ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entrevista com Flávia Fontes, idealizadora do Simpósio Internacional Leite Integral

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 26/01/2016

2 MIN DE LEITURA

2
0

Entre os dias 06 e 07 de abril acontecerá em Curitiba o 6º Simpósio Internacional Leite Integral com o tema "Manejo e precisão em sistemas de produção de leite". Flávia Fontes, idealizadora e coordenadora geral do evento deu essa entrevista exclusiva ao MilkPoint. Confira:

Flavia Fontes


MilkPoint - Como surgiu a ideia de fazer um evento internacional da Revista Leite Integral?

Flávia Fontes - A ideia surgiu como forma de agregar um produto inovador ao portfólio da revista.

MP - O que você considera inovador no simpósio, já que existem vários outros eventos relacionados à pecuária leiteira?

FF - A pecuária leiteira do Brasil, felizmente, conta com vários excelentes eventos todos os anos. Mas, o Simpósio Leite Integral, diferentemente dos demais, tem sempre um tema específico a cada ano, o que permite uma verdadeira imersão dos participantes em um assunto de grande relevância. A primeira edição, em 2011, teve como tema a criação de bezerras. Nunca havia sido realizado no Brasil um evento que tratasse apenas de animais jovens. Em 2012, o tema foi "Bem-Estar e Imunidade", repetindo o ineditismo da primeira edição. Em 2013, fizemos um evento no qual todos os palestrantes eram extensionistas ou consultores, gerando uma grande troca de experiências sobre manejo entre os participantes. Em 2014, atendendo a inúmeros pedidos, repetimos o tema criação de bezerras. A última edição, tratou do período de transição, com recorde de público.

MP - Esse ano o tema será "Manejo e automação em sistemas de produção de leite". Por que foi escolhido?

FF - Nosso objetivo com esse tema é desmistificar a automação. Automação vai muito além de ordenha robotizada ou alimentadores automáticos para bezerras! A automação pode ser o caminho para viabilizar pequenos sistemas de produção! A utilização de tecnologias pode ser uma grande aliada também em pequenas propriedades e onde a mão-de-obra é muito cara ou desqualificada. Os dados gerados, quando se utiliza sistemas automatizados, podem ser de grande valia nas tomadas de decisão nas fazendas e na gestão como um todo. Mas, mais que isso, queremos mostrar a importância de um manejo adequado e o quanto aliar manejos adequados e as tecnologias indicadas para a realidade de cada propriedade pode trazer incrementos de produtividade e lucratividade para os sistemas de produção.

MP - O evento contará também com um curso pré-simpósio da Cow Signals. Fale um pouco sobre a programação desse curso.

FF - Pela primeira vez no Brasil, teremos a oportunidade de passar 8 horas, aprendendo e discutindo com Joep Driessen, fundador da Cow Signals, uma empresa holandesa de treinamento e consultoria em comportamento e boas práticas de manejo na pecuária leiteira, considerada referência mundial em comportamento, bem-estar e manejo de rebanhos. Com trabalhos em 55 países, incluindo as áreas de reprodução, sanidade e nutrição, a CowSignals tem como objetivo principal ensinar a produtores e técnicos a interpretação dos sinais comportamentais dos animais, visando melhorar o manejo e, com isso, índices produtivos, reprodutivos e de bem-estar.

MP - Por que as pessoas deveriam participar dessa edição do Simpósio Leite Integral?

FF - Em 2016, a Revista Leite Integral comemora 10 anos, e queremos que essa sexta edição do Simpósio seja memorável. Por isso, estamos preparando um evento para encantar os participantes em todos os sentidos. Quem for, verá!

"Automação vai muito além de ordenha robotizada ou alimentadores automáticos para bezerras! A automação pode ser o caminho para viabilizar os pequenos sistemas de produção!"


logo-patrocinadores-simposio-leite-integral
 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JAVIER ORTIZ R.

SANTA CRUZ DE LA SIERRA - SANTA CRUZ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 02/02/2016

Parabens Flavia, suscesso
MARIA THEREZA REZENDE

CAMPOS ALTOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 27/01/2016

Parabéns Flávia Fontes,

a Revista Leite Integral sempre visionária!!!

Evento Imperdível!!!
MilkPoint AgriPoint