ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Proteja a lona da radiação solar

POR THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 29/04/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Nos últimos meses muitos produtores brasileiros confeccionaram silagens para serem utilizadas ao longo do ano. Então, o alimento se encontra sob condição de estocagem sendo protegido, na maioria das condições, por somente um filme plástico (popularmente chamado de lona).

Desse modo, é importante compreender que a lona é o divisor entre o ambiente interno e externo do silo, ou seja, é um componente que adquire a ‘responsabilidade’ de evitar que a silagem tenha contato com ar, pois o oxigênio presente neste ativa os micro-organismos indesejáveis, vindo a deteriorar o alimento. Este processo pode ser visualizado na prática por meio da camada superior da massa de silagem que se torna de coloração escura e com presença de mofos.

Todo material que fica sob o sol deve ser tratado com um aditivo antirraios ultravioleta, pois os mesmos danificam as propriedades físicas e químicas. Portanto, toda lona deveria ser tratada com este aditivo pela indústria de modo que ao longo da estocagem as suas propriedades não fossem perdidas. Porém, algumas marcas não utilizam este produto porque o mesmo eleva os custos do plástico no mercado. O correto seria haver uma fiscalização; contudo, este tipo de procedimento não é realizado no Brasil. Desse modo, há lonas com e sem aditivo anti-UV no comércio.

Para que o produtor possa se proteger desse ‘dano’ causado a ele, se recomenda que algum material seja colocado sobre a lona para que a mesma não receba proteção direta da radiação solar. O material mais popular é a terra; porém, é complexo maneja-la, principalmente quando há muitos silos na propriedade, além deste produto contaminar a silagem. O importante, a saber, é que não há regras quanto ao melhor material a ser depositado sobre o plástico. Cada produtor pode posicionar aquilo que possui na propriedade, tal como subprodutos, areia, material vegetal, cascalho, entre outros. Cuidar da lona ao longo da estocagem é considerado chave para que a silagem tenha qualidade satisfatória.

Concurso Taça Brasil de Silagem de Milho

Devido ao sucesso alcançado com o Concurso Taça Brasil de Silagem de Milho lançado no ano passado, o MilkPoint, em parceria com o laboratório 3rLab, realizará mais uma edição do concurso neste ano objetivando identificar e homenagear os produtores das melhores silagens de milho do Brasil.

Vale a pena lembrar que as 20 melhores silagens ganharão destaque sendo expostas no Interleite Brasil que ocorrerá nos dias 03 e 04 de agosto em Uberlândia/MG. Além de ganhar cortesia para o evento, o ganhador terá uma matéria exclusiva na revista Leite Integral e no portal MilkPoint. Fique atento, acompanhe as novidades e participe! Não perca a oportunidade de mostrar que sua silagem está entre as melhores do Brasil!

Quer saber como participar? Acesse o hotsite do concurso, entenda as etapas e não perca essa chance.

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint