ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Criação Eficiente de Bezerras e Novilhas

POR CARLA MARIS MACHADO BITTAR

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 16/02/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0

A criação de animais de reposição é sempre apontada como o segundo maior custo dentro dos sistemas de produção de leite. Sendo assim, a busca por eficiência na produção e nos índices zootécnicos de criação deve ser uma das metas destes sistemas. Produzir animais de alta qualidade para repor vacas do rebanho que estejam sendo descartadas, pelos mais diversos motivos, não é tarefa simples. A fase de aleitamento tem um custo diário elevado devido à dieta líquida, a qual representa no mínimo 70% do custo variável com estes animais.

Esta fase é ainda marcada pela importância do fornecimento de colostro, o qual garante altas taxas de sobrevivência, menor ocorrência de doenças e adequado crescimento dos animais. Embora esta seja uma prática de importância conhecida, ainda é muito negligenciada em pelo menos um dos seus pilares: 1) tempo para fornecimento; 2) qualidade do colostro fornecido; e 3) volume fornecido. O fornecimento de maiores volumes de colostro pode inclusive aumentar o potencial de produção futuro destes animais.

A escolha da melhor dieta líquida, assim como o volume de fornecimento, muitas vezes passa não apenas por questões técnicas, mas também financeiras, sendo hoje um dos assuntos mais discutidos na pesquisa com animais em aleitamento. Existem diferentes sistemas de aleitamento e cada um tem sua aplicação de acordo com características próprias do sistema de produção. Aleitar animais de acordo com o sistema convencional, fornecendo 4 L/d e concentrado à vontade, resulta em taxas de crescimento medianas, mas ainda adequadas, sendo a bezerra desaleitada a um custo bastante reduzido. Por outro lado, o sistema de aleitamento intensivo, com fornecimento de 6 até 12L/d, permite a produção de animais mais pesados, mas a um custo mais elevado. No entanto, este investimento pode trazer grande retorno uma vez que estes animais aumentam seu potencial de produção de leite. Neste sistema os animais têm taxas de crescimento mais elevadas, mas muitas vezes ocorre atraso no consumo de concentrado e consequentemente no desenvolvimento ruminal, de forma que sua adoção de pende de ajustes de manejo.


Imagem 1. Bezerras em alojamentos individuais

A manutenção do desempenho animal após a fase de aleitamento também não é tarefa fácil e muitos produtores perdem o investimento feito com a dieta líquida quando os animais perdem peso após o desaleitamento. As perdas de peso logo após o desaleitamento estão sempre associadas ao inadequado desenvolvimento ruminal dos animais. Estes animais, por não serem ainda capazes de assumir a dieta de um ruminante adulto, acabam perdendo peso.

A fase de novilha tem um custo diário bem menor que a fase de aleitamento, mas por ser mais longa, tem maior impacto no custo final dos animais. Recriar novilhas com dietas ajustadas e adequadas taxas de ganho de peso também pode trazer benefícios para o potencial de produção de leite destes animais. A pesquisa mostra que existem limites nas taxas de crescimento destes animais para que o desenvolvimento da glândula mamária não seja prejudicado.

Estes e outros temas importantes da criação de bezerras e novilhas serão tratados no curso online “Criação eficiente de bezerras e novilhas”, com a instrutora Carla Bittar.

Não perca esta oportunidade para tirar dúvidas com uma das maiores especialistas em manejo de bezerros leiteiros!

Aproveite e conheça a nova plataforma de cursos online da AgriPoint, o EducaPoint:  https://www.educapoint.com.br/
 

Ou entre em contato:
(19) 3432-2199
contato@agripoint.com.br
Whatsapp (19) 99817- 4082

Patrocínio:
 


 

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

CARLA MARIS MACHADO BITTAR

Prof. Do Depto. de Zootecnia, ESALQ/USP

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint