FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Projetos agropecuários: planejar e avaliar para ter sucesso na pecuária

POR CARINA BARROS

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 24/08/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Sabemos que uma atividade produtiva precisa ser lucrativa, afinal é grande o investimento tanto financeiro, quanto de tempo para que se tenham resultados. É necessário conhecimento técnico que possibilite realizar o manejo adequado dos animais, econômico para avaliação do processo de produção e estratégico para planejamento, direção, organização e controle. Diversos conceitos agropecuários, de gestão e análise econômica são necessários para planejar e realizar uma atividade capaz de gerar lucro. E como organizar tudo isso?

Realizar um projeto para análise econômica é uma forma de documentar o que se planeja incluindo aspectos de diagnóstico da atividade, mercado, produtos, serviços, tecnologias até chegar nas projeções de resultados e análise de viabilidade econômica.

Ensinar como estruturar um projeto que contemple todos os itens que colaboram para o planejamento e avaliação de uma atividade pecuária será o objetivo do curso on-line “Análise de projetos agropecuários” que começa hoje no EducaPoint.

Durante o curso, o aluno terá acesso às informações de forma simplificada que colaborem com a aplicação prática. Serão cinco módulos, sendo que em cada um deles há instruções para preenchimento de um documento que ao final resultará no projeto. São planilhas, vídeos e uma estrutura de texto como material, além dos fóruns nos quais podem ser esclarecidas as dúvidas.

O estudo inicia abordando conceito de projeto para que se possa entender como é elaborado e quais são seus componentes. Apresenta-se uma estrutura modelo para se desenvolver e todos os dados que precisam ser coletados a fim de construir um projeto e realizar análise de viabilidade. Avançamos para uma parte mais estratégica com intuito de identificar o mercado potencial, os fornecedores e clientes, a demanda e oferta, elementos que irão direcionar o planejamento do negócio.

O próximo passo é realizar o diagnóstico da situação atual da atividade, caso já esteja em andamento. Para isso faz-se necessário um levantamento dos dados de identificação e também realizar o inventário de todos os bens. Se o projeto é para uma nova atividade, estimam-se os dados. Dando continuidade são abordados os indicadores mais utilizados para análise de projetos, o cálculo de custos e interpretação para avaliar a propriedade elaborada. Plano de produtos e operações.

Finalmente, se ensina como fazer análise econômica para avaliar uma propriedade e chegar em um diagnóstico. Seguindo esse passo a passo ao longo do curso se tem um projeto pronto que pode ser utilizado para planejar novos investimentos ou avaliar atividades que já estão em andamento e podem ser aprimoradas.

Participando deste curso, o aluno poderá aprimorar a atividade pecuária com foco na melhoria da gestão por identificar e analisar indicadores, deixando a tomada de decisão mais segura.

Para participar deste treinamento, inscreva-se no link: “Análise de projetos agropecuários”.

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

CARINA BARROS

Médica veterinária
Mestre em Ciências Veterinárias UFPR
Doutora em Nutrição e Produção Animal FMVZ-USP
Pós-doutorado FMVZ-USP
Atuação na avaliação econômica e modelagem

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint