ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Carrefour acelera expansão de lojas de orgânicos na França

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/07/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
O grupo francês Carrefour está acelerando a abertura de supermercados com produtos exclusivamente orgânicos. A nova rede Carrefour Bio (como são chamados os orgânicos em francês), inaugura hoje sua décima unidade. Até o fim do ano, estão previstas 13 lojas, sendo que uma delas será a primeira no interior do país.

carrefour bio orgânicos

Por enquanto, o Carrefour Bio "é um teste" limitado a Paris e seus arredores, disse Georges Plassat, CEO do grupo. Mas o avanço em 2016 é significativo: a primeira loja foi aberta em 2013 e até o ano passado havia apenas quatro unidades. Em um ano, o número terá triplicado.

Os preços mais elevados desses artigos, pelo menos 20% mais caros dos que os comuns (alguns podem custar bem mais) provavelmente influenciaram na escolha da capital francesa e de dois subúrbios nas proximidades, com alto poder aquisitivo, para a abertura da bandeira.

Podem ser encontrados nas novas lojas até mais de 3 mil produtos orgânicos, sendo quase a metade da marca própria Carrefour Bio, já vendida há anos nos hipermercados e supermercados comuns do grupo na França. O Carrefour também vem ampliando a oferta dessa gama, que vai de alimentos a cosméticos e têxteis. Anualmente, há cerca de 50 lançamentos.

Nesta semana, a varejista comprou o site francês Greenweez, de vendas online de produtos orgânicos e ecológicos, com mais de 35 mil artigos e faturamento de quase € 20 milhões. "O mercado de orgânicos está crescendo muito na França e nossas vendas nesse setor também", disse Plassat, acrescentando que o grupo é líder no país nessa área. Em 2015, o Carrefour vendeu 125 milhões de produtos de sua marca própria Carrefour Bio, com progressão de 11%.

O mercado de orgânicos movimentou € 5,5 bilhões na França em 2015, com crescimento de 10% na comparação com o ano anterior, informa a Agência Francesa para o Desenvolvimento e Promoção da Agricultura Orgânica. Mais da metade da receita das vendas, segundo o órgão, é de artigos frescos, como frutas, legumes, ovos e carnes. Em um relatório divulgado neste ano, a agência, ligada ao governo, informa ainda que 65% dos franceses consumiram regularmente produtos orgânicos em 2015. No início dos anos 2000, a taxa era de 37%.

De acordo com Plassat, outras lojas Carrefour Bio poderão ser abertas "onde for útil". Mas ele disse que não há planos atualmente de criar unidades desse tipo no Brasil. Isso não impede, de acordo com o CEO, que o grupo aumente a oferta desses produtos no mercado brasileiro. Charles Desmartis, presidente do Carrefour no Brasil, afirmou que as vendas de orgânicos vêm crescendo no país, sem revelar números. "Estamos ampliando o sortimento de alimentos perecíveis nas lojas", disse Desmartis.

As novas unidades Carrefour Bio têm vários concorrentes na França. Um deles é Naturalia, que pertence ao grupo Casino desde 2008, com mais de 130 lojas. Grandes varejistas francesas, como Leclerc e Auchan, também atuam nesse segmento. Há ainda supermercados especializados, como o Bio c'Bon, com unidades em várias cidades, ou ainda Biocoop e La Vie Claire.

Leia também:

Acessibilidade dos orgânicos, independente da classe social, é meta da Fazenda Vale das Palmeiras

Orgânicos: na contramão da crise, setor busca constância e competitividade

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures