ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entrevista com Prof. Dr. Iveraldo Dutra sobre vacinas e as vacinações no controle das clostridioses (Parte 2)

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 22/07/2011

2 MIN DE LEITURA

0
0


Entrevista concedida pelo Prof. Dr. Iveraldo Dutra à Vallée S.A, enfocando o estágio atual do conhecimento técnico e científico sobre as vacinas e as vacinações no controle das clostridioses. A entrevista foi dividida em 5 partes.

O Prof. Dr. Iveraldo Dutra é Professor Titular da Disciplina de Enfermidades Infecciosas dos Animais, Faculdade de Medicina Veterinária de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista, Araçatuba, SP.

Embora o carbúnculo sintomático seja conhecido como "Mal de Ano", a vacinação de bovinos que ultrapassou esta idade é recomendada?

Iveraldo Dutra: Algumas práticas sanitárias decorrem de aceitação comum e de entendimentos consolidados pelo processo de observação ao longo da vivência própria ou coletiva. Nesse sentido, algumas "verdades" são construídas a partir de observações corretas, mas interpretações equivocadas. De fato, e sob o ponto de vista epidemiológico, a idade de maior probabilidade de ocorrência da forma clássica do carbúnculo sintomático é entre 6 e 30 meses. No entanto, surtos da doença ou mesmo casos esporádicos ocorrem em animais abaixo e acima desta idade. Ocorre que isto não é devidamente diagnosticado pela ausência da prática de se tentar elucidar corretamente as causas de mortalidade. Com efeito, atribui-se à "picada de cobra" todo animal encontrado morto, inchado e com extravasamento de líquido sanguinolento pelas cavidades naturais.

Independente dos questionamentos que surgem quanto às possíveis etiologias e explicações das possíveis causas de mortalidade de bovinos, e das questões operacionais na pecuária extensiva, quando se emprega a vacinação de outras categorias animais os benefícios são certos. Em observações a campo, é nítida a redução da mortalidade de animais quando se vacinam as suas mães contra o carbúnculo sintomático e se antecipa a primo-vacinação para o quarto mês de idade dos bezerros. Assim, mudanças nessa realidade somente são possíveis quando alguém se interessa em levar a informação aos produtores e sensibilizá-los.

Com relação ao botulismo, observa-se que a ocorrência é maior em animais acima de 2 anos. O que acontece com animais jovens? É necessária a vacinação nesta idade?

Iveraldo Dutra: Embora as categorias animais de maior risco do botulismo associado à osteofagia (deficiência de fósforo) sejam as das fêmeas prenhes, animais com idade inferior a dois anos também são acometidos. Nessa faixa etária os animais também desenvolvem a osteofagia, ao mesmo tempo em que são suscetíveis à intoxicações por água ou alimentos contaminados. Assim, a imunização de animais jovens contra o botulismo tem dois propósitos: reduzir as probabilidades de risco de mortes e elevar a resposta imune do rebanho na vida adulta.

As vacinas passam por alguma avaliação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) antes de serem comercializadas pela indústria?

Iveraldo Dutra: Desde meados da década de 1980, é realizado o controle oficial das partidas de vacinas comerciais contendo o Clostridium chauvoei. Em seguida, iniciaram-se os mesmos controles nos toxóides botulínicos C e D, com exigências mínimas a serem atendidas. Somente são aprovados os produtos que contenham no mínimo 5 Unidades Internacionais (UI)/ml para o tipo C e 2 UI para o tipo D. Mais recentemente o MAPA ampliou o controle de outras valências de bacterinas e toxóides. Esse processo regulatório representou um grande avanço para a pecuária nacional, com benefícios significativos de todos. Nesse contexto, somente são comercializadas no país vacinas aprovadas nos testes oficiais.



Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures