FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

MilkPoint Radar já mapeia mais de 800 mil litros diários!

O aplicativo MilkPoint Radar acaba de fechar os relatórios dos dados aportados pelos produtores participantes do sistema para o leite vendido no mês de julho/2016 (e pago durante o mês agosto/2016). Foram 410 vendas validadas para o mês (aumento de 95% em relação ao mês passado) de 401 propriedades cadastradas (97,5% mais propriedades do que no mês anterior).

O volume de leite comercializado em julho pelo conjunto dos produtores participantes chegou a 823 mil litros diários, que extrapolados para um volume anual ultrapassaria os 300 milhões de litros por ano. Este volume colocaria o MilkPoint Radar na 12º posição no Ranking Leite Brasil das Maiores Empresas de Laticínios do Brasil em 2015 e já representa cerca de 1,2% do volume de leite formal produzido no país!

O volume médio por produtor no mês de julho foi de 2.053 litros diários, com preço líquido médio de R$ 1,694/litro – R$ 0,146/litro mais alto do que o valor médio apurado para o mês de junho.

Qualidade do leite: Contagem de Células Somáticas é o grande desafio dos produtores

Chama a atenção a qualidade bacteriana do leite comercializado pelos produtores participantes do sistema. Como mostra o gráfico 1, cerca de 70% do volume mapeado apresentou Contagem Bacteriana Total (CBT) abaixo de 25 mil UFC/mL e somente 6,7% do volume mapeado apresentou resultados acima de 200 mil UFC/mL. O resultado médio de CBT (ponderado por volume) dos produtores participantes do sistema foi de 52 mil UFC/mL.

Gráfico 1. Estratificação Contagem Bacteriana Total (CBT) – Julho/2016. 

milkpoint radar

Por outro lado, em relação a Contagem de Células Somáticas, a situação é um pouco diferente. A média dos resultados apresentados pelos produtores participantes do MilkPoint Radar em julho/2016 foi de 372 mil/mL (a tabela 1 traz a distribuição dos volumes por faixa de CCS para julho/2016 no MilkPoint Radar) – o limite da IN 62 fala em 500 mil/mL e o novo limite (postergado por 2 anos) indica 400 mil/mL.

Tabela 1. Estratificação Contagem Células Somáticas (CCS) – Julho/2016. 

milkpoint radar - ccs
Aqui coloca-se um grande desafio aos produtores de leite. As medidas corretivas para redução do nível de CCS do leite são bastante mais complexas do que aquelas que (com sucesso!) levaram à redução da CBT, e seus resultados são, da mesma forma, visíveis em médio e longo prazos. Adicionalmente, quanto mais se aumenta a produtividade de uma vaca, mais suscetível ela estará a maiores Contagens de Células Somáticas.

Para participar do MilkPoint Radar baixe gratuitamente o aplicativo na App Store e no Google Play e para fazer contato com nossa equipe:

contato.radar@milkpoint.com.br
WhatsApp: (19) 99721-4296
Skype: milkpoint.radar


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.