A edição de março da Revista Leite Integral traz como destaque um assunto que merece estar sempre em pauta: a presença de micotoxinas nos alimentos para o rebanho.
Um problema recorrente na pecuária leiteira, as micotoxinas compreendem um conjunto complexo de substâncias tóxicas produzidas por fungos, as quais oferecem grande perigo para a saúde animal, causando prejuízos especialmente na produção de leite. Neste artigo, publicado na seção “Retrospectiva 10 Anos”, são abordadas duas classes de micotoxinas, as aflatoxinas e a zearalenona, responsáveis pelas principais micotoxicoses em vacas leiteiras. Vale a pena ler de novo!
A Fazenda Inovadora apresentada nesta edição mostra um exemplo de sucessão familiar muito bem estruturado, em que o produtor Dilson Vilela transferiu a gestão administrativa da Fazenda Campos Bocaina, em Passos-MG, ao filho Cássio Vilela. Com visão empresarial do negócio, eles buscam constantemente aumentar a eficiência da fazenda, investindo em pontos cruciais do sistema. A construção de um compost barn é o exemplo mais recente, e já mostra excelentes resultados. Confira!
Mostrando um trabalho internacional, a seção “Melhoramento” traz um estudo de 10 anos que está sendo realizado em rebanhos leiteiros de grande escala em Minnesota, EUA, no intuito de comparar o desempenho de vacas holandesas puras, e cruzamentos com as raças Montbeliarde e Viking Red. Após 8 anos, são apresentados os primeiros resultados, e você pode conferir neste artigo.
Merece destaque também a capa desta edição, que é uma escultura de papel, presente da artista Karin Arruda, pelos 10 anos da Leite Integral. O trabalho dessa brasiliense tem encantado o mundo, com sua delicadeza e riqueza de detalhes. Conheça mais sobre seu trabalho: acesse www.karinarruda.com.br ou @karin_arruda, no Instagram.
Esses são os principais assuntos desta edição! Para conferir o conteúdo completo, acesse www.revistaleiteintegral.com.br.
Mais informações: contato@revistaleiteintegral.com.br ou (19) 3432-2199.