ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sarne De Vliegher discutirá sobre agentes causadores e formas da mastite durante curso inédito no Brasil

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 23/05/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0

O especialista mundial em saúde da glândula mamária, Sarne De Vliegher, ministrará um curso sobre Mastite e Qualidade do Leite, no dia que antecede o melhor evento da pecuária leiteira, o Interleite Brasil.

Entre os assuntos abordados, Sarne irá falar sobre os patógenos mais importantes causadores de mastite, incluindo Staphylococcus coagulase negativa, e as formas de apresentação da doença.

“Os agentes causadores de mastite mais comuns são Staphylococcus sp., Streptococcus sp. e coliformes. Estes agentes infecciosos podem ser agrupados, de acordo ao seu impacto na saúde do úbere, em patógenos maiores, como o Staphylococcus aureus, Escherichia coli, Streptococcus agalactie e Streptococcus uberis, distinguindo dos patógenos menores como Corynebacterium spp. e os Staphylococcus coagulase negativo”, informou Sarne, no Manual de Educação Continuada da edição de Maio da Revista Leite Integral.

“Os patógenos causadores de mastite também são diferenciados de acordo aos seus reservatórios e formas de transmissão dentro do rebanho leiteiro, podendo ser contagiosos, ambientais e patógenos oportunistas”.

Quanto às formas da doença, Sarne afirmou que a mastite pode apresentar-se de duas formas: subclínica e clínica. “Em qualquer uma das formas, a mastite em vacas leiteiras é uma doença que causa prejuízos, devido à queda na produção, descarte do leite, custos com tratamentos e análises laboratoriais, descarte precoce, além do alto consumo de antibióticos, inclusive alguns de importância crítica para a saúde humana”, afirmou o especialista.

Sarne é professor da Faculty of Veterinary Medicine, Ghent University, na Bélgica. Trata-se de uma das maiores autoridades mundiais em saúde da glândula mamária e controle de mastite em novilhas e vacas, e qualidade do leite. É membro do NMC, e, apenas no ano de 2015, publicou 10 trabalhos científicos nos periódicos mais conceituados do mundo. Esteve no Brasil, no I Simpósio Internacional Leite Integral, em 2011, onde apresentou uma palestra sobre mastite em novilhas, que foi uma das mais bem avaliadas apresentações do evento.

O curso Mastite e Qualidade do Leite será realizado no dia 02 de agosto de 2016, e faz parte dos eventos paralelos que acontecem antes e durante o Interleite Brasil 2016.

Aproveite para garantir sua participação. As vagas são limitadas!

O curso Mastite e Qualidade do Leite é uma realização da AgriPoint, e co-realização da CEVA.

Conheça o novo formato do Interleite Brasil, com sua programação de palestras totalmente composta por produtores que produzem leite no Brasil. Será um evento formado por “gente da gente”, contando seu dia a dia, sua evolução na atividade, como enfrentar gargalos, superar crises e, acima de tudo, obter rentabilidade na produção leiteira. Acesse: www.interleite.com.br
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint