ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quais ferramentas podem ser utilizadas para melhorar a genética dos bovinos leiteiros?

POR MARCOS VINICIUS BARBOSA DA SILVA

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 29/12/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
A seleção para características de importância econômica tem sido praticada em bovinos desde sua domesticação, ocorrida há, aproximadamente, 7.500 a 10.000 anos. Até o início do século passado, entretanto, tal seleção era feita com base na avaliação visual. A partir de 1930, começaram a serem estabelecidos os métodos científicos, estatísticos e computacionais para avaliação genética de animais domésticos. Dessa forma, o melhoramento tradicional, tem assegurado ganho genético contínuo na maioria das características de interesse econômico na pecuária de leite.

As raças de bovinos exploradas para produção de leite apresentam algumas particularidades em termos do valor de cada animal, do longo intervalo de gerações e da limitada fertilidade das fêmeas. Assim, os programas de melhoramento de gado de leite são baseados na seleção dentro de populações comerciais ou na exploração dos cruzamentos entre animais de duas ou mais raças. Na maioria dos países europeus, nos Estados Unidos e no Canadá, tais programas são baseados em teste de progênie, o qual objetiva predizer, com alta confiabilidade, a contribuição genética média de um reprodutor para a futura progênie, ou seja, sua PTA. Torna-se extremamente importante, então, interpretar e usar adequadamente a PTA e a confiabilidade associada à ela , de modo a se escolher os melhores reprodutores para uso nos rebanhos.

Por ser um país de dimensões continentais, o Brasil apresenta enorme variação de clima e de manejo nos rebanhos leiteiros. Assim, os sistemas produtivos que utilizam as raças européias especializadas, como a Holandesa, a Jersey ou a Suiça-Parda, podem apresentar bom desempenho zootécnico e econômico em determinadas regiões, mas os animais são mais exigentes em manejo, principalmente no que se refere à alimentação e sanidade. Assim, a adoção de uma estratégia de cruzamento entre animais de raças européias e zebuinas pode ser uma opção mais interessante, tendo como finalidade reunir em um só animal as características desejáveis de duas ou mais raças, como a rusticidade dos animais das raças zebuinas, como a Gir Leiteiro e a Guzerá, e o potencial produtivo das raças européias.

Além do uso da seleção e dos cruzamentos, nas duas últimas décadas, as pesquisas em melhoramento genético têm sido direcionadas também no sentido de incorporar as informações de marcadores de DNA que estejam associados às características de importância econômica, ao processo de seleção, o qual é chamado seleção genômica. A inclusão de marcadores ao processo de seleção pode duplicar os ganhos genéticos e diminuir os custos de testes de progênie tradicionais em até 92%.



Para levar aos produtores rurais o conhecimento necessário para o uso adequado das ferramentas disponíveis em melhoramento genético visando o aumento da lucratividade na pecuária leiteira, estamos trazendo em nossa programação o Curso Online "Melhoramento genético de gado leiteiro" que começará no dia 15/01.

Durante todo o período do curso, o instrutor Marcos Vinícius Barbosa da Silva, pesquisador da Embrapa Gado de Leite, especialista em melhoramento genético, estará disponível para tirar as dúvidas dos alunos.

Para garantir sua vaga nesta treinamento clique aqui!

Ou entre em contato:

(19) 3432-2199
cursos@agripoint.com.br
Whatsapp (19) 99817- 4082

 

MARCOS VINICIUS BARBOSA DA SILVA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures