ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Interleite Brasil 2015 mostrará o segredo do sucesso de três produtores de leite mineiros do Projeto Educampo

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 28/05/2015

6 MIN DE LEITURA

3
0

Este ano a programação do Interleite Brasil (Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite) conta com um debate inovador, no qual 3 produtores de leite de Minas Gerais, que possuem resultados econômicos altamente consistentes, apresentarão seus sistemas de produção e gestão. São eles: Teodoro Teles Martins, da Fazenda Pinhal, em Elói Mendes; Emílio Ferreira de Carvalho, da Fazenda Cachoeira do Cervo, em Ibiá e Wellington Oliveira, da Fazenda Esperança, em Curvelo. O debate terá a moderação de Christiano Nascif, coordenador técnico do projeto e vencedor do Prêmio Impacto 2013 (vote aqui para a edição 2015!).

Esses produtores fazem parte do Projeto Educampo, uma iniciativa do Sebrae e de vários parceiros. O projeto foi idealizado como um modelo de assistência gerencial e técnica intensiva para grupo de produtores de uma mesma atividade econômica. Além disso, procura agregar ao conceito da assistência técnica tradicional, a gestão de negócios, normalmente uma das maiores deficiências encontradas junto aos empresários rurais, ampliando a capacidade do produtor em gerir sua atividade. Este diferencial permite aplicar melhorias técnicas capazes de imprimir ganhos quantitativos e qualitativos ao produto primário, melhorando os indicadores técnicos e econômicos das propriedades.

“A diferença sobre esse debate e os que normalmente são apresentados é que são produtores que se assemelham a muitos outros no país, e não produtores de elite, cujos resultados muitas vezes são imputados a outros aspectos”, diz Marcelo Pereira de Carvalho, coordenador do evento.

Abaixo adiantamos um pouco do histórico destas 3 fazendas:  


Fazenda Esperança – Curvelo/MG
 

Wellington Oliveira
 

A Fazenda Esperança, de propriedade de Wellington Oliveira, possui 147 hectares e foi adquirida em 2004. No entanto, somente em 2007 foi iniciada a produção de leite e o plantio de eucalipto. No início, eram produzidos 50 litros de leite por ordenha manual com a dedicação de apenas um funcionário. Em 2008, o produtor trouxe 50 vacas de outra propriedade que possui e entrou no projeto Educampo.

Com o objetivo de alavancar a atividade leiteira, foi dado início a um trabalho contínuo, traçando metas e fazendo planejamentos. Desta forma, a Fazenda Esperança experimentou grande evolução tecnológica, o que foi a base para o aumento de produção almejado.

Após este primeiro momento, a produção chegou a 500 litros de leite/dia, o que levou a construção de uma sala de ordenha em fosso com ordenhadeira canalizada de quatro conjuntos.

Em seguida, foi realizado investimentos em recria, acompanhando o ganho de peso mensal das novilhas e realizando o confinamento na seca e nas águas, possibilitando a propriedade a atingir idade ao primeiro parto bem próximo de 24 meses. Paralelamente, foi dado o inicio a formação dos primeiros módulos de piquetes rotacionados, compra de implementos para o corte mecanizado de cana e a compra planejada de subprodutos, casquinha de soja, polpa cítrica ou bagaço de cevada. A taxa de lotação da propriedade aumentou e a fazenda passou a produzir 1.500 litros de leite/dia, entre 2012 e 2013.

Já em 2014, todas as novilhas que entram em lactação foram mantidas na plantel. Desta forma houve o aumento na necessidade de volumosos. Sendo assim foram formados mais módulos de piquetes rotacionados e aumento das áreas de capim cameron, volumoso menos exigente e de corte mais rápido. Também foi necessária a otimização da mão de obra, por meio do corte mecanizado dos volumosos utilizados na fazenda, capim elefante e da cana de açúcar. Neste momento a propriedade chegou a produzir mais de 2.000 litros de leite/dia, com media de 20 litros por vaca em lactação/dia.

Para 2015 está planejado um investimento na ordenha que passara a ser um duplo 8, construção de uma pista de alimentação, construção de instalações para confinamento, além da expansão das áreas de produção de volumosos, que ganhará espaço frente aos 40 hectares antes utilização para o eucalipto.

A propriedade Sítio Esperança pode ser caracterizada como uma típica propriedade de leite da região centro-oeste/sudeste, de sistema semi-confinado, que teve início como uma atividade de extrativismo e passou a ser uma atividade leiteira sustentável.

Por meio do planejamento, o Sítio Esperança vem evoluindo, com aumento de volume e eficiência da mão de obra, bem como do equilíbrio do rebanho e dos custos, pontos chaves para o sucesso do empreendimento, e passou a ser uma propriedade leiteira sustentável.


Fazenda Cachoeira do Cervo – Ibiá/MG

Emílio Ferreira de Carvalho


A Fazenda Cachoeira do Cervo, do produtor Emílio Ferreira de Carvalho, possui 198 hectares, sendo 145 destinados à atividade leiteira e 53 para reservas legais e APPs. Além disso, pertence à família há 3 gerações, sendo dedicada à produção de leite há pelo menos 40 anos.

Inicialmente, o rebanho era formado por animais zebuínos e girolando. Em 2008, a propriedade mudou para animais Jersey, e hoje o rebanho é formado exclusivamente por esta raça.

O sistema de produção adotado é o semi-intensivo, sendo que no período chuvoso as vacas ficam em piquetes de braquiária e mombaça e recebem o concentrado misturado a uma pequena quantidade de silagem (5 kg/vaca/dia). No período seco, os animais permanecem confinados em currais de confinamento e a alimentação é composta por silagem de milho e concentrado em dieta total.

O sistema de criação de bezerras é individualizado e a recria é separada em lotes, de acordo com o peso e a situação reprodutiva das novilhas. O melhoramento genético dos animais é feito com a utilização da inseminação artificial.

Atualmente, a produção média diária da Fazenda Cachoeira do Cervo é de 2.390 litros/média/ano. A propriedade apresenta um leite com altos teores de sólidos e, por isso, seu preço está acima do praticado na região.


Fazenda Pinhal – Elói Mendes/MG

Teodoro e José Roberto Martins
 

De propriedade de Teodoro Teles Martins, as principais atividades da Fazenda Pinhal são leite e café, como nas tradicionais fazendas do Sul de Minas. A propriedade está em atividade desde 1952, e a cafeicultura passou a ser a principal atividade em 1967. Em 1974, iniciou a produção de leite tipo B.

Em 2004, com o início do projeto Educampo começou a reestruturação da atividade leiteira, com organização da escrituração do rebanho, melhoramento genético, adequação da produção de volumosos, gestão dos recursos humanos com divisão em setores e maior capacitação da mão de obra.

Os investimentos em infraestrutura iniciaram em 2009 e a primeira etapa foi finalizada em 2014, com a construção de um free stall para alojar 400 vacas em lactação.

A produção de leite saltou de 3.783 litros/dia, no ano de 2005, para 12.518 litros/dia, em 2015.

Interleite Brasil 2015

O Interleite Brasil 2015 será realizado nos dias 4 e 5 de agosto, no Center Convention, em Uberlândia/MG.

O evento possui uma programação atualizada que abordará temas escolhidos sob uma visão do que é relevante e estratégico para quem quer crescer no leite, alinhando às necessidades do produtor e do técnico. Estão incluídas palestras sobre mercado, sistemas de produção, casos de sucesso, ambiente de negócios, gestão e tecnologia aplicada, além de quatro eventos paralelos premiação do Troféu Impacto; premiação da Taça Brasil de Silagem de Milho para as melhores silagens do país e o jantar para os Top 100 do leite brasileiro).

O Interleite Brasil é realizado pela AgriPoint e conta com o patrocínio master da Itambé; com o patrocínio diamante da Tortuga, Senar/Faemg, Ocemg, OCB, Elanco e Sebrae/DF; com o patrocínio platina da Agroceres, DeLaval, Bayer, Lallemand, CRV Lagoa e Vetoquinol; com a participação da Inabor e o apoio das revistas Leite Integral, Balde Branco, Mundo do Leite, Mundo do Agronegócio, Feed & Food, e da Conavet, SIG Combibloc, CCPR, EMBRAPA, Silemg, Sindicato de Uberlândia (CAMARU), Centroleite, Capal e Projeto Educampo.

Para conhecer a programação completa e fazer a sua inscrição acesse www.interleite.com.br. Participe do maior evento do setor – preços com desconto máximo ainda!

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

AMILSON

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 02/06/2015

Um excelente exemplo de profissionalismo, parabens, preciso aprender com esses feras.
LUIZ F. A. MARQUES

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - PESQUISA/ENSINO

EM 02/06/2015

Os depoimentos de lida dos produtores de leite, ensinam tanto e acrescentam muito aos livros, além de estimular ações para melhorar os procedimentos e adotar inovações técnico econômicas (zootécnicas) no campo.
JANONE LOPES SOARES

EM 01/06/2015

gostei muito da reportagens e estou pesquisando para me tornar um produtor de leite ainda este ano.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures