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+ Mu: "oferecer o whey protein de uma maneira não convencional é o nosso objetivo"

+MUInvestir nas melhores proteínas do leite com o foco em vidas ativas e saudáveis. Essa foi a ideia dos sócios Antônio Neto e Otto Guarnieri, que juntos, criaram a + Mu. Os idealizadores se formaram recentemente em administração de empresas pela FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo) e tiveram a iniciativa de empreender de uma maneira distinta da que ocorre normalmente no setor de lácteos.

“Fazendo intercâmbio fora do Brasil, eu na Califórnia, Estados Unidos e o Otto em Copenhagen, Dinamarca, reparamos na disponibilidade dos produtos prontos para beber proteicos, encontrados além das lojas de suplementos, em lanchonetes, lojas de produtos naturais e até mesmo nos supermercados. Quando voltamos para o Brasil e nos formamos na faculdade, queríamos empreender nesse ramo, nos unimos com ideias próximas e apostamos na empresa”, disse Neto.

Otto e Neto 

Segundo ele, no Brasil, os produtos com whey protein (proteína do soro do leite) ainda são encontrados majoritariamente em lojas de suplementos, e, muitos consumidores não se identificam com esses estabelecimentos. Eles não se sentem à vontade com o ambiente de compra e com as marcas em si, pois estas são direcionadas quase que exclusivamente para as pessoas que fazem musculação. “Estudamos os motivos pelos quais fora do país os prontos para beber proteicos são oferecidos e posicionados de uma outra maneira. Lá, eles são adquiridos em uma compra normal, junto com os ovos, pães, leite, entre outros produtos do dia a dia”, completou.

Após análises de mercado, os sócios notaram que algumas das hipóteses do porquê os produtos não eram disponibilizados no varejo poderiam estar relacionadas ao tamanho dos potes, ao preço, a necessidade de maiores espaços nas gôndolas e as cores agressivas que as marcas utilizam – como preto e vermelho. “Os nomes dos produtos contribuem para que os consumidores os remetam aos anabolizantes. Na verdade, o soro de leite já está presente em vários itens de consumo habitual das pessoas, mas elas não se atentam para isso. Ele é um ingrediente presente em alimentos para bebês e alguns “tira gostos” populares”, destacou Neto.

A + Mu tem o objetivo de dar outra cara para o whey protein, de uma forma mais democrática. Hoje no varejo, as linhas saudáveis no Brasil estão crescendo e as barrinhas de cereais foram responsáveis por impulsionar esse mercado. Já com relação aos proteinados prontos para beber, ainda não se vê muitas opções disponíveis.

A + Mu oferece o produto em três sabores: chocolate, morango e baunilha e ele é apresentado de duas formas – garrafinha com 32 gramas e pote de 450 gramas. As porções contêm 18 gramas de proteínas (oriundas apenas do soro do leite), trazem saciedade, não possuem conservantes, são livres de glúten e têm três vezes mais proteínas comparadas a um copo de leite. Na garrafinha contém uma dose única, pronta para ser misturada com o líquido da preferência do consumidor, como água, leite, água de coco e até mesmo suco de uva. O pote rende aproximadamente 14 doses e é destinado para o consumo caseiro, desde o uso para receitas até shakes.

bicicleta proteinada

Neste mês, a empresa produziu 20.000 garrafinhas e 1000 potes, quantidade que será escoada em cerca de 45 dias.

O lançamento do empreendimento ocorreu em maio de 2015 e hoje o faturamento mensal chega perto da casa dos R$ 100.000,00. Neto conta que o investimento inicial foi de R$ 30.000,00, mas ocorreram aportes ao longo do tempo com quantias bem mais expressivas.

Outro fator que se torna um diferencial das + Mu são as embalagens, que apresentam cores mais suaves (azul e branco) e levam a imagem de uma vaca na estampa. O intuito é que os consumidores saibam que o whey protein é oriundo do leite proveniente das vacas; e o nome da empresa deriva do som emitido por elas.

Onde encontrar os produtos + Mu?

Os produtos podem ser encontrados em vários perfis de estabelecimentos, como lojas de produtos naturais, lanchonetes de faculdades, supermercados, farmácias, lojas de conveniência de postos de gasolina e em algumas lojas de suplementos. “Falando em redes maiores, estamos na Mundo Verde, St.Marche e Drogaria Iguatemi. Estamos tendo uma resposta muito positiva nas universidades. Na cidade de São Paulo, na Cásper Líbero, FMU, USP, FGV, entre outras, já se pode encontrar nossas garrafinhas entre as opções para os alunos”, comemorou.

Visto que a compra também pode ser feita pelo site da empresa, a distribuição é nacional. Além do e-commerce, há também lojas físicas que revendem em quase todos os estados do país. Hoje, já são contabilizados 150 pontos.

Questionado sobre a influência da crise econômica nas vendas dos produtos, Neto pontuou que a empresa cresceu desde que foi lançada, porém, acredita que um melhor cenário poderia otimizar a comercialização e as parcerias com novas lojas. “A crise acaba sendo um fator limitante já que algumas lojas passam a recusar novas marcas, uma vez que vêm tendo dificuldade de comercializar até aquelas que o público já está acostumado”, disse.

Por meio de uma indústria terceirizada em Itapecerica da Serra/SP os produtos são fabricados. Os sócios ficam responsáveis pela divulgação, distribuição e fortalecimento da marca e já planejam em breve desbravar a linha zero lactose.

As redes sociais são os principais meios de comunicação que a + Mu utiliza para conversar com seus clientes, além do próprio site da empresa, que foca na busca por consumidores jovens. Formadores de opinião e participação em eventos – de corrida e nutrição – são outros meios para explorar as ações de marketing.

Campanha da + Mu  na WRUN RJ
 
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RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu e Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint.

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