ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Interleite Sul 2018: 'Sistemas de Produção e Eficiência Econômica para o Sul do Brasil'

A produção de leite brasileira, em especial a do Sul do país, expandiu-se consideravelmente entre os anos de 2000 e 2015, fruto de uma combinação de fatores que envolveu vários fatores:

a) forte crescimento do consumo interno;
b) políticas de proteção às importações;
c) o leite surgindo como atividade cada vez mais relevante como geradora de renda nas propriedades familiares;
d) a profissionalização e o aumento da escala;
e) novas tecnologias disponíveis aos produtores;
f) o melhor conhecimento sobre sistemas de produção vencedores;
g) o tecido social, o perfil dos produtores e a organização (no Sul do país principalmente) e;
h) a melhoria do estoque de capacitação técnica, seja nas empresas de insumos, seja nas empresas de assistência técnica e extensão rural.


O resultado desse processo combinado fez com que o leite tivesse um crescimento acumulado de 2005 a 2015 só inferior à soja, sendo superior a todas as outras proteínas animais, refletindo uma história inequívoca de sucesso. Ainda que não tenhamos os dados atualizados do Censo Agropecuário, cuja versão mais recente data de 12 anos atrás, parece claro que há um processo de aumento de escala e incorporação de tecnologia na produção de leite.

No entanto, o sucesso do passado não é garantia de futuro. De um lado, o custo de oportunidade do trabalho e da terra aumentou consideravelmente nesse período, encarecendo os custos de produção e desafiando a continuidade de muitas propriedades em função das dificuldades de sucessão rural e do próprio custo. De outro lado, a extrema dependência do mercado interno faz com que tenhamos um limite ao aumento de produção dado pelo nosso próprio crescimento econômico (ou sua ausência, como sentimos na pele nos últimos 3 anos).

Também, há ainda muitas falhas de coordenação na cadeia de produção, com assimetria de informação, conflitos entre produtores e indústrias e incertezas a respeito de para onde vamos na atividade.

Gráfico 1. Crescimento médio de várias cadeias do agronegócio entre 2005 e 2015. Fonte: MilkPoint Mercado. 

interleite sul 2018

Interleite Sul 2018

É dentro deste contexto que estamos estruturando a programação do Interleite Sul 2018, a ser realizado em Chapeco/SC, nos dias 09 e 10 de maio de 2018.

Com uma temática focada em “Sistemas de Produção e Eficiência Econômica para o Sul do Brasil”, o evento abordará casos de sucesso, gestão, sistemas de produção e tecnologia aplicada, não sem antes passar pelo tema da relação entre produtores e indústrias, tendências de mercado e competitividade. Uma abordagem única, preparada para abordar temas de grande relevância para o setor e tornar amplamente compensadora a participação de quem for ao evento. Afinal, o programa foi estruturado a partir da conversa com vários profissionais envolvidos na cadeia do leite do Sul do país, aliada à visão da AgriPoint a respeito do momento atual e das tendências para o setor.

O evento parte do princípio de que há um processo de transformação ocorrendo, em que o Sul do país é um dos grandes protagonistas. Nossa visão é que o Interleite Sul, realizado em Chapecó, Santa Catarina, seja o fórum permanente de discussões dessas mudanças, sendo o epicentro do processo de divulgação de informações e de discussões e debates que, em última análise, continuarão a transformar o leite da região em direção a um modelo de grande eficiência técnica, social e econômica.

Conheça algumas palestras já confirmadas:

Painel 1 - Mercado e Organização da Cadeia do Leite:

- A competitividade do leite brasileiro: o que não estamos olhando? Glauco Rodrigues Carvalho, pesquisador da Embrapa Gado de Leite

- A Alianca Sul Láctea: agenda de competitividade para o leite do Sul do país, Ronei Volpi, coordenador da Aliança Sul Láctea

- É possível termos uma relação melhor coordenada entre produtores e indústria? Uma análise da situação atual e possíveis caminhos, Marcelo Pereira de Carvalho, sócio da AgriPoint

Painel 2 – Tema: Excelência no Compost Barn

- Manejo da cama em compost barn: como não errar? Eduardo Pinheiro, FMVZ/USP

Painel 3
– Tema: A transformação do leite no Sul do país

- Obtendo o melhor resultado possível a partir da intensificação das pastagens no Sul do país, Renato Serena Fontaneli, Embrapa Trigo, Passo Fundo/RS

Painel 4 – Tema: Assistência técnica visando o novo contexto da produção de leite no Sul do país

-A visão e os resultados práticos da Emater/RS, Jaime Eduardo Ries

-A visão e os resultados práticos da Emater/PR, Paulo Tatadoshi Hiroki

-A visão e os resultados práticos da Epagri/SC, Carlos Mader Fernandes


Painel 5 – Tema – Tecnologia aplicada

Painel 6
– Tema – Economia da produção de leite

- O que os melhores do leite estão conseguindo no Sul do país? Quais as razões desse sucesso? Wagner Beskow, Transpondo Consultoria

- Caso de sucesso de produtor: Renato Acker, Cândido Godói (RS)


Em breve, mais palestras definidas. Acompanhe e aguarde!

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANA ESTEVAM

PIRACICABA - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 04/01/2018

Prezados, Murilo e Leonardo.

Bom dia.



Obrigada pelo interesse em participar do evento. Nosso portal, onde poderão ser feitas as inscrições, estará no ar a partir do dia 12.



Assim que estiver no ar enviamos o link para o e-mail de vocês.

Atenciosamente



Ana
LEONARDO JOSÉ CAMPOS JÚNIOR

VIÇOSA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 22/12/2017

Bom dia!! Como funciona a inscrição?

att;
MURILO

FLORIANÓPOLIS - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/12/2017

Olá, gostaria de informações de como é possível participar do evento.