ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Como elaborar custo de produção, identificar o retorno sobre o capital investido e índices de rentabilidade?

Saber o custo de produção do leite produzido já se mostrou obrigatório para a viabilidade da atividade. Não saber quanto se ganha inviabiliza negociações com os compradores, revisão dos projetos e ajustes técnicos no negócio e, o mais importante: impossibilta responder se sua atividade é um bom negócio.

Mas como elaborar e implementar uma planilha de custo? Quais índices de rentabilidade mostram os resultados da empresa e precisam ser avaliados? O que é custo operacional efetivo, custo operacional total e custo total da empresa? Qual o retorno que você tem do capital investido?

Muito além de apenas falar a importância do custo para a sustentabilidade da produção, você deve aprender a metodologia de como elaborá-lo.

Esse será um dos temas centrais da apresentação do professor Dr. Sebastião Teixeira Gomes, da UFV e Christiano Nacif, coordenador do Educampo, Sebrae, a ser dada no evento gerencial AgriPoint Gestão Leite, abordando:

  • conceitos teóricos sobre o cálculo dos custos de produção

  • particularidades da atividade leiteira em relação ao controle de custos

  • aspectos críticos para a correta coleta de custos

  • interpretação e análise dos dados

  • comparação do leite com outras atividades

  • intensificação e gestão de riscos

  • considerações sobre softwares de controle de custos


O professor Sebastião Teixeira Gomes foi extensionista durante oito anos da EMATER/MG, adquirindo experiência prática e vivência de campo na produção leiteira. Entre 1974 e 1976 realizou seu mestrado em extensão rural pela UFV para, em 1986, defender sua tese de doutorado em economia pela USP.

Desde 1977 é professor da Universidade Federal de Viçosa, onde ocupa o cargo de professor titular desde 1993. Com centenas de artigos publicados em sites, revistas e jornais, além de livros sobre o tema, é um dos maiores especialistas em custos e sistemas de produção de leite e consultor do Projeto Educampo, do Sebrae/MG.

O outro instrutor deste treinamento é o zootecnista Christiano Nascif, coordenador técnico do Programa de Gerenciamento da Pecuária Leiteira da Região de Viçosa, exercendo a mesma responsabilidade no Programa Educampo do Sebrae/MG, projeto que soma em Minas Gerais 40 grupos de produtores de leite, com um total de 1.055 produtores de leite no estado, a além da presença em outros estados como Mato Grosso do Sul, Goiás, Espiríto Santo, Tocantins e Alagoas.

Experiência e informação prática e de campo estará à disposição dos participantes por meio destes dois importantes profissionais especialistas em gerenciamento de fazendas e controle de custos de produção.



Para debater com ambos instrutores, o economista e chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Dr. Paulo do Carmo Martins e o produtor e cooperado da Capul, Sr. Demilson Carvalho Rodrigues contribuirão com suas experiências.

* Para saber mais sobre os debatedores, clique aqui

Evento: AgriPoint Gestão Leite 2006
Promoção: AgriPoint Consultoria/site MilkPoint
Patrocínio Master: Itambé
Data: 24 a 26 de agosto
Local: Uberlândia/MG
Contato: telefone (19) 3432-2199
Site: www.milkpoint.com.br/gestao/

0

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.