ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Rastreabilidade: Segurança para nossa alimentação

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 15/02/2011

4 MIN DE LEITURA

0
0
Uma xícara de café com leite pela manhã, um hambúrguer no almoço, uma asa de frango no jantar... De onde vêm esses alimentos? Como podemos saber sua procedência? Que segurança temos ao adquirir produtos nas gôndolas dos supermercados, restaurantes, feiras? Como podemos escolher os nutrientes para a nossa alimentação?

Quando se fala em segurança alimentar a maioria das pessoas pensa em prazo de validade, condições de conservação dos alimentos, contaminação durante a manipulação, valor nutricional etc. Contudo segurança alimentar é muito mais do que isso, inclui desde a escolha e produção das matérias-primas, criação dos animais, até a sua chegada na mesa do consumidor.

Há um número muito grande de pessoas, de diversas atividades, envolvidas na produção dos alimentos. Com o intuito de controlar esse grande número de variáveis foram criados uma série de sistemas para acompanhar os produtos ou bens de consumo desde o inicio até o final da cadeia produtiva; a chamada rastreabilidade. Em termos práticos o termo rastreabilidade se refere à origem e destino bem como aos processos a que os bens de consumo foram submetidos entre um e outro. O conceito de rastreabilidade aplicado aos alimentos pressupõe a capacidade de registrar dados sobre os recursos e processos empregados ao longo de sua cadeia de valor. A responsabilidade por registrar e manter esses dados é compartilhada por todos os membros envolvidos, desde a compra das matérias-primas até o consumidor final.

A Alltech é uma empresa que desenvolve soluções naturais para problemas cotidianos com os quais produtores de diversas espécies animais se deparam continuamente. A companhia trabalha com uma ampla gama de produtos que variam desde minerais mais biodisponíveis à adsorventes de micotoxinas, problema que acomete as mais variadas culturas vegetais. Ao fornecer tecnologias para a alimentação animal, a empresa assume a responsabilidade de fabricar todos seus produtos sob um rigoroso sistema de qualidade que permite entre outras vantagens, a rastreabilidade.

Além das certificações internacionais de qualidade a empresa desenvolveu um sistema próprio, o Sistema da Qualidade Alltech (AQS - Alltech Quality System). Este sistema assegura o mesmo padrão de qualidade e consistência dos produtos fabricados pela Alltech no mundo todo. Os clientes podem comprar o mesmo produto em qualquer país onde a Alltech atua que terão a garantia da constância de qualidade, pontualidade na entrega e atendimento padrão. O processo envolve oito etapas, desde a qualificação dos fornecedores das matérias-primas e recebimento destas até a entrega do produto aos clientes, garantindo a rastreabilidade em todas as etapas. Ou seja, a identificação de qualquer possível problema num produto por meio do número de lote.

Para garantir a Segurança Alimentar e a confiança do consumidor, o AQS engloba os princípios do sistema HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) que é reconhecido internacionalmente e usado por empresas do setor alimentício. O Alltech Quality System também incorpora conceitos do FAMI-QS que assegura altos padrões de gestão de qualidade e higiene na fabricação de produtos destinados a nutrição animal, FCI (Facility Certification Institute) certificação internacional para indústria de alimentação, Safe Feed, Safe food Certification Program e localmente, cada planta tem a certificação governamental local. A fábrica da Alltech em São Pedro do Ivaí é certificada em boas práticas de fabricação (BPF) pelos governos brasileiro e australiano, bem como pelo FEMAS (Feed Materials Assurance Sheme), que é um padrão internacional requerido na Europa. Além de um rígido processo de controles, rastreabilidade e certificações, o Sistema da Qualidade Alltech também prevê a melhora contínua de processos, controles e produtos com o objetivo de antecipar-se às necessidades dos clientes.

Os mercados consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à qualidade e segurança dos produtos que adquirem. Por isso, é um dever de todos os envolvidos no fornecimento dos bens de consumo primar pela qualidade e segurança do que produzem. A segurança de um alimento é reflexo de todos os processos pelo qual este passa, da escolha das matérias-primas até o momento em que o alimento é consumido, por isso a rastreabilidade é tão importante. "A rastreabilidade é parte essencial de um sistema da qualidade eficiente como o AQS", afirma Sílvia Bortolotto, Gerente de Qualidade da Alltech para América Latina. "Exercícios de rastreabilidade, da matéria prima ao produto acabado e consumidor final e do consumidor final e produto acabado à matéria prima, são feitos com regularidade nas plantas da Alltech", continua Sílvia.

Os sistemas de certificação de qualidade tem por objetivo garantir a execução de um rigoroso controle de cada etapa da cadeia produtiva e, assim, são peças fundamentais para atender as expectativas destes mercados. A Alltech, como membro integrante desta cadeia produtiva, através do AQS, zela pela qualidade e segurança de seus produtos. As diversas certificações obtidas pela empresa são prova do comprometimento com a qualidade de seus produtos, garantindo rastreabilidade e segurança destes desde a matéria prima até a chegada à mesa do consumidor final.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint