ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Revista Leite Integral: Manejo nutricional de vacas leiteiras no período de transição

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 29/04/2015

2 MIN DE LEITURA

1
0
O período de transição, definido como o espaço de tempo entre as 3 semanas pré-parto e as 3 semanas pós-parto, é uma fase crítica e determinante para a saúde da vaca e seu retorno econômico durante toda a lactação. A capacidade da vaca em consumir energia suficiente nesse período é um dos mais importantes determinantes do sucesso ou fracasso da lactação seguinte. A adaptação da vaca ao balanço energético negativo, durante o início da lactação, proporciona saúde e produtividade, enquanto que uma baixa adaptação pode ter como consequência múltiplos problemas, incluindo os clínicos e a diminuição da produção leiteira. Neste estágio, severas alterações metabólicas, fisiológicas e anatômicas ocorrem na vaca parturiente, favorecendo a ocorrência de diversos distúrbios patológicos que podem, além de prejudicar a eficiência produtiva da futura lactação, reduzir o desempenho reprodutivo e aumentar a taxa de descarte.



Por várias décadas recomendou-se aumentar a inclusão de concentrado (grãos) às dietas de vacas leiteiras durante as últimas três semanas do período seco. Basicamente, a explicação por trás desta estratégia alimentar foi de adaptar os microrganismos do rúmen às dietas com mais grãos que, tipicamente, são fornecidas às vacas após o parto. Seguindo esta prática, também acreditava-se que, desta forma, vacas recém-paridas estariam menos propensas à acidose ruminal. Além disso, nas décadas seguintes, outras razões foram adicionadas na justificativa destas dietas “mais quentes” no pré-parto: incremento no consumo de matéria seca (MS), maior disponibilidade de propionato para dar suporte à gliconeogênese, diminuição na mobilização de gordura do tecido adiposo e aumento das papilas ruminais para incrementar a absorção de ácidos graxos voláteis do rúmen. Entretanto, muitos pesquisadores e nutricionistas estão deixando de indicar estas dietas com moderadas inclusões de concentrado no pré-parto, porque pesquisas e a experiência prática, nos últimos 10-15 anos, têm deixado de dar suporte a estas recomendações.

Saiba mais acessando a Revista Leite Integral Digital!

Caso ainda não seja assinante digital não perca mais tempo! Acesse: www.revistaleiteintegral.com.br e fique por dentro do melhor conteúdo técnico da pecuária leiteira nacional. Além da revista impressa, a Leite Integral tem também a versão digital, disponível para leitura em computadores, tablets e smartphones, onde e quando quiser.

A Revista Leite Integral é, desde 2006, a referência técnica da pecuária brasileira, dedicada aos profissionais e produtores progressistas, que buscam constante crescimento e qualificação. Com uma tiragem de mais de 18.000 exemplares, apresentamos aos nossos leitores, mensalmente, os assuntos mais atuais e relevantes do setor.

Leia, se informe. Não fique de fora!





1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIANA POMPEO DE CAMARGO GALLO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 25/05/2015

Para aqueles que quiserem aprofundar os conhecimentos em sanidade de vacas no período de transição e saúde uterina, na próxima semana começará o Curso Online "Sanidade e Monitoramento de Vacas em Período de Transição" com o prof. Ricardo Chebel da Universidade da Flórida.



Para conferir o conteúdo completo e se inscrever, acesse:

https://www.agripoint.com.br/curso/sanidade-vacas/



Ou entre em contato: (19) 3432-2199/ cursos@agripoint.com.br
MilkPoint AgriPoint