ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Ainda dá tempo de tirar suas dúvidas sobre controle e prevenção de mastite bovina com Marcos Veiga

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 24/11/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
A mastite bovina é uma doença responsável por grandes prejuízos econômicos em rebanhos leiteiros. São muitos os fatores causadores de mastite e nem sempre é fácil identificá-los e controlá-los. Neste sentido, são comuns as dúvidas relacionadas ao assunto.

Um dos maiores especialistas em controle e prevenção de mastite bovina, o prof. Marcos Veiga, respondeu as dúvidas de mais de 150 alunos durante as últimas edições do Curso Online "Aumente o lucro pelo controle e prevenção da mastite bovina".

Confira abaixo algumas das dúvidas respondidas por Marcos Veiga:

Aluno- Considerando que já foi realizado CCS individual no rebanho, CMT para detecção dos quartos afetados e coletado material para cultura, é necessário a espera do resultado da cultura que pode demorar até 20 dias para iniciar o tratamento dos casos com CCS individual acima do limite?

Marcos Veiga- "Eu recomendaria aguardar o resultado da cultura, pois o investimento do tratamento é muito alto. Quando é feito o tratamento somente com base na CCS, existe um risco alto de tratar vacas que não haveria necessidade na cultura ou, o contrário, pois, a CCS apresenta uma especificidade de 70-80%."

Aluno- Na coleta de amostra para a CCS individual eu devo coletar uma maior parte do leite na ordenha da manhã e outra parte na ordenha da tarde. No próprio frasco da clínica há marcação que daria para mensurar o volume coletado. Ou apenas uma amostra do leite total da ordenha da manhã é suficiente para amostra?

Marcos Veiga- "A coleta ideal de amostras de leite de vacas individuais para análise de CCS deveria ter um volume proporcional de leite de cada ordenha/dia. Sendo assim, no caso de duas ordenhas, o ideal seria coletar aproximadamente 50% da amostra da ordenha e 50% da ordenha da tarde. O mesmo se aplicaria a rebanhos com 3 ordenhas. Este é o procedimento que usamos para fins de pesquisa.

No entanto, em fazendas leiteiras, pode-se realizar a coleta de uma ordenha (p. ex. pela manhã), no entanto, a amostra deve ser representativa de toda a ordenha. Isto pode ser obtido quando se usa um coletor próprio ou medidor de fluxo de leite. Existe uma variação de CCS durante a ordenha, sendo que no início e final da ordenha a CCS é mais elevada."

Aluno- As vacinas preventivas para a mastite (até as curativas) que existem no mercado, quando utilizadas em rebanhos, podem alterar o CMT pelo aumento esperado de resposta imunológica da vaca?

Marcos Veiga- "Os estudos sobre resultados de vacinas, não indicam que ocorre aumento da CCS. A principal forma de resposta que foi medida nestes estudos é o aumento das imunoglubulinas (anticorpos) e não de CCS. Neste caso, eu não esperaria aumento da CCS ou do CMT em função do uso de vacinas contra mastite."



E você, já teve dúvidas no controle e prevenção de mastite? Teve alguma dificuldade para determinar o melhor tratamento? Ou realizar o correto diagnóstico?


Uma nova edição do Curso Online "Aumente o lucro pelo controle e prevenção da mastite bovina" com Marcos Veiga  já começou e ainda dá tempo de participar!

Aproveite esta oportunidade de esclarecer suas dúvidas e reduzir a ocorrência de mastite em rebanhos leiteiros, reduzindo os prejuízos econômicos dos tratamentos, descarte de leite e até mesmo o descarte de vacas.

Para conferir a programação completa e participar clique aqui!

Ou entre em contato:
cursos@agripoint.com.br
(19)3432-2199
Whatsapp (19) 99817- 4082

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint