ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Captação do leite brasileiro vem consolidando recuperação

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 14/09/2017

2 MIN DE LEITURA

4
0
Nesta quinta-feira (14/09), o IBGE divulgou os dados do segundo trimestre de 2017 sobre a captação brasileira de leite. No período, o volume captado foi de 5,6 bilhões de litros de leite, queda de 3,4% em relação ao trimestre anterior. Entretanto, o acumulado do primeiro semestre de 2017 foi de recuperação em relação ao ano passado. Com um volume de 11,5 bilhões de litros, a captação foi 4,3% superior ao primeiro semestre de 2016. 

*Fevereiro de 2016 teve 29 dias. Portanto, para o cálculo comparativo, considerou-se que o 1º semestre de 2016 teve um dia a mais do que o 1º semestre de 2017.

Gráfico 1: Evolução da captação entre o 1º semestre de 2017 e 2016. Fonte: IBGE. Elaboração: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil

Essa recuperação da produção (que vem ocorrendo desde o o segundo semestre de 2016) se deve principalmente às quedas nos preços dos grãos, aliadas aos preços pagos ao produtor que se fortaleceram com a queda ocorrida na produção entre 2015 e primeiro semestre de 2016.

Dessa forma, é possível ver que o RMCR (Receita Menos Custos de Ração), que impacta diretamente na rentabilidade final do produtor de leite, vinha mostrando elevações desde o início de 2017 e se tornou um forte impulsionador desse aumento de produção.

Gráfico 2: Evolução do RMCR mensal nos últimos anos. Fonte: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil

Na comparação trimestral, fica ainda mais evidente a recuperação que 2017 vem apresentando. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, a elevação foi de 8% (a maior desde o 2º semestre de 2014), que por sua vez, havia sido -7,5% inferior ao 2º trimestre de 2015.

Gráfico 3: Variação de captação brasileira em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Fonte: IBGE. Elaboração: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil

Nessa recuperação de produção, os estados de Goiás e São Paulo merecem destaque. Em relação ao mesmo trimestre de 2016, a captação elevou em 21,6% e 18% respectivamente. Dos principais produtores do Brasil, apenas Minas Gerais registrou variação negativa no período, porém, de apenas 1,7%.

Gráfico 4: Variação da captação estadual em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Fonte: IBGE. Elaboração: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil

Para os próximos meses, deve-se esperar uma desaceleração nos níveis de produção, resultado principalmente da queda de preços do leite ao produtor.

A cadeia enfrenta dificuldades com a demanda final, o que vem causando pressões de baixa nos preços. Além disso, o valor da arroba do boi se encontra em elevação, e deve permanecer estável pelo menos nos próximos meses. Assim, se o preço ao produtor de leite continuar em retração, a relação de troca ficaria ainda mais desfavorável, (em agosto já foi a maior dos últimos cinco meses) - fato que poderia iniciar o descarte de vacas. Por isso, ao que o mercado indica, esse aumento de produção pode passar por uma desaceleração, pelo menos até o final do ano.

Gráfico 5: Relação de troca, litros de leite por arroba. Fonte: IBGE. Elaboração: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LAURO DE PAULA E SILVA

PAULO FRONTIN - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/09/2017

comparar o leite só a o custo da ração é injusto por que os outros insumos subirão o óleo dísel subiu os minerais subiu e os medicamentos e os químicos também aumentarão de valor assim o produtor vê a sua renda encolher a cada mês e as empresas cada vês mais ricas com  o leite importado URUGUAI. sera que ta certo isso?
RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2017

Amigo Marcos, vemos no setor produtivo como um todo esse ano de 2017 ações coordenadas predatórias agindo com o aval do Governo, leia Henrique Meirelles! Esse sujeito é o pai do arrocho que a soja, o milho, a carne, o leite e tantos outros produtos estão passando esse ano! Fora a absurda e irresponsável restrição de crédito que ele implementou!

Estamos pagando a conta, novamente! Esse sujeito falou a meses atrás que os juros continuariam altos por um tempo para repor as percas do setor financeiro com as políticas econômicas equivocadas do governo anterior!! Ou seja, temos que vender o que produzimos muitas vezes abaixo do custo para rentabilizar papel de banqueiro!!

Infelizmente esse foi e será o norte por pelo menos mais um ano!

Quem sobreviver a esse desmonte, sairá fortalecido e voltará a ganhar dinheiro com o agronegócio, mas muitos tombarão pelo caminho!

Já vimos esse filme antes !!

Nojo e Vergonha de ser Brasileiro!!!
MARCOS RODRIGUES BRAGANÇA

GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2017

Muito se fala em consumo e produção, pouco se fala em importação e reidratação de leite em pó importado. Em um ano de baixo consumo, quem se beneficia destas ações?
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/09/2017

Esta recuperação é relativa. Pois 2016 caiu muito em relação a 2015 e 2015 também caiu em relação a 2014. Então é uma recuperação sobre uma base menor por isso digo que é relativa. E para o segundo semestre já vemos outro cenário , já está com uma desaceleração do crescimento e uma leve recuperação dos preços dos grãos e também uma recuperação no preço da arroba em Minas Gerais já vemos muitas vacas de leite nos frigoríficos.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures