A empresa foi fundada em 1993 pelos irmãos Romero de Paula Valle e Heliton Ronaldo de Paula Valle. Robson de Paula Valle, filho de Romero, começou junto com eles em 1997 e se tornou sócio, trabalhando em todos os setores. Em 2008, passou a ser o gestor da empresa. Romero sempre cuidou da área fabril, Heliton da área comercial e Robson da parte administrativa e financeira, tendo formação em administração de empresas com pós-graduação em marketing e finanças.
“Sempre agimos de comum acordo entre os sócios. O início das operações começou com o leite que meu pai tirava na fazenda - em torno de 700 litros ao dia. O negócio foi dando certo, ele começou a comprar dos vizinhos suas produções e iniciou assim a primeira linha de leite. Após o ano de 1997, começamos a traçar metas maiores de produção. Hoje trabalhamos com 38.000 litros/leite ao dia. Meu pai sempre produziu leite com qualidade e quis realizar um sonho de produzir queijos também com qualidade”, relatou Robson.
Para alcançar essa quantidade de leite, a Sabor da Serra trabalha em conjunto com outros produtores e se preocupa muito com a melhoria constante da qualidade. A empresa conta com técnicos de campo focados na compra e realiza vários exames no laboratório da empresa. O laboratório da Embrapa Juiz de Fora/MG também é utilizado para a realização das análises. “Nós adotamos critérios de qualidade para o pagamento do leite. Captamos de 300 produtores rurais nas regiões de Lima Duarte, Olaria, Santana, Pedro Teixeira, Santa Bárbara, Rio Preto, Bias Fortes e Juiz de Fora. A localidade mais distante fica à 70 km da empresa”, completou Robson.
A Sabor da Serra comercializa vários tipos de queijos (muçarela, prato, minas padrão, minas frescal, parmesão, tipo reino, tipo caccio cavalo, ricota, creme de leite, queijo coalho e provolone), requeijão (cremoso [copo e pote], culinário bisnaga e culinário balde) e manteiga (pote, caixinha e barra).
A empresa também trabalha com alguns produtos terceirizados - utilizando outro parque fabril, mas mantendo seus profissionais acompanhando o processo, os conceitos e as formulações. Os produtos terceirizados são o leite UHT, o achocolatado em embalagens de 200 ml, queijos finos (como gorgonzola, brie, camembert), a massa para fondue e outros tipos de queijos (gruyere, emmental e gouda). Segundo Robson, a Sabor da Serra possui um portfólio completo. “Sempre tivemos como objetivo produzir produtos de alta qualidade e isso nos traz realizações. A meta é colocar na mesa dos nossos consumidores produtos de primeira e sermos reconhecidos por isso”.
Atualmente a Sabor da Serra produz por mês 70 toneladas de requeijão, 60 toneladas de queijos, 10 toneladas de manteiga e 300.000 mil litros de leite UHT.
Para os próximos anos, a indústria tem planos de voar mais alto e conquistar novos mercados e, para ganhar o espaço que deseja - não apenas em Belo Horizonte, mas em todo o Brasil - a Sabor da Serra investiu na reformulação da sua identidade visual. A proposta é ter um visual mais moderno e limpo, para se sobressair em relação às marcas já consolidadas. O novo logotipo ilustra a produção de leite – a principal matéria-prima da empresa.
A marca procura acompanhar o que tem de melhor no mercado sem perder as características artesanais dos seus produtos. “Desde o início mantemos o foco na produção artesanal. Adquirimos alguns equipamentos mais modernos para atingir nossos objetivos e aumentar a produção e a qualidade, mas sem perder a característica da produção artesanal, pois consideramos esse quesito um diferencial”, apontou o gestor. De acordo com ele, a empresa está em uma curva ascendente de crescimento, abrindo novas áreas de atuação. “Devido a isso, não tivemos perda nas vendas com a crise. Às vezes cai a venda em algum lugar ou de algum produto específico, mas esse fato é compensado com o acréscimo de venda de outro item. No geral, podemos considerar que nossa venda está dentro do esperado quando pensamos no nosso plano de crescimento”.
A marca atua nas regiões mineiras da Zona da Mata, Campos das Vertentes e Sul do Estado. No Rio de Janeiro, na região Serrana e no Sul Fluminense. “Iniciamos recentemente na Grande Belo Horizonte. O desafio de abrir novos mercados nos move a produzir produtos de qualidade e assim desbravar novas áreas, atendendo novas demandas”, explicou Robson.