ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Interleite Brasil 2016: os produtores Pedro Nunes, Ari Belmiro e Evando Ferreira contam sua experiência prática com o Compost Barn

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 30/05/2016

3 MIN DE LEITURA

0
0

O Compost Barn, nova tendência em confinamento de vacas leiteiras, será tema de discussão entre produtores no Interleite Brasil 2016.

Pedro Nunes, Ari Belmiro de Oliveira e Evando Ferreira irão contar porque optaram pelo galpão de compostagem para alojamento das vacas leiteiras, quais as vantagens e desvantagens desse sistema, sua manutenção e funcionamento na prática!

A partir deste ano, o Interleite Brasil conta com um novo formato, tendo seu time de palestrantes composto predominantemente por produtores de leite no Brasil.

Com o tema “Empreendedorismo e inovação na produção de leite brasileira”, o evento acontece entre os dias 3 e 4 de Agosto, em Uberlândia, MG, e espera reunir um público de 1.000 pessoas, entre produtores, técnicos, acadêmicos e demais integrantes da cadeia láctea.

Serão 18 apresentações feitas por produtores que vivenciam na prática as rotinas, oportunidades e desafios da atividade! A programação está dividida em 6 painéis temáticos, com 3 palestrantes cada, os quais contarão sua experiência em relação ao tema do painel. O evento contará também com um painel de tecnologia aplicada, com as empresas DSM|Tortuga, Elanco e Zoetis, e uma palestra especial sobre mercado.

Conheça um breve histórico dos produtores do painel sobre Compost Barn:

Pedro Nunes é filho de pequeno produtor de leite, estando na atividade há 20 anos. Trabalha em Belo Horizonte, MG, como médico urologista. A fazenda Brejo Alegre, situada em Itaúna, MG, tem 115 hectares, dos quais 60 são destinados à atividade leiteira, e o restante com reservas legais e áreas inundáveis. Possui também outra propriedade, que oferece suporte na produção de alimentos, como grãos e forragem. Há 15 anos a fazenda utiliza sistema a pasto, com tifton 85 no verão e confinamento no inverno. Recentemente, iniciou a migração para confinamento integral em compost barn. Hoje, a fazenda produz 8.000 litros/dia, com cerca de 300 vacas. As bezerras de até 10 meses também estão confinadas no mesmo sistema. Uma das metas da fazenda é aumentar a produtividade média do rebanho, dos atuais 26 kg/vaca/dia para 35 kg/vaca/dia.

Ari Belmiro de Oliveira desenvolve a atividade leiteira na Fazenda Roda D'Água desde 1988. Localizada em Formiga, MG, a propriedade iniciou com produção de 50 litros diários, sem infraestrutura e com muitas dificuldades. Hoje, produz diariamente 5.500 litros de leite, com 202 vacas em lactação, confinadas em um compost barn recém construído e já com muitos resultados. Destaque entre as fazendas do projeto Educampo na região, a Fazenda Roda D'Água é referência em uma das maiores bacias leiteiras de Minas Gerais. Ari Belmiro é também um exemplo pela sua garra e determinação, que fizeram com que ele vencesse inúmeros desafios ao longo destes 30 anos na atividade. Para conhecer mais sobre sua história e da Fazenda Roda D'Água, clique aqui.

Evando Alves Ferreira é filho de produtor rural, e desde criança convive com a atividade leiteira. É formado em Ciências Contábeis, e atua como produtor rural há 20 anos. Possui uma propriedade com área de 75 hectares, a Fazenda Onça, no município de Patos de Minas – MG. A produção média atual é de 5.000 litros/dia. A fazenda possui um rebanho total de 360 animais, entre bezerras e vacas em lactação. Há dois anos foi construído um compost barn, com capacidade para 230 animais, sendo que antes a fazenda trabalhava com sistema de semi-confinamento.

Esse painel será moderado pelo Médico Veterinário Adriano Seddon, fundador da Alcance Rural Ltda., consultoria focada em gestão e assistência veterinária a explorações leiteiras. Em 2011, Adriano introduziu o Sistema Compost Bedded Pack em diversas propriedades brasileiras.

Para mais informações, ligue para (19) 3432-2199, ou escreva para contato@agripoint.com.br

O Interleite Brasil 2016 é uma realização da AgriPoint, com Patrocínio Master da Itambé/CCPR, Patrocínio Diamante do Senar/FAEMG, Elanco, DSM | Tortuga e Zoetis, Patrocínio Platina da Bayer, Ceva, Phibro, Adisseo, Agroceres, Vetoquinól, Lallemand, CRV Lagoa, Inabor, SCR Allflex e apoio da SIG Combibloc, Kera, In Vitro, DuPont|Pioneer, Conavet, Embrapa Gado de Leite, MilkPoint, Revista Leite Integral, Revista Feed&Food, Revista Mundo do Leite e Revista Balde Branco.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint