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Companhias de fórmulas infantis da China enfrentam forte competição

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/01/2017

3 MIN DE LEITURA

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Com mais de 100 processadoras de fórmulas infantis estabelecidas e milhares de linhas de produtos lançadas nos últimos 30 anos, o excesso de empresas no segmento parece ter afetado bastante os negócios chineses. No último ano, as receitas de vendas dos cinco maiores produtores chineses registraram menos de 30% de todo o mercado, muito abaixo da taxa de 80%-90% em muitos países desenvolvidos, de acordo com uma análise da indústria.

 
fórmulas infantis - China

Isso está ocorrendo em um momento em que as marcas importadas estão em alta demanda entre os consumidores e os pais que estão aproveitando o relaxamento da política de apenas um filho da China. O mercado global de fórmulas infantis foi calculado em US $ 10 bilhões no ano passado pela Euromonitor, liderado por marcas como a Nestlé e Mead Johnson.

No entanto, os fabricantes domésticos de leite em pó dominavam o mercado chinês antes do escândalo da melamina em 2008, quando a maior fabricante na época, Sanlu, foi acusada de adicionar um produto químico industrial em suas fórmulas após a morte de seis bebês e da intoxicação de 300.000 crianças.

A queda na confiança do consumidor que se seguiu trouxe oportunidades para marcas estrangeiras. Até o final de 2013, a participação de mercado das marcas domésticas tinha caído para 46%, de acordo com a empresa de auditoria KPMG, especialmente com os principais players enfrentando a queda das vendas de fórmula infantil de média qualidade. Três anos mais tarde, essas corporações têm atingido as manchetes de negócios depois de resultados decepcionantes sustentados.

A Biostime, uma produtora de produtos para bebês em Guangzhou que em dezembro completou sua aquisição da fabricante australiana de vitaminas, Swisse, viu suas vendas caírem 3,3% em relação aos três primeiros trimestres de 2016, principalmente devido à queda das vendas de produtos de qualidade média, de acordo com a empresa.

A Beingmate, uma das maiores produtoras de leite em pó para bebês da China, sofreu dois anos consecutivos de quedas na receita. No ano passado, informou uma queda de 10% nas vendas após uma redução de renda líquida de 90% em 2014. Enquanto isso, o prazo para as marcas de fórmulas estrangeiras obterem aprovação oficial antes de vender através do comércio eletrônico entre fronteiras (CBEC) foi estendido para 2018.

O CBEC, uma das formas mais populares para as empresas estrangeiras exportarem produtos não registrados para a China rapidamente e com uma taxa de imposto baixa, foi responsável por US$ 86 bilhões em vendas globais de mercadorias em 2015, de acordo com a EMarketer, de US$ 57 bilhões no ano anterior ano. Até 2020, metade dos compradores digitais da China - ou mais de um quarto de sua população - comprará produtos estrangeiros on-line, estima o analista, com vendas totais de US$ 157,7 bilhões.

Embora o prazo de regulamentação do CBEC já tenha sido estabelecido no ano passado, a decisão de adiá-lo por mais um ano tem pressionado mais os fabricantes locais, que veem esse canal de importação fácil como uma ameaça.

A intensa competição dentro da indústria chinesa de leite em pó levou a uma corrida nivelando para baixo, com "muitos" fabricantes sendo forçados a usar "materiais de baixa qualidade ou adicionar ingredientes ilegais para reduzir custos, frequentemente causando problemas de segurança na indústria", de acordo com o Research & Mercados.

Para resolver as preocupações referentes à qualidade das fórmulas domésticas, o governo vem reforçando os regulamentos que regem os fabricantes de leite em pó infantil. No último ano, por exemplo, regulamentou oficialmente o processo de registro de produtos, enquanto uma notificação imposta neste mês limita cada fabricante de leite em pó a três categorias de fórmula infantil, com um máximo de três linhas por categoria.

Isso significa que as empresas com mais de nove produtos têm apenas um curto prazo para limpar seus estoques, embora detalhes precisos da política ainda precisem ser confirmados. O projeto de notificação do ano passado deu início a uma desagregação da indústria e a uma pressão descendente forçada sobre os preços.

Embora os oficiais tenham removido a barreira à entrada da indústria, a Research & Markets previu que será virtualmente impossível para a indústria doméstica resolver completamente seus problemas de qualidade.

Leia também:

Interesses chineses no Brasil

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 

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