ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Isabela Ferrari responde perguntas sobre APPCC em processamento de leite e derivados

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 02/02/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
O Curso Online "Aplicação da Ferramenta APPCC – Análise de perigos e pontos críticos de controle em processamento de leite e derivados” é uma importante atualização para aqueles que trabalham em indústrias de laticínios e desejam implementar ou rever seu plano APPCC.

Na primeira edição deste treinamento, os alunos puderam acessar um material atualizado e tirar dúvidas sobre o assunto com uma especialista no assunto, a instrutora, Isabela Ferrari, Engenheira Química, e consultora na área de processos industriais.

Confira abaixo alguns dos assuntos que foram discutidos durante o curso:

Aluno- Um plano APPCC pronto pode sofrer alterações?

Isabela Ferrari- “A ferramenta APPCC é uma ferramenta de qualidade. Em sendo assim, o APPCC deve ser gerido segundo o ciclo de Deming, o ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act ­ Planejar, fazer, verificar, agir). O ciclo de Deming "gira" sendo que depois do agir, e tenho um novo planejar. Sob este ponto de vista, não existe plano APPCC "pronto", ele é elaborado uma vez e periodicamente deve ser revisado e atualizado, porque sempre existem novas legislações... novos perigos, mudanças em limites de contaminação...”

Aluno- Aqui na empresa onde trabalho já foi criado um plano APPCC, mas ele fica literalmente guardado em uma pasta. Ele foi criado cerca de cinco anos atrás, será que é melhor eu começar um plano APPCC do zero ou reavaliar o já existente?

Isabela- “Veja, pelo conteúdo do curso, que o plano APPCC é produto-processo-específico. Ou seja, se você já tem um plano APPCC é preciso verificar se ele se refere a um produto, ou grupo de produtos. Se ele está "engavetado" há 5 anos, com certeza está desatualizado. Neste caso, pela minha experiência, será mais fácil começar do zero.”

Aluno- Sobre a participação dos funcionários da empresa no plano APPCC, pode ser somente da área produtiva? E quando há participação de outras áreas, principalmente da área de vendas as informações que eles podem adicionar ao plano APPCC são: como estão as vendas e quais as quantidades de SAC realizados dos produtos?


Isabela- “O ideal é que haja um representante de cada área de empresa, pois a equipe quanto mais multidisciplinar, melhor fica o grupo para discutir sobre a segurança do alimento. A participação de vendas e SAC é fundamental, pois eles têm a informação do mercado e dos consumidores (reclamações, elogios). ”

Aluno- Na recepção de leite na empresa, podemos considerar um PCC (Q) o teste de antibiótico?

Isabela- “Qual seria o perigo? O antibiótico? Bem, vamos seguir a sequência dos 7 princípios. Perigo: presença de antibiótico no leite. Medidas preventivas (são duas): fornecedor deve obedecer ao tempo de carência para coleta de leite e teste de antibiótico. Agora vamos para a árvore decisória de processo: Existem medidas de controle preventivas? Sim. Esta etapa é especificamente projetada para eliminar ou reduzir a probabilidade de ocorrência do perigo a um nível aceitável? Sim. É PCC.”

Garanta sua vaga neste treinamento que começa no dia 15/02 e, tire suas dúvidas sobre APPCC em processamento de leite e derivados.

Para conferir a programação completa e se inscrever clique aqui!

Ou entre em contato:
(19) 3432-2199
cursos@agripoint.com.br
Whatsapp (19) 99817- 4082

Descontos especiais para grupos!

Patrocínio:


0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint