ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conceitos atualizados e novas tecnologias em criação de bezerras e novilhas será tema de palestra do Interleite Brasil 2015

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 12/06/2015

3 MIN DE LEITURA

1
0

 A criação de bezerras e novilhas é um dos gargalos de muitos sistemas de produção de leite, afetando a eficiência zootécnica do rebanho e, consequentemente, o custo de produção de maneira significativa.

Por isso, o Interleite Brasil 2015 traz em sua programação a palestra da engenheira agrônoma Carla Maris Machado Bittar, com o tema “Conceitos atualizados e novas tecnologias em criação de bezerras e novilhas”. A palestrante é professora do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, tendo obtido seu Master of Science pela University of Arizona (EUA) e concluído o doutorado em Ciência Animal e Pastagens na ESALQ. Conduz trabalhos de pesquisa na área de Nutrição, Manejo e Metabolismo de animais de reposição, orientando alunos de graduação e pós-graduação.

Carla foi a palestrante com a melhor avaliação pelo público no Interleite Brasil 2014.
 


Carla Bittar explica que o principal erro cometido na criação de bezerras é não garantir adequada colostragem a estes animais, prejudicando todo o sistema de produção à medida que se tem maiores taxas de mortalidade e morbidade (taxa de animais doentes). “A colostragem é de extrema importância para o sucesso da criação de animais de reposição. O fornecimento do colostro deve ser controlado, ocorrendo o mais rápido possível após o nascimento, uma vez que o animal vai perdendo a capacidade de absorver os anticorpos com o tempo. O colostro também deve ser de alta qualidade e a quantidade controlada”, explica.

A palestrante acrescenta ainda que animais que sobrevivem mesmo com baixa transferência de imunidade passiva apresentam taxas de crescimento reduzidas, por estarem sempre doentes, e aumentam o custo de produção, associado ao maior uso de medicamentos e mão de obra com tratamentos.

Outros erros cometidos na criação de bezerras e novilhas estão associados à falhas no processo de desaleitamento e também no manejo de instalações dos animais.

 

 


Em sua palestra no Interleite Brasil 2015, Carla Bittar mostrará os métodos de monitoramento da eficiência dos protocolos de colostragem, seja por meio da estimativa da qualidade do colostro ou na avaliação de transferência de imunidade passiva. Além disso, tratará dos diferentes manejos alimentares que vem sendo utilizados, tendo como foco os efeitos dos maiores volumes de dieta líquida fornecida no consumo de concentrado por bezerras e novilhas.

Carla Bittar também é colunista do Radar Técnico Animais Jovens do portal MilkPoint e instrutora do Curso Online da AgriPoint "Aleitamento de bezerras com sucedâneos lácteos”, que começará em  17 de agosto de 2015. 

Interleite Brasil 2015

O evento possui uma programação atualizada que abordará temas escolhidos sob uma visão do que é relevante e estratégico para quem quer crescer no leite, alinhando às necessidades do produtor e do técnico. Estão incluídas palestras sobre mercado, sistemas de produção, casos de sucesso, ambiente de negócios, gestão e tecnologia aplicada, além de quatro eventos paralelos (4º Encontro MilkPoint para a Indústria de Laticínios: mercado, consumo e supply chain; premiação do Troféu Impacto; premiação da Taça Brasil de Silagem de Milho para as melhores silagens do país e o jantar para os Top 100 do leite brasileiro).

O Interleite Brasil é realizado pela AgriPoint e conta com o patrocínio master da Itambé; com o patrocínio diamante da Tortuga|DSM, Senar/Faemg, Ocemg, OCB, Elanco e Sebrae; com o patrocínio platina da Agroceres, DeLaval, Bayer, Lallemand, CRV Lagoa e Vetoquinol; com a participação da Inabor e o apoio das revistas Leite Integral, Balde Branco , Feed & Food, Mundo do Leite, Mundo do Agronegócio, da Conavet, SIG Combibloc, , CCPR, EMBRAPA, Silemg, Sindicato de Uberlândia (CAMARU), Centroleite, Capal, Sebrae Educampo e Prefeitura de Uberlândia.

Para conhecer a programação completa e fazer a sua inscrição acesse www.interleite.com.br. Aproveite o desconto máximo e faça já a sua inscrição! Participe!

 

 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JANONE LOPES SOARES

EM 12/06/2015

eu li a reportagens e gostei muito do assunto se puder eu irei a uberlandia  .
MilkPoint AgriPoint