Stan Erwine, da Dairy Management Inc. abriu o primeiro dia do evento com a palestra “Ampliando o mercado de lácteos através da organização setorial – o que podemos aprender com o exemplo e a atuação da Dairy Management Inc, nos Estados Unidos”. Stan mostrou como a organização Dairy Management Inc, dos Estados Unidos, reúne o setor em torno de um projeto que contempla não só verba para marketing, mas para também para desenvolvimento de produtos, de mercados, exportação e outros fins.
Em seguida, Laerte Cassoli, da Clínica do Leite/USP, ministrou a palestra “Visão integrada da qualidade do leite, do produtor à indústria”. A palestra abordou a visão da qualidade do leite sob a ótica da cadeia produtiva, discutindo como e porque garantir que o leite tenha alta qualidade do produtor ao consumidor, qual é o papel do transporte e outras questões importantes para o momento vivido pelo setor na região.
Fechando o primeiro bloco de palestras, José Quintana, da Economia Láctea (Argentina), ministrou a palestra “Competitividade mundial dos países do Cone Sul e perspectivas futuras”.
Na parte da tarde, o Interleite Sul 2014 ainda traz palestras sobre empreendedorismo no setor lácteo, ordenha robótica e a relação entre suplementação e volumoso na dieta dos animais.
O Interleite Sul seguirá com o ciclo de palestras até o dia 24/09, dando aos participantes uma visão mais ampla do setor, trazendo temas como manejo de dejetos, novidades em criação de bezerras e novilhas e manejo sanitário de bovinos de leite.