A companhia disse que o uso de queijos está crescendo na Índia. O mercado de fast food é um importante direcionador da indústria de queijos da Índia e está atualmente valendo mais de 80-100 bilhões de rúpias (US$ 1,17 a US$ 1,47 bilhão) - crescendo 30-35% anualmente, de acordo com o Grupo de Consultoria e Pesquisa em Análise de Mercado Internacional (IMARC). Anteriormente um ingrediente usado na cozinha continental europeia, o queijo agora está sendo incorporado na culinária indiana junto com paneer on dosas, parathas e uttapams.
O queijo é agora o segmento de mais rápido crescimento no mercado doméstico de lácteos e na indústria de produtos lácteos da Índia. O crescimento econômico, a mudança nos sabores e preferências e a urbanização resultaram em uma mudança na forma de consumo do alimento tradicional em direção a produtos processados, disse a Prabhat Dairy.
Para aproveitar a tendência, a companhia começou a produção comercial de queijos no segundo trimestre de 2015. A planta de processamento de Shrirampur é a terceira maior planta da Índia, capaz de processar 20 toneladas de queijos diariamente. A planta está atualmente aumentando a produção para fornecer a instituições e hotéis, restaurantes e outras empresas de alimentos regularmente.
A Prabhat Dairy estabeleceu uma rede de distribuição para seu negócio institucional de queijos em Maharashtra, Gujarat, partes de Punjab, Haryana, Delhi, Rajasthan e está entrando em Bangalore e Hyderabad. Olhando além das fronteiras da Índia, a companhia já começou a exportar seus produtos para a Yum Brand no Oriente Médio. A Prabhat Dairy disse que seu negócio de queijos deverá testemunhar um crescimento significativo de volume.
Os produtos da Prabhat Dairy são vendidos sob suas marcas varejistas aos consumidores, bem como ingredientes ou produtos co-manufaturados para companhias institucionais e multinacionais. Além da Shrirampur, a companhia também tem uma planta de processamento em Navi Mumbai.
As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.