ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

AgriPoint Gestão Leite 2008 discutirá sistemas de produção sustentáveis

NOTÍCIAS AGRIPOINT

EM 27/03/2008

2 MIN DE LEITURA

0
0
Discutir barreiras e oportunidades relacionadas à questão ambiental, aplicadas ao setor lácteo é o principal objetivo da segunda edição do evento AgriPoint Gestão Leite, idealizado pela AgriPoint e que será realizado em Uberlândia, Minas Gerais, entre 31 de julho e 02 de agosto.

"Temas como sustentabilidade ambiental estão entrando definitivamente na agenda do agronegócio, sendo oportuno e necessário trazê-los também para o leite, uma vez que as preocupações ambientais influenciarão cada vez mais os negócios", explica Marcelo Pereira de Carvalho, diretor executivo da AgriPoint e coordenador do evento.

O programa está dividido em cinco painéis. No primeiro, o objetivo é contextualizar a influência do meio-ambiente nos negócios envolvendo o agronegócio. Participarão o coordenador dos programas de agricultura e meio ambiente da WWF-Brasil, Luis Fernando Laranja da Fonseca, o diretor geral do Icone, André Meloni Nassar, a analista de risco ambiental do ABN AMRO, Cristiane Ronza e a superintendente do Instituto ARES, Meire Ferreira. Nesse painel, pretende-se mostrar como a questão ambiental afeta os negócios e como segmentos do agronegócio estão lidando com essa nova e relevante variável.

O segundo painel envolve mudanças climáticas: abordará tanto os efeitos que as mudanças climáticas podem ter na geografia da produção de leite no mundo, como possíveis contribuições da atividade para o aquecimento global, apresentando práticas adequadas sob a ótica ambiental.

Nessa mesma linha, o terceiro painel discutirá a sustentabilidade dos sistemas de produção e conceitos atualizados em novas alternativas como sistema silvipastoris, integração lavoura-pecuária de leite e sistemas de produção orgânicos. "Nosso intuito é apresentar o que há de ciência e de aplicação prática nesses temas, sob a ótica da sustentabilidade", informa Marcelo. Especialistas como Odo Primavesi, da Embrapa Pecuária Sudeste, Pedro Braga Arcuri e Roberta Carnevalli, da Embrapa Gado de Leite e Moacy Corsi, da ESALQ/USP, participarão desse módulo.

O quarto painel tratará de novos temas na agenda do setor, como comercialização de créditos de carbono e utilização de biodigestores para geração de energia, com um enfoque aplicado e econômico. "Nosso intuito aqui é trazer empresas que trabalham com esses projetos para que apresentem suas soluções ao mercado", diz Marcelo.

O quinto painel consistirá de um workshop especial, no dia 02/08, com o professor Francisco Cecílio Viana, da UFMG, que abordará os conceitos atualizados de manejo de dejetos orgânicos e inorgânicos e de gestão da água e mananciais hídricos.

"Nunca antes esses temas foram tratados em um único evento e de forma tão abrangente pelo setor", explica Marcelo. Por isso, a organização espera cerca de 700 pessoas, entre produtores, técnicos e laticinistas, uma vez que a questão ambiental influenciará toda a cadeia de produção. A cooperativa Itambé já confirmou a participação como patrocinadora master, bem como as empresas DeLaval, Kera Nutrição Animal e Bayer.

A partir de final de abril, as inscrições poderão ser feitas pela internet.

Evento: AgriPoint Gestão Leite 2008
Promoção: AgriPoint Consultoria/site MilkPoint
Patrocínio Master: Itambé
Data: 31 de julho a 02 de agosto
Local: Uberlândia/MG
Contato: telefone 19 3432-2199; email eventos@agripoint.com.br

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.