleramos que se questione a idoneidade da categoria, dos fiscais e do sistema. O que temos são criminosos travestidos de médicos veterinários, e que devem ser tratados como criminosos", declara. O presidente do CRMV defende ainda o endurecimento das penas nos casos de adulteração. "Quem frauda o alimento está atentando contra a vida das pessoas. Hoje, as penas são muito brandas. Quem frauda detergente tem punição mais severa do que quem adultera o leite. Precisamos de uma revisão na legislação", propõe.

Para fortalecer a fiscalização, ele defende a obrigatoriedade de um médico veterinário como responsável técnico de cada empresa produtora de alimentos de origem animal. A medida já é prevista em lei, porém algumas empresas recorrem à Justiça e são liberadas da obrigação. Lorenzoni explica que a existência do responsável técnico reforça a fiscalização do órgão, "garantindo maior qualidade nos produtos". Hoje, a fiscalização é realizada apenas por um fiscal do setor público. "A atuação em conjunto dos dois profissionais traria mais segurança aos alimentos."

As informações são do Jornal do Comércio.

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"



0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures