FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

João Gatti, da Fazenda Morada do Sol: "a mão de obra não é problema, mas sim, a grande solução"

joão carlos gatti - fazenda morada do sol Situada no município de Bambuí/MG, a Fazenda Morada do Sol, adquirida em 1973, iniciou suas atividades leiteiras em 1975. Com uma produção leiteira em crescimento constante, associada ao cultivo de café, o proprietário João Cézar Gatti conseguiu maximizar seus resultados sempre focado na gestão de custos. Em 2007, se iniciou o processo de sucessão na fazenda e um dos seus filhos, João Carlos Gatti tomou a frente do negócio. Assim, foram definidas novas estratégias com ênfase nos investimentos destinados ao melhoramento técnico da atividade pecuária de leite e na produção de culturas essenciais para a produção leiteira. 

Com um total de 670 animais da raça Holandesa no plantel, a produção média/ano em 2016 foi de aproximadamente 8.500 litros/leite/dia. Desde 2015, o sistema de produção é o confinamento em free stall com capacidade para 252 animais em lactação. Neste ano, as construções para um novo galpão foram iniciadas. Para João Carlos, a melhoria do conforto aos animais é essencial. 

fazenda morada do sol

Para contar detalhes dessa história e os desafios enfrentados, João Carlos palestrará no Interleite Brasil 2017, o evento que mais inova em conceito, quando se fala de leite. A sua apresentação compõe o painel “Começando do zero: desafios, aprendizados e expectativas”. O evento deste ano terá apresentações de produtores e técnicos, divididas nos painéis temáticos:

-Por que investir no leite?;
-Começando do zero: desafios, aprendizados e expectativas;
-Inovação e futuro; Tecnologia aplicada;
-Conforto, reprodução e sanidade;
-Produtores em destaque: gestão para resultados consistentes. Confira aqui a programação completa.


As inscrições foram abertas na semana passada (dia 16/05) e o evento já conta com mais de 550 inscritos. “É a maior edição que já fizemos no que se refere a participação de parceiros e patrocinadores. A programação está extremamente atual e interessante e, com tudo isso, nossa expectativa é que seja o maior Interleite já feito”, espera Marcelo P. Carvalho, coordenador do evento.

Qualidade do leite

Em 2014, a Fazenda Morada do Sol comprou um novo equipamento de ordenha e foi construída uma sala de leite mais moderna. Também, um supervisor foi contratado para ficar responsável pela qualidade do leite e liderar toda a equipe de ordenhadores.

“Frequentemente nós realizamos treinamentos de reciclagem, além de contarmos com o acompanhamento e análise de indicadores diários e periódicos, como: escore de filtro de leite, persistência, eficiência dos tratamentos, número de casos de mastite, análise de leite (pela Clínica do Leite), sólidos totais, nitrogênio ureico, CCS, CBT, entre outros. Outra ferramenta que melhorou diretamente a qualidade do leite foi a implantação de checklists de todas as tarefas realizadas antes, durante e depois da ordenha, além de reuniões semanais, individuais e em equipe”, ressaltou o produtor.


fazenda morada do sol

Ele reconhece a importância da valorização das pessoas e, ao invés de encarar a mão de obra como problema, prefere considerá-la como a grande solução, ficando claro que este é o grande diferencial da fazenda. Hoje a gestão de pessoas da fazenda impressiona por sua eficiência.

Desafios e tendências da Morada do Sol

Atualmente, o crescimento do plantel está mais difícil devido ao apuramento genético do rebanho. A sanidade, reprodução e nutrição dos animais estão cada vez mais sensíveis e qualquer erro ou falha no planejamento ou manejo, geram prejuízos. “Além de conscientizar a equipe da responsabilidade que ela tem em mãos, precisamos e buscaremos investir em novas técnicas e profissionais capacitados”. 

Sobre a tendência de se produzir com sustentabilidade e bem-estar animal, José destaca que na fazenda a areia do free stall hoje é separada do esterco e a cama então é reutilizada. “Aproveitamos o chorume para a irrigação e espalhamos o esterco seco nas lavouras. Com as tecnologias existentes, estamos estudando a implantação de um biodigestor e o uso de placas fotovoltaicas” (observação: o Interleite Brasil também contará com palestra sobre esse tema).

fazenda morada do sol

Ainda segundo ele, os sistemas de confinamento (free stall, compost barn, ventilação cruzada, túnel de vento, etc) proporcionam uma melhoria significativa no conforto e bem-estar animal já que o ambiente se torna mais ‘controlável’ e o produtor consegue atuar sem tantas interferências climáticas. “Além disso, com o adensamento podemos aproveitar todos as substratos e recursos gerados, como os dejetos para geração de gás e energia elétrica, a água das chuvas e o telhado dos barracões ou superfície das piscinas de dejetos para a captação de luz solar”.

fazenda morada do sol

fazenda morada do sol

Conheça os produtores que compartilharão as suas experiências neste ano, suas respectivas fazendas e todo o corpo técnico selecionado ‘a dedo’ pela Equipe AgriPoint para palestrar no
Interleite Brasil 2017. O evento ocorrerá nos dias 02 e 03 de agosto. 

Confira a programação completa no site
www.interleite.com.br, com condições especiais para os primeiros inscritos!

Para quaisquer informações ou dúvidas sobre o evento envie um e-mail para
eventos@agripoint.com.br ou ligue para (19) 3432-2199

patrocinadores Interleite Brasil 2017
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.