ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Cade homologa proposta da Nestlé que poderá encerrar análise de fusão com Garoto

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/10/2016

1 MIN DE LEITURA

0
0
fusão garoto nestle - Cade O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) homologou nesta terça-feira, 18, proposta feita pela Nestlé que estabelece diretrizes a serem cumpridas pela empresa para dar fim ao processo que analisou a compra da brasileira Garoto. A fusão das empresas ocorreu em 2002. Dois anos depois, foi vetada pelo conselho, decisão que está suspensa pela Justiça desde 2005.

A proposta já tinha sido aceita pelo relator do caso, Alexandre Cordeiro, mas ainda precisava passar pelo plenário do Cade. Com a homologação, ficam definidas as diretrizes e prazos que deverão ser cumpridos pela empresa para dar fim ao processo e à longa disputa judicial em torno da operação.

O conselho entendeu que as soluções apresentadas pela Nestlé endereçam todas as questões concorrenciais decorrentes da fusão. Os detalhes foram mantidos em sigilo. Em acordos em caso de fusão, o Cade costuma determinar a venda de ativos como unidades de produção e marcas, entre outras medidas.

"O mercado de chocolate foi se desconcentrando nos últimos anos, tendo uma configuração bem diferente daquela do início dos anos 2000", afirmou a conselheira Cristiane Alkmin.

O caso Nestlé/Garoto é um dos mais emblemáticos da história do Cade e a judicialização que se seguiu foi um dos argumentos para a mudança da lei de concorrência brasileira. Naquela época, fusões e aquisições eram analisadas depois de o negócio já ter sido fechado. Isso muitas vezes acontecia anos depois da operação, quando as duas empresas já estavam funcionando conjuntamente.

Em 2012, com a nova lei da concorrência, os negócios passaram a ser analisados pelo conselho previamente. As empresas só podem fundir plantas de produção e administrações após o aval do conselho.

As informações são da Isto é Dinheiro e do jornal O Estado de São Paulo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures