ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Interleite Sul 2015 terá Workshop sobre Compost Barn

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 28/04/2015

3 MIN DE LEITURA

1
0

No Brasil, existe uma grande diversidade de sistemas de produção de leite, desde aqueles baseados em pastagem (extensivos ou intensivos) até os confinados, entre os quais os mais utilizados são do tipo free stall. Nos últimos anos, um novo sistema de confinamento, o Compost Barn (estábulo com compostagem), vem ganhando cada vez mais adeptos pelo Brasil.

O Compost Barn teve início nos EUA e visa, primeiramente, o conforto e bem-estar dos animais e, consequentemente, uma melhora nos índices produtividade do rebanho. Este sistema apresenta diversas vantagens, tais como maior conforto aos animais, permitindo que deitem em qualquer posição e circulem livremente; vacas deitadas por mais tempo; redução das lesões de casco e pernas; maior longevidade dos animais; melhor observação de cio; possibilidade de trabalhar com rebanhos heterogêneos (tamanho dos animais); menor quantidade de esterco líquido e maior qualidade do composto, quando comparada ao chorume, e menor investimento.



No entanto, como toda nova tecnologia, muitas dúvidas e questionamentos surgem no momento de sua implantação, que vão desde o dimensionamento até o manejo diário. E para esclarecer as dúvidas e auxiliar produtores na hora de dimensionar este sistema, o MilkPoint realizará no dia 17 de junho o workshop sobre “Compost Barn e instalações para vacas de alta produção”, durante a programação do InterLeite Sul 2015, que acontecerá em Foz do Iguaçu, no Recanto das Cataratas. O workshop será ministrado pelo Médico Veterinário Sandro Viechnieski que é gerente e parceiro da Star Milk, propriedade que produz cerca de 6.400.000 litros de leite/ano localizada no Oeste do Paraná, em Ceú Azul.

Sandro Viechnieski explica que o Compost Barn é uma construção onde a maior diferença para o free stall é o maior espaço por vaca alojada e também a não existência de baias de divisão para o descanso dos animais. “As camas das vacas são macias, pois o principal material utilizado é a serragem. O auxílio na produção com a construção pode ser alcançada se os animais permanecerem mais tempo deitadas, melhorarem a IMS, diminuírem a incidência de problemas de casco e melhorarem os índices reprodutivos”, afirma.

Ele ressaltou ainda que atualmente existe uma febre na construção do Compost Barn no Brasil, principalmente pelo fato de existir uma tendência do produtor em achar que é uma construção simples e de baixo custo. No entanto, ele reforça que como em qualquer tipo de confinamento existem regras que devem ser seguidas para que o alojamento venha a dar resultados duradouros.

No workshop serão abordados os seguintes tópicos: primeiros passos no Compost Barn - entendendo as necessidades dos animais e das pessoas; entendendo o sistema de compostagem; instalações para alta produtividade; o que podemos esperar dos índices zootécnicos da propriedade e o que estamos vendo no Brasil.

A primeira edição do workshop ocorreu em 2014, em Passo Fundo/RS, com grande sucesso de público e avaliação dos participantes. O público-alvo vai além de quem quer construir a instalação. Sandro, que dará palestra sobre gestão de pessoas no Interleite Sul, possui grande conhecimento em manejo de vacas leiteiras e gestão de fazendas, de forma que todos aqueles que se preocupam com estes temas se beneficiarão.


O InterLeite Sul é organizado pelo MilkPoint, com a co-realização da Ceres Qualidade e do programa Oeste em Desenvolvimento. Conta também com o patrocínio diamante especial do Sebrae e da Itaipu Binacional; com o patrocínio diamante da Vallee; com o patrocínio platina da Adisseo, Agroceres Multimix, Bayer, Itambé e Vetoquinol; e com a participação da Inabor e CRV Lagoa. Possui ainda o apoio da FAEP/Senar, Cooperideal, Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), UDC Centro Universitário, Parque Tecnológico Itaipu, FIEP, AMOP, Caciopar, APCBRH, Embrapa, Emater, Sindvet, GTPS, CCAS, dos jornais Folha Agrícola e O Presente Rural e das Revistas Feed & Food, Leite Integral, Mundo do Leite, Inforleite, Balde Branco e da Revista SindRural.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCELO MORAES

POMPÉIA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 04/05/2015

Importante debate para nosso Brasil Central, hoje somente na regiao triangulo mineiro e alto paranaiba que estão entre as principais bacias leiteiras brasilieira, já se concentra mais 50 compost barn em funicionamento ou termino de construções para iniciar o compost barn.

São resultados muito satisfatorio, se considerarmos a troca do semi confinamento para este modelo de confinamento é indiscutivel a viabilidade do investimento.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures