Autor

Mensagem

Fernando J. F. da Silva

sangue na urina


Enviado em 14/06/2005

Boa tarde, gostaria de saber possível diagnóstico de uma vaca na propriedade onde atuo, devido ao fato de a mesma estar liberando sangue juntamente com a urina.
A possibilidade de samambaia nas pastagens não existe.
Gostaria de opiniões a respeito.
Obs: Na lactação anterior já havia ocorrido o mesmo problema
Sem mais para o momento...
Um abraço a todos!
Fernando J. F. da Silva
Zootecnista
 

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 14/06/2005

Fernando, a quanto tempo esta parida? Na outra lactação, eliminou sangue vivo ou urina cor de "Coca-cola"? Apresenta febre? Como foi tratada no outro evento? A samambaia realmente tem que ser descartada? O animal é crioulo da propriedade? Qual a região da propriedade e da propriedade de origem da vaca ( caso não seja crioula)? E sua idade? Desculpe o questionário, mas melhora a possibilidade de ajudar. Um abraço, Névio.
Névio Primon de Siqueira
Médico Veterinário 

Fernando J. F. da Silva

Enviado em 15/06/2005

Bom dia Névio
Vou verificar as informações junto ao produtor ainda essa semana, logo que as tiver em mãos eu lhe passo
Obrigado!
Fernando
 

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 15/06/2005

Fernando, só precisa ver se a vaca aguenta esperar. Não querendo fazer terrorismo, mas as vezes a hematúria é violenta e vai minando o animal, até... Caso esteja ainda com hematúria, tente fazer pelo menos um anti-hemorrágico até que se descubra mais alguma coisa. Eu usava muito o Transamim em casos de hematúria com resultados muito bons, mas tem algum tempo que não me deparo com um caso desses e não sei se o Transamim ainda esta disponível, pois teve uma época que ele andou sumido e depois voltou ao mercado. Caso não encontre, use algum outro que encontrar. Aguardo suas notícias. Abraço, Névio.
Névio Primon de Siqueira
Médico Veterinário 

Fernando J. F. da Silva

Enviado em 20/06/2005

Boa tarde Névio
Respondendo sobre as questões solicitadas anteriormente, a vaca tem hoje, por volta de 25 dias de parida, sendo que na outra lactação eliminou sangue cor de "coca-cola" a mesma não apresenta febre, sendo que na lactação anterior não foi tratada com medicamento algum.
A vaca é crioula da propriedade, sendo que a mesma está localizada no município de Tupã-SP, no centro oeste paulista.
Amesma tem por volta de 7 anos de idade.
Com relação ao descarte da possibilidade da samambaia, prefiro exclui-la devido ao fato de ter obtido informações com outros colegas sendo que os mesmos dizem quase não existir samambaia nessa região.
Sem mais...
Um abraço!
Mais uma vez obrigado!
Fernando
 

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 21/06/2005

Caro Fernando, pelos sintomas e forma de apresentação dos mesmos, realmente sugere a hematúria enzoótica bovina ( desculpe a insisntencia ). Já presenciei muitos casos de vacas com HEB em propriedades que já não tinham mais samambaia nas pastagens, mas os animais quando jovens ainda tinham acesso a tal planta e o problema ia aparecer muito mais tarde. Lembrando que estou à distancia e o objetivo aqui não é de fechar um diagnóstico, e muito menos curar animais via e-mail, o que seria muito chutado de minha parte. O melhor seria voce trocar idéias com algum veterinário local para investigar com mais cuidado e poder fechar um diagnóstico. Ratifico porém a necessidade de se utilizar um anti-hemorrágico para que o animal aguente esperar a visita de um colega para examiná-la e de um tratamento adequado. Um abraço, Névio.
Névio Primon de Siqueira
Médico Veterinário 

antonio ribeiro silva

Enviado em 16/05/2013

estou com um touro que esteve em uma propriedade onde havis sambambaia ha seis meses atraz, hoje começou a urinar sangue, um sangue meio escuro mas, nãochega a ser cor de coca cola, serar que é efeitoda sambanbaia ?   oque fazer ?

antonio ribeiro silva

Enviado em 16/05/2013

pequenocriadorrural

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 16/05/2013

CAro Antonio, não sei quanto tempo o animal ficou em contato com a samambaia, mas em geral esse problema demanda de tempo para acontecer. O problema em geral ocorre, quando o animal fica por um periodo de tempo relativamente longo ingerindo samambaia. Tome cuidado pois existem outros problemas que também causam hematúria e tem caracteristicas mais agudas como babesiose ( piroplasmose ) por exemplo. Portanto é bom voce ter a opinião de um veterinário local para que o diagnóstico seja feito e o tratamento adequado seja providenciado.

Abraço,
névio

diego andrade

Enviado em 07/10/2013

Doutor estou com um touro urinando sangue faz 1 mes fiz anti inflamatório fiz monovin k fiz mercepton resumindo mediquei durante esse tempo todo...com o boi fechado e tratando no cilo e com agua limpa. O boi melhorou soltei ele foi pro vizinho fico dois dia correndo as vaca voltou urinar novamente o q pode ser lembrando q ja é erado boi de rodeio e que ficou 6 meses no meio de 100 vacas obrigado

luciana maria marques silva

Enviado em 21/10/2013

Tenho uma vaca que está urinando sangue já algum tempo, ja aplique terramicina,monovin k e mercepton,e sengundo os veterinários que eu perguntei não tem mais o que fazer, gostaria de uma opinião

MATHEUS FERREIRA

Enviado em 03/01/2014

Ninguém citou acima mas uma patologia com sintomatologia de urina com sangue "coca-cola" é a Leptospiprose.

MATHEUS FERREIRA

Enviado em 05/01/2014

Tive um animal com sangue na urina. Tratei para leptospirose e não resolveu, quando fiz medicamento (Diaceturato de diminazene) o animal amanheceu urinando normalmente e no segundo dia após o tratamento começou retomar a produção de leite normal. Meu diagnóstico foi babesiose.

julico

Enviado em 31/03/2014

eu curo so com benzimento!!! muito bom

GERALDO SILVIO NOGUEIRA

Enviado em 12/07/2015

Prezado Dr. Névio,
Em minha propriedade,  está ocorrendo um nº elevado de rezes urinando sangue.
Na fazenda existe a samambaia.

Desde que a propriedade foi adquirida por meus pais em 1945, já existia ali a samabaia, o capim gordura, capim ribeirão e outrostipos.

A "braquiara" foi introduzida há uns 10 anos, e ai começou aparecer vacas urinando sangue.   Antes o gado pastava a samambaia com o capim gordura e outros tipos de leguminosa e nunca havia ocorrido sangue na urina.

Somente após ter colocado a braquiara é que apareceu  urina no sangue. E atualmente está aparecendo bois e garrotes com sangue na urina. Todo mês aparece um garrote ou boi urinando sangue.

Sempre faço o tratamento com antibiótico "estreptomicina"  que combate a leptospirose e o antiemorrágico e os animais continuam urinando sangue. Como não consigo obter êxitono tratamento, tenho que descartar o animal no corte.

O que devo faqzer? Quais os tipos de exame devo mandar  fazer no rebanho?

Um vizinho que indicou um "preparado" que abaixo transcrevo, afirmando que evita o aparecimento de sangue na urina.

Segue abaixo a receita:
50 kilos de sal
1 kilo de organiomix
30 Kilos de farelo de trigo,
1/2 Kilo de terramicina "terra plus'" em pó
3 Kilos de bicarbonato de sódio
1Kilo de calcário causidio.

Depois de tudo misturado,  colocar no cocho aos poucos para os animais.

Isto pode surtir algum efeito?
Desde já antecipo meus agradecimentos.
L. Cordeiro dos Santos



  

Rafael Souza

Enviado em 22/02/2016

Olá, tudo bem?

Como você já sabe, a criação de bezerras é um dos passos mais importantes para obter um rebanho produtivo no futuro, por isso, o EducaPoint traz em sua grade um curso que irá lhe ajudar com o manejo destes animais.

O curso é sobre Criação Eficiente de Bezerras e Novilhas" com a prof. Carla Maris Bittar(Esalq/USP), inicia hoje (22/02) e abordará as principais técnicas de manejo para uma criação de bezerras eficiente, com baixa mortalidade e alto desempenho dos animais.

Saiba mais e se inscreva, em: http://www.educapoint.com.br/curso/bezerras-novilhas/

Ou se preferir, escreva para cursos@agripoint.com.br ou telefone para (19)3432-2199;

Obrigado;
Equipe EducaPoint;

Valdilene l.Soares

Enviado em 02/11/2016

Minha cabra tem 4 meses e observei a urina dela vermelha parece sangue o que pode ser isso por favor me de uma solução? ???

geraldo magalhaes

Enviado em 09/01/2017

BOA TARDE DR.TENHO UMA VACA SEGUNDA CRIA JA DESMAMADO.ELA ESTA URINANDO SANGUE JA SEI QUE FOI CAUSADO POR SAMAMBAIA.ENTAO O QUE DEVO FAZER COM ELA DR.COLOCAR EMPRENHAR NOVAMENTE.ELA ESTA GORDA BONITA MAS URINANDO SANGUE GROSSO.

Ueno

Enviado em 02/02/2017

Quando não há samambaia, porém foi observado que a pastagem está com alta infestação de cigarrinhas, visto que a mesma se encontra em área rodeada de canaviais de usina, é de conhecimento alguma relação entre a hematuria e ingestão das plantas atacadas pela cigarrinha? Por exemplo, a ingestão da planta ou da própria cigarrinha poderia estar causando uma situação dessas?

Ueno

Enviado em 02/02/2017

Quando não há samambaia, porém foi observado que a pastagem está com alta infestação de cigarrinhas, visto que a mesma se encontra em área rodeada de canaviais de usina, é de conhecimento alguma relação entre a hematuria e ingestão das plantas atacadas pela cigarrinha? Por exemplo, a ingestão da planta ou da própria cigarrinha poderia estar causando uma situação dessas?

Névio Primon de Siqueira

Enviado em 04/02/2017

A hematúria pode ter várias causas diferentes. Uma das mais frequentes era a ingestão de samambaia, o que esta diminuindo devido aos tratos culturais nas pastagens. Pode ocorrer também por exemplo, por leptospirose, babesiose ( tristeza ou doença do carrapato), intoxicações por cumarinicos ( usados em venenos de rato) e alguns capins também podem causar a presença de sangue na urina, como por exemplo a tanner grass ou braquiaria do brejo. Ha de se fazer uma análise em todas as possibilidades para se fechar um diagnóstico.  Abraço.

MATHEUS FERREIRA

Enviado em 06/02/2017

Ueno, em algumas áreas vizinhas a cana tem ocorrido uma grande infestação de moscas do estábulo(não sei se é seu caso). Esse inseto pode ser relacionado com a transmissão da babesiose, que causa hematúria. Por isso como o colega acima disse, o mais importante é que essa avaliação seja feita por um veterinário no local.

EducaPoint

Enviado em 10/02/2017

O EducaPoint será relançado!

A partir do dia 15 de fevereiro passa a funcionar em um sistema de assinatura online, em que os usuários terão acesso a diversos cursos voltados ao Agronegócio, apresentados por grandes nomes do setor!

Participe do lançamento gratuitamente e assista a todos os cursos, inclusive com demonstrações práticas a campo, no dia 15. Cadastre-se nesse link: https://www.milkpoint.com.br/lancamento-novoeducapoint-lp/ e aguarde as orientações.

Mais informações:
contato@educapoint.com.br
(19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento.educapoint

Marcia

Enviado em 10/02/2017

Dr. Tenho uma vaca que está com falta de apetite,tenta fazer xixi e não consegue,sem falar que está transmitindo pra outras vacas e bezerros,o que poderá ser  ?

EducaPoint

Enviado em 21/02/2017

Olá, tudo bem?

Já pensou em reciclar e obter novos conhecimentos diariamente e com um investimento super acessível?
Essa possibilidade já está ao seu alcance, conheça a maior plataforma de assinatura de estudo online voltado ao agronegócio e esteja a frente do mercado!
São dezenas de cursos para você assistir onde quiser e quantas vezes desejar =)

Acesse gratuitamente pelo período de 10 dias, acessando: http://bit.ly/2lE3hrJ

Qualquer dúvida, conte conosco!
Amigos do EducaPoint,
contato@educapoint.com.br
(19) 3432-2199
WhatsApp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento.educapoint

Irenilce Fernandes

Enviado em 27/02/2017

Boa noite , estamos com uma vaca leiteira que esta sem comer , não rumina , fezes endurecidas , lingua palida e agora começou a urinar com sangue , alguem pode nos ajudar

Marcelle

Enviado em 13/03/2017

Olá Bom dia,estou com uma bezerra na minha propriedade que está urinando sangue e está com um berrado meio rouco,porém ela está se alimentando bem e não está perdendo peso,achamos que era a tristeza parasitária,mas parece que não é,gostaria que me ajudasse,obrigada!

carlos roberto ribeiro silva

Enviado em 17/03/2017

Prezados Senhores,
           Uma de minhas vacas deu um  sangramento mas depois parou, acontece que ela esta mojando e a mais ou menos um mês pra poder parir.
           O que pode ser?
            Devo preocupar?
           O que fazer?

carlos roberto

carlos roberto ribeiro silva

Enviado em 17/03/2017

Prezados Senhores,
                Uma de mainhas vacas deu um sangramento mas depois parou, acontece que ela esta mojando e a mais ou menos um mês pra poder parir.

                O que pode ser?
                Devo preocupar?
                O que fazer?

carlos roberto

Luiz Alberto de A. Albuquerque

Enviado em 27/04/2017

Prezados Senhores,
          Tenho em meu rebanho uma ovelha que pariu a uma semana e agora está urinando sangue, apliquei uma dose de borgal e no dia seguinte além de não ter melhorado, ainda ficou sem apetite, triste e com sintomas de cegueira. Apliquei penicilina e dei uma dose de ferro. O que posso fazer para reverter esse quadro?

EducaPoint

Enviado em 22/09/2017

O período de transição [http://bit.ly/2jPgbDr] é considerado a fase mais crítica para as vacas leiteiras. Os acontecimentos durante os 30 dias que antecedem o parto, e os 30 dias após, determinam grande parte dos resultados produtivos da vaca em lactação

Por isso, saber agir corretamente durante este período é imprescindível!

Participe do Programa Especial em Vacas em Transição do EducaPoint e aprenda com os melhores especialistas no tema tudo o que você precisa saber para tirar de letra essa fase!

Acesse: http://bit.ly/2jPgbDr e saiba mais!

Responder ao tópico:

10.000 caracteres restantes

Enviar mensagem

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade