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O uso de queijos no food services - muito além da muçarela na pizza!

ROBERTO DENUZZO

EM 04/04/2017

2 MIN DE LEITURA

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Observando os cardápios dos restaurantes e lanchonetes no Brasil em comparação com outros mercados, fica evidente o longo caminho que temos a percorrer com relação ao consumo de queijos na alimentação fora de casa. Talvez o único segmento no qual o “sabor queijo” tenha a dominância devida no Brasil é o das pizzarias, onde a muçarela reina absolutamente como o sabor preferido. 

muçarela - pizzas - food service

Provavelmente existem várias causas para esta situação, tanto oriundas dos operadores de food services, como do próprio setor lácteo, cuja oferta fica sempre concentrada nos produtos mais básicos, além claro do consumidor, sempre “culpado” pelo baixo consumo. Mas vejamos fatos que estão contribuindo para o aumento do consumo:

Entradas e petiscos: o famoso couvert em diversos países incluem variedades de queijos, fazendo parte da rotina, como:

- Stickers de muçarela empanados ou puros – servidos com molhos de “dip” - são sucesso garantido;
- Cream cheese porcionado – como alternativa a manteiga/margarina – é um “up grade natural para o couvert;
- Burratas – cada vez mais presentes, são uma opção para um segmento mais nobre;
- Molhos à base de queijos como gorgonzola e/ou cheddar – nesse caso, são os próprios “dips”, que combinam magnificamente com grisinis e torradas;
- Coberturas – batatas fritas cobertas com cheddar ou mesmo parmesão ralado são a garantia de mais sabor para o consumidor e margens melhores para o operador;

Pratos principais: cada vez mais, o queijo é apreciado como ingrediente de receitas, fazendo-se presente em diversos modelos:

- Recheios de massas e risotos – cada vez mais, é comum encontrar massas com queijos especiais, como gorgonzola e roquefort, levando estes sabores para novos consumidores;
- Cobertura – massas, tortas e quiches gratinados com queijos parmesão são também preparações importantes;
- Sanduíches – além do tradicional misto quente, hoje queijos cremosos são usados em praticamente todas as operações de food services, gerando novos hábitos de consumo;
- Pratos étnicos – cada vez mais presentes em diversos formatos de restaurantes, os “foundues” são oferecidos como parte do cardápio, gerando outra ocasião de consumo de queijos.

Sobremesas: além do tradicional “Romeo e Julieta”, hoje são encontrados:

- Cheesecakes – trata-se de uma sobremesa de origem americana, mas que está tendo grande aceitação pelos jovens. A sobremesa leva queijos cremosos entre os ingredientes;
- Petit gâteau com doce de leite e queijo – já se trata de uma variação relevante ao chocolate;
- Queijos frescos com frutas – opção saudável, cada vez mais presente como sobremesa sem culpa.

Logo, se você produz queijos, olhe para o food services além das pizzarias – claro, elas são muito relevantes para a muçarela, mas como mostrado aqui, existem outras oportunidades que sua equipe de vendas pode desenvolver.

ROBERTO DENUZZO

Diretor da RDC Consultoria. Executivo experiente no ramo de alimentos, com mais de 25 anos de experiência no setor.

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