ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

7 índices de desempenho na sala de ordenha

POR EDUCAPOINT

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 12/01/2018

2 MIN DE LEITURA

1
3

Sistemas de ordenha bem estruturados são indispensáveis para a produção de leite de alta qualidade. Avaliar o desempenho do sistema pode auxiliar na identificação de falhas de manejo de ordenha e oportunidades de redução de custos. 

Mas como saber o que se deve avaliar e se os números estão satisfatórios? Confira agora os 7 principais índices de desempenho e suas metas (aplicáveis para fazendas de médio a grande porte) extraídos do curso online “Índices zootécnicos: econômicos, criação de animais jovens e produção a pasto”, ministrado pelo especialista Marcos Veiga Santos no EducaPoint:

1° Vacas ordenhadas por hora: índice facilmente calculado, basta dividir o total de vacas ordenhadas pelo tempo total da ordenha.
*Metas: para fazendas com ordenha espinha de peixe, o valor estimado é de 60 a 200 vacas por hora. Já em salas de ordenha paralelas o valor é de 80 a 400 vacas/hora.

2° Lotes por hora: número de lotes ou de grupos de vacas ordenhadas de cada lado da sala de ordenha por hora.
*Meta: de 4 a 5 lotes por hora (um novo lote é ordenhado a cada 12’ ou a cada 15’ minutos).

3° Vacas ordenhadas por unidade ou conjunto de ordenha por hora: simples divisão das vacas ordenhadas por hora pelo número total de unidades. 
*Metas: em uma situação de 2 ordenhas/dia com a adequada preparação do úbere, um bom número é de 4.3 a 4.5 vacas por unidade/hora. Já em rebanhos ordenhas 3x/dia o esperado é de 4.8 a 4.9 vacas por unidade/hora.

4° Volume de leite por unidade por hora: total de leite dividido pelo número de unidades de ordenha e pela duração total da ordenha.
*Metas: em duas ordenhas diárias 68kg de leite por unidade por hora, em três ordenhas por dia, a meta é de 55kg de leite por unidade por hora.

5° Fluxo médio de leite (obtidos em gado holandês de média a alta produtividade): ao redor de 3.9 kg/minuto quando há duas ordenhas no dia e 3.0 kg/minuto em situações de três ordenhas diárias.

6° Tempo de ordenha: para vacas de alta produção, uma meta a ser obtida é ordenhar os primeiros 12.5 kg de leite em 4 minutos de ordenha efetiva. Para cada 4.5kg de leite adicional, o tempo adicional é de 30 segundos. 

7° Eficiência do ordenhador: a variação é grande, depende do sistema, do gado, do número de ordenhas, da produtividade das vacas, por isso o número a seguir é bem generalizado, que é de 50 a 100 vacas por ordenhador/hora.

A avaliação desses índices de desempenho permite a identificação de problemas de manejo de ordenha e de situações que necessitam de melhoria. Entre os casos mais comuns de redução do desempenho, está a demora na entrada das vacas na sala de ordenha, a dificuldade de posicionamento da vaca dentro da sala de ordenha (contenção), a preparação da vaca antes da ordenha, a saída das vacas, a mudança de lotes e os problemas de configuração de extratores de teteiras. 

Para ter acesso completo ao conteúdo desse curso que apresenta índices extremamente importantes para o bom andamento da produção leiteira, basta ser assinante do EducaPoint.

Os assinantes têm acesso a este e a TODOS os nossos outros cursos online (já são quase 100 treinamentos). Basta acessar: https://www.educapoint.com.br/checkout/ e escolher o melhor plano de assinatura.

Ou caso prefira, clique aqui para experimentar uma prévia gratuita do EducaPoint!

Mais informações
contato@educapoint.com.br
Telefone: (19) 3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082
Skype: atendimento@educapoint.com.br

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO CARLOS SHELENOR

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 14/01/2018

No TOP 100, desejo saber se é possível, o nº de animais e raça utilizados por produtor na pesquisa. Obrigado, Antonio Carlos Shelenor.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures