ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Revista Leite Integral: Fatores relacionados ao período de transição que influenciam o desempenho reprodutivo do rebanho

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 06/05/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um dos pilares responsáveis pelo sucesso de todo rebanho leiteiro é a saúde das vacas que o compõem. Infelizmente, em muitas fazendas, a incidência de doenças é alta, afetando cerca da metade das vacas nos primeiros 2 meses pós-parto. Vacas doentes apresentam inapetência e, consequentemente, perda de peso excessiva, em decorrência da mobilização de reservas corpóreas. Esse estado de balanço nutricional negativo prolongado afeta o retorno da atividade ovariana cíclica, o que prejudica a taxa de inseminação, assim como reduz a relação prenhez/IA. Doenças no periparto comprometem o estabelecimento e manutenção da gestação, mesmo quando o insulto à vaca tenha ocorrido semanas, até meses, antes da primeira IA pós-parto. É essencial estar atento ao manejo da saúde de vacas no período de transição, para melhorar o desempenho reprodutivo, com foco na prevenção de fatores de risco, diagnóstico pronto dos casos clínicos e implementação de terapias com eficácia de cura clínica, mas também que melhorem o desempenho reprodutivo e produtivo dos animais acometidos.

A melhoria na reprodução resulta em aceleração no ganho genético, reduz o intervalo entre gerações, aumenta a produção de leite por dia de intervalo entre partos, reduz o DEL, e permite flexibilidade na tomada de decisão, principalmente no que se refere à habilidade de descartar animais menos produtivos. Infelizmente, o bom desempenho reprodutivo não é algo trivial, e o estabelecimento e manutenção da gestação requerem que uma série de eventos ocorram de maneira coordenada, e que são influenciados por fatores genéticos, fisiológicos, e ambientais. Um dos fatores críticos para o bom desempenho reprodutivo é a saúde da vaca, principalmente no período que antecede a primeira inseminação pós-parto. Enfermidades metabólicas, infecções de origem bacteriana tanto no trato reprodutivo como na glândula mamária, além de outras patologias, e perda de condição corporal excessiva, estão associados com depressão na probabilidade de uma vaca se tornar gestante e manter a gestação a termo.



Infelizmente, doenças, de maneira geral, no início da lactação, são bastante prevalentes, e 40 a 50% das vacas leiteiras são diagnosticadas com uma ou mais patologias clínicas nos primeiros 60 dias da lactação. Além disso, uma fração adicional de vacas sem doença clínica apresenta alterações metabólicas, associadas com o início da lactação, que são consideradas “doenças” metabólicas subclínicas, como a elevação nas concentrações de β-hidroxibutirato (BHBA) no sangue, hipercetonemia ou cetose subclínica, e a redução na concentração de cálcio (Ca) sérico ou hipocalcemia, sem sintomatologia típica da vaca que apresenta “febre do leite”.

Saiba mais sobre os fatores relacionados ao período de transição que influenciam o desempenho reprodutivo do rebanho, acessando a Revista Leite Integral Digital!

Você já é assinante da Revista Leite Integral? Não! Então, não perca mais tempo! Acesse www.revistaleiteintegral.com.br e fique por dentro do melhor conteúdo técnico da pecuária leiteira nacional. Além da revista impressa, a Leite Integral tem também a versão digital, disponível para leitura em computadores, tablets e smartphones, onde e quando quiser.

A Revista Leite Integral é uma publicação diferenciada, lançada em 2006 com o objetivo de levar para o campo informações técnicas de alta qualidade. A revista é coordenada por médica veterinária com doutorado na área, significando atenção especial à qualidade do conteúdo. A publicação tem como público-alvo o produtor profissional que, independente da quantidade de leite produzida, busca crescimento e tecnificação.

Leia, se informe. Não fique de fora!


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures