ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Começa hoje o curso online sobre Compost Barn, ainda dá tempo de participar

POR ADRIANO SEDDON

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 21/02/2014

4 MIN DE LEITURA

14
0
Vacas felizes produzem mais, pessoas felizes também! É sempre com essa expressão que começo a falar sobre conforto animal. Ultimamente, conforto animal virou um dos temas mais discutidos na pecuária leiteira, esse tema é extremamente amplo e envolve aspectos dentro e fora da fazenda.

A imagem de vacas em um pasto verde correndo felizes é diferente da real imagem de nossas explorações leiteiras. Cada vez mais a informação sobre as práticas porteira a dentro são conhecidas pelo grande público e com certeza a cobrança será cada vez maior em relação ao bem estar animal.

É de conhecimento geral que fatores como sombra, tipo da superfície, acesso a alimento e água e estresse térmico estão intimamente correlacionados à produção, reprodução, imunidade e longevidade de nossas vacas. Mas esse é apenas um lado dessa história.

Nosso negócio como qualquer outro sofre a concorrência por mão de obra. Sempre me deparo com gerentes e proprietários reclamando sobre a qualidade da mão de obra e a crescente dificuldade em obtê-la, por mais baixa que seja sua qualificação. Minhas perguntas são: Quem quer acordar as 4:00 da manhã para andar num corredor cheio de lama e ordenhar vacas que estarão sujas dessa lama? Quem quer fazer a mesma tarefa inúmera vezes sabendo que a chance de sucesso é baixa? Quem quer ser cobrado por realizar processos críticos sem ferramentas adequadas? Nosso setor sofre de escassez de mão de obra, ou nossa atividade não oferece o que o colaborador deseja? Todas essas questões são relevantes e devem fazer parte do planejamento do negócio leite.

O Compost Bedded Pack é uma alternativa ao confinamento de vacas que pode oferecer uma solução não só ao conforto animal, mas também ao conforto de nossos colaboradores e facilitar a implementação de rotinas dentro da fazenda.



Histórico
O sistema de Compost Bedded Pack foi criado por produtores em meados dos anos 80 nos EUA, mas só a partir de 2001 começa a ser difundido em ampla escala. O sistema trata de uma variante do Bedded Pack, ou cama sobreposta, onde toda vez que a cama estava muito suja de esterco se acrescentava um pouco mais afim de servir como uma barreira física entre a vaca e o esterco. A diferença entre os dois sistemas é, como o próprio nome diz, a compostagem: no Compost Bedded Pack o esterco é misturado à cama e revolvido duas ou três vezes ao dia incorporando ar e permitindo a saída da umidade em forma de vapor, formando o composto.
Nesses dois anos implantando o sistema no Brasil respondemos muitas perguntas, abaixo as mais frequentes:

Qual os materiais que podem ser usados na cama e quais as características necessárias?
O material usado na cama deve ter uma grande quantidade de carbono disponível, apresentar uma boa capacidade de absorver água, ser resiliente à compactação e com oferta abundante. Os materiais mais abundantes no Brasil e já testados são: serragem, casca de amendoim, casca de café, palha de soja ou feno (finamente picado) e casca de arroz. Outros materiais encontrados regionalmente podem ser usados, mas deve-se sempre testá-los antes.

Quanto devo esperar de aumento na produção das minhas vacas?
Estudos demonstraram que 89% das propriedades que mudaram seus rebanhos para esse sistema tiveram um incremento na produção de leite de 395 a 1333 l/vaca por ano. Apesar de não termos nenhum estudo no Brasil nossa experiência demonstrou que os ganhos são maiores nas fazendas brasileiras se comparadas com as americanas, isso se deve ao fato de na maioria das fazendas americanas a transição ter sido de um sistema de Free Stall ou Tie Stall para o Compost Bedded Pack.

Tenho uma grande quantidade de vacas mancas, o Compost diminuirá esses problemas?
Sim, o Compost proporciona uma superfície macia, as vacas ficam deitadas por mais tempo garantindo que a presença de vacas mancas seja baixa. Em fazendas com free stall o alojamento das vacas mancas em um Compost é uma boa opção para diminuir o descarte de vacas.

Qual o impacto do compost sobre a saúde da glândula mamária?
As pesquisas demonstraram que a CCS do rebanho diminuiu em 67% das fazendas que fizeram a transição para o compost, sendo que em 43% delas a redução foi significativa.
Existe uma grande correlação entre a qualidade da cama e a ccs do rebanho, camas bem manejadas, bem compostadas e secas levam a rebanhos com ccs baixa.

A compostagem diminui a quantidade de bactérias na cama?
A compostagem não atinge temperatura suficiente para reduzir significativamente o crescimento bacteriano, mas a compostagem é o principal agente de secagem da cama.

Posso agregar algum material como cal na cama para diminuir a quantidade de bactérias?
Não, devemos preservar as bactérias pois o calor produzido pela fermentação aeróbica é o principal fator de diminuição de umidade na cama.

Se quiser saber mais, aproveite a oportunidade de participar da nova edição do Curso Online “Compost Barn (Bedded Pack) no confinamento de vacas leiteiras” com inscrições abertas até dia 31/03. O instrutor Adriano Seddon ensinará como implantar e como manejar a cama de compostagem, além de tirar dúvidas através do fórum e conferência online.



Adriano Seddon
é médico veterinário formado em 2005 pela FMVZ Unesp Botucatu. Em 2007 fundou a Alcance Rural Ltda., focando consultoria em gestão e assistência veterinária a explorações leiteiras. Em 2011 introduziu o Sistema Compost Bedded Pack em diversas propriedades brasileiras.





Para mais informações sobre o curso: clique aqui!
 

14

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ADRIANO SEDDON

ITAPEVA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/05/2014

Nico,

Sim a maioria da literatura se refere a gado holandês com produção de 25 a 35 lts/dia.

Eu recomendo começar com 10m² para o Jersey pois a cama será mais fácil de manejar e as reposições menos frequentes. Conforme se sentir seguro no sistema você poderá chegar em 8m² por vaca jersey.Abraço.
NICO

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/05/2014

Boa Tarde Adriano,

Estou montando uma leiteria aqui no Paraná, e tenho grande apreço pelo Compost Barn, mas em todas as literaturas que encontre a área por animal esta entre 6m²-20m² acredito que seja devido a situações climáticas, tipo de material a ser usado para a cama, raça animal entre outras. Você poderia me ajudar a determinar uma área por animal recomendada para a minhas condições? A cidade Arapoti-PR, Tipo de material serragem de pinos, e a Raça seria o gado Jersey ( Acredito de quase 100% dos estudos e dimensões são para Holandês e para o gado Jersey ?)

Agradeço a atenções desde já...
ADRIANO SEDDON

ITAPEVA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/03/2014

Rudolf,

Se as vacas ficarem apenas durante o dia no barracão a área pode ser reduzida até 8m² por animal, abaixo disso a compactação é grande e a cama não funciona bem. Algum dos problemas dessa prática são:

1) Durante períodos chuvosos você soltará as vacas na lama?

2) A eficiência de pastejo é relativamente baixa, se questione sobre a viabilidade de entregar a forragem no cocho e ter mais vacas por área.  
RUDOLF BRAND SCHEIBLER

SANT'ANA DO LIVRAMENTO - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/03/2014

adriano, gostaria de saber se em um sistema onde as vacas permanecem somente a noite sobre a cama, a área por animal recomendada (10 m2) poderia ser reduzida? a para quanto?

muito obrigado desde já.
ARNO RICARDO GOELZER

QUINZE DE NOVEMBRO - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/03/2014

Parabéns técnicos do setor, produtor de leite não deve fazer experiência devemos investir na experiência. Aki em Quinze de Novembro- RS estão  sendo implantado cerca de cinco. Os k estão em funcionamento estão elogiando muito . Parabéns mas temos k ter mais pesquisas custeadas pelo governo à vocês.
ADRIANO SEDDON

ITAPEVA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/02/2014

Paulo, esse foi o primeiro que fizemos dessa maneira. Está funcionando muito bem, o manejo da cama na beirada da cama é mais intensivo assim como o consumo de cama nessa área.
ADRIANO SEDDON

ITAPEVA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/02/2014

Fabiano, é uma boa alternativa, mas como falei anteriormente o caminho das vacas até o piquete é muito importante. O compost oferece conforto e sombra mas como qualquer sistema de confinamento ele não é uma solução contra o stress térmico. Devemos associar ventiladores e água.
MARIA BEATRIZ TASSINARI ORTOLANI

PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 26/02/2014

Olá Gabriel e Alberto,

Aproveitem para fazer a sua inscrição no curso que começa agora no dia 10/03. Além das aulas, haverá materiais complementares sobre o assunto e o professor Adriano vai responder todas as questões. Ainda haverá um vídeo mostrando um exemplo de fazenda que utiliza esse sistema!.

Para fazer a inscrição clique nesse link  https://www.agripoint.com.br/curso/compostagem/ e garanta sua vaga!

Abraços
PAULO ROCHA

LAGOA FORMOSA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/02/2014

Adriano.



Esse galpão da foto não tem pista de alimentação.



Eu gostaria de saber como ele está funcionando,  e o que muda em relação aos galpões que tem área cimentada nos comedouros.



Um abraço.



Paulo
ADRIANO SEDDON

ITAPEVA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/02/2014

Gabriel,

O sistema de Compost pode ser utilizado dessa maneira, a principal recomendação quando usamos sistemas mistos é manter os corredores em boas condições. De nada adianta a vaca ficar confortável e limpa durante o dia e durante a noite sair em corredores cheios de lama.
ADRIANO SEDDON

ITAPEVA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/02/2014

Alberto, sem dúvida qualquer sistema que forneça conforto aos animais irá melhorar a produção , o interessante desse sistema é fornecer um grande conforto a um custo relativamente baixo. O trabalho em questão demonstrou um incremento na produção sendo que a maioria das vacas estavam em um sistema de free stall ou tie stall, quando fazemos a transição de um sistema que não oferece nenhum conforto para um que oferece muito conforto o aumento de produção é extraordinário.
FABIANO S PEREIRA

TANQUINHO - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/02/2014

Olá Adriano , estou enfrentando sérios problemas com dias muito quentes , reduzindo a produção de 20,5 lts/vaca para 18 lts/vaca dia. Meu caso é semelhante do Gabriel  , seria uma boa alternativa manter as vacas  durante o dia no galpão estilo compost barn?
ALBERTO DUDA

PONTA GROSSA - PARANÁ - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA A PRODUÇÃO

EM 25/02/2014

Assunto muito interessante e que merece muitos estudos. Com relação as 89 % das propriedades estudadas que tiveram aumento na produção devemos tomar cuidado, pois os incrementos são variados e vai depender muito da situação real dos animais, ou seja, nenhum sistema vai ser útil se o criador não tiver o mínimo de conforto no sistema atual. Este incremento também poderá ocorrer se se as vacas forem para um free stall.
GABRIEL ALVES CARVALHO

TERESINA - PIAUÍ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/02/2014

Oi Adriano, estou pretendendo instalar um sistema de produção que envolve o Compost Barn, em minha fazenda que fica no interior do Maranhão em extremo com o Piauí.  Seria um modelo de semi-confinamento onde as vacas nas horas mais quentes do dia ficariam no galpão estilo compost barn, e durante a noite iriam para pastejar (tendo em vista um clima mais fresco). Você pode me dar alguma dica? O que você acha desse modelo que pretendo adotar?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures