ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pontos relevantes sobre desmame precoce de bezerras

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 08/10/2007

2 MIN DE LEITURA

6
0
Qual a idade ideal para se retirar totalmente o leite do bezerro e passar a oferecer concentrado? Entre o peletizado e o farelado, qual e por que seria mais indicado?

De maneira geral, considera-se um bezerro apto para a desmama quando apresenta consumo diário de 700 g de concentrado, por pelo menos 3 dias consecutivos. Para raças pequenas, esse valor pode ser reduzido. Resultados recentes de pesquisa mostras que a desmama pode ser feita quando o bezerro atinge nível de consumo diário de concentrado equivalente a 1,5% do seu peso vivo ao nascimento, também por pelo menos 3 dias consecutivos, mas isso exige um manejo excelente.

Quando não se dispõe de registros confiáveis de consumo, uma possibilidade é fazer a desmama às 8 semanas de vida, mas isso não é o ideal.

Com relação ao concentrado, se forem de boa qualidade não há diferenças. Os farelados não devem ser finamente moídos, pois concentrados processados dessa forma via de regra contribuem para maior ocorrência de problemas respiratórios, além de resultarem em consumo menor e possibilidade de ocorrência de paraqueratose ruminal.

Quais as vantagens de se fornecer concentrado para os bezerros logo nas primeiras semanas de vida, focando aspectos fisiológicas e econômicos?

Ao fornecer o concentrado precocemente, o rúmen do animal se desenvolve mais rapidamente, o que é imprescindível para fazer desmama precoce. O objetivo é tornar o bezerro ruminante o mais rápido possível para que ele pare de tomar leite, uma vez que o custo dos alimentos sólidos é menor que o custo do leite, de forma que não compensa manter os animais em aleitamento.

Além disso há que se considerar os custos associados às práticas do aleitamento, que também são elevados. Dessa forma, via de regra é economicamente interessante promover a desmama precoce dos bezerros em sistemas intensivos de produção de leite.

O concentrado estimula o desenvolvimento do rúmem. Quais os ingredientes do concentrado são responsáveis por este estímulo?

Principalmente os carboidratos prontamente fermentescíveis, como o amido e açúcares. A fermentação desses compostos resulta em produção elevada de ácidos graxos voláteis, dos quais o ácido butírico é o mais importante para o rápido desenvolvimento das papilas ruminais.

________________________________________________________________________
Estas perguntas fazem parte do fórum de debates da última versão do curso online Princípios da Nutrição em Bovinos de Leite, e foram respondidas pelo consultor Dr. Alexandre Mendonça Pedroso, instrutor do curso.

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSÉ CARLOS DE AZEVEDO

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/06/2008

Tenho em meu rebanho, hoje somente de novilhas girolandas, em torno de 48, escolhidas a dedo, um Touro da raça holandesa, de sêmem americano, Eclipse, mas com 03 anos aproximadamente e ainda, apesar do seu tamanho acima do normal para a idade, sem servir as novilhas. O que poderia fazer para dar a oportunidade que ele pode merecer, apesar de tudo?
ALEXANDRE M. PEDROSO

PIRACICABA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 12/06/2008

Prezado Luiz Carlos,

Essa prática se refere à desmama de bezerras de raças leiteiras, criadas em sistemas intensivos de produção de leite. Acredito que sua colocação se refira a sistemas de produção de gado de corte, em que o sistema de criação de bezerros é muito diferente.

Att,

Alexandre Pedroso
LUIZ CARLOS SEOANE CARRERA

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE GADO DE CORTE

EM 07/06/2008

O tema é da maior importância; todavia, precisamos de mais informaçõas antes de adotá-lo. Seria interessante um estudo comparativo da produção leiteira com diferentes meses de desmame. Gostaria de saber se não ocorre redução na produção quando se procede a desmama.

<b>Resposta do autor</b>

Prezado Luiz Carlos,

Essa prática se refere à desmama de bezerras de raças leiteiras, criadas em sistemas intensivos de produção de leite. Acredito que sua colocação se refira a sistemas de produção de gado de corte, em que o sistema de criação de bezerros é muito diferente.

Att,

Alexandre Pedroso
ALEX ELYADES

EM 03/03/2008

Excelente a esplanação do palestrante. Moro USA, e quando retornar ao Brasil pretendo iniciar na atividade leiteira. Tenho aprendido muito com as informações aqui expostas.
LEONARDO FERREIRA PRADO

JATAÍ - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 19/12/2007

Tenho tido melhores resultados com o concentrado peletizado no desmame precoce das bezerras, até mesmo porque todos os concentrados farelados disponíveis em minha região são finamente moídos.
Então levando em conta os problemas já citados pelo instrutor, os quais realmente ocorrem até com uma certa frequência (principalmente problemas respiratórios), acredito que seja melhor não correr o risco e utilizar o peletizado deixando o farelado como segunda opção !
MÁRCIO COSTA REIS

SANTO AMARO - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/10/2007

O artigo é bastante prático, toda via necessitava, este assunto de maiores conceitos e informações para um criador fazer tal prática em seu rebanho.

Dados como consumo de concentrado e raças leiteiras (peso), como também informações de trabalhos cientificos de desmame precoce e seus resultados seria importantes para formação de opinião do leitor.
MilkPoint AgriPoint