ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Interleite Brasil 2014: Saiba quem é Rodrigo Bicalho, o pesquisador brasileiro da Cornell University cujo laboratório desenvolveu vacina contra metrite

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 19/05/2014

2 MIN DE LEITURA

0
0
Rodrigo Bicalho é Médico Veterinário pela UFG (2002), tendo feito residência em Medicina Veterinária Ambulatorial e Populacional pela Universidade de Cornell (2005) e PhD em Epidemiologia Veterinária pela Universidade de Cornell (2008). Trabalhou por 2 anos como gerente de rebanho de uma fazenda leiteira no estado do Maine, EUA, e desde 2008 é Professor da Faculdade de Veterinária da Universidade de Cornell (EUA), com foco em medicina veterinária preventiva de rebanhos leiteiros. É um dos jovens brasileiros que atuam no exterior, unindo teoria e prática.

Bicalho virá para o Interleite Brasil 2014, que será realizado em Uberlândia/MG, entre 20 e 21 de agosto próximo (Clique aqui para mais detalhes – inscrições por enquanto com preço promocional).

Ele falará sobre a Interdependência de problemas metabólicos, reprodutivos, sanitários e de manejo em vacas leiteiras, uma de suas áreas de atuação.


Rodrigo respondeu às seguintes perguntas do MilkPoint:

Desde quando você está nos Estados Unidos, e na Cornell University?

Estou nos Estados Unidos desde 2002. Quando cheguei, trabalhei durante o período de um ano em uma propriedade leiteira no estado Maine e logo depois eu fui aceito no programa de residência em Medicina de Produção da Universidade de Cornell. A residência durou um período de dois anos. Após a residência eu dei inicio ao doutorado em Epidemiologia também pela Universidade de Cornell. Foi contratado como professor no Departamento de Medicina de População na Universidade de Cornell em 2008.

O que é diferente no trabalho com fazendas de leite nos EUA e no Brasil?

Existem várias diferenças entre a indústria leiteira Americana e a Brasileira. A mais marcante é o nível de profissionalização.

Quais as áreas de pesquisa que você está envolvido hoje?

A minha pesquisa é muito abrangente, trabalho com varias áreas distintas porém tudo relacionado com gado de leite. Tenho linhas de pesquisa com foco em microbiologia de doenças infecciosas, reprodução, manejo e claudicação.

Você trabalha com a interrelação entre as diversas variáveis de produção e sanidade. Como identificar os fatores de causa e efeito quando há diversas variáveis envolvidas?

Sim. O meu treinamento em epidemiologia serviu como base para eu desenvolver agilidades no campo de bioestatistica e mais recentemente em bioinformática. Essas ferramentas, quando combinadas a um profundo conhecimento da indústria leiteira e dos desafios sanitários e produtivos, nos permite não somente entender as complexas correlações entre fatores de risco, sanidade, e produtividade mas também nos permite criar estratégias que possam ajudar a melhorar a sanidade e consequentemente a produtividade dos rebanhos.

Como os pesquisadores brasileiros são recebidos nos Estados Unidos? você se considera reconhecido pelo seu trabalho?

Pesquisadores brasileiros sao muito bem recebidos nos Estados Unidos. Sim, me considero reconhecido pelo meu trabalho.


Sobre o Interleite Brasil 2014

O Interleite é um dos mais tradicionais eventos do leite no país, sucesso de público e crítica desde 1994.

A edição 2014 conta com grande número de patrocinadores. Itambé, In Vitro Brasil, Sebrae, OCB, Sistema OCEMG, Sistema FAEMG, Dow AgroSciences, Elanco, DeLaval, Agroceres, CRV Lagoa, Lallemand, Bayer, Limagrain e Phibro já confirmaram a participação.

Entre os apoiadores estão a Prefeitura de Uberlândia, Camaru – Sindicato Rural de Uberlândia, Conavet, CCPR-Cooperativa Central dos Produtores Rurais - MG, CALU, Transpondo, Centroleite, SIG, Rabobank e as Revistas Leite Integral, Inforleite, Balde Branco e Mundo do Leite.

Clique aqui para saber mais e garantir a sua inscrição com o melhor preço possível!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint