ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

La Naturelle: "nossos sorvetes a base de leite orgânico atingem em cheio a demanda dos consumidores"

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

EM 15/08/2017

6 MIN DE LEITURA

3
0
Tudo começou com a Fazenda São Benedito, a 350 quilômetros ao sul de São Paulo, no município de Bom Sucesso de Itararé, adquirida depois de um longo período de convivência urbana, a partir do desejo da volta às origens e das descobertas das práticas orgânicas e biodinâmicas.

Na propriedade, inicialmente a produção de frutas recebeu atenção. Transformadas em polpas orgânicas, passaram a ser fornecidas a revendedores do varejo. Mais tarde, com o intuito de agregar valor aos produtos, essas polpas deram origem aos sorbets e, em 2009, nascia a La Naturelle, uma empresa de produtos congelados orgânicos certificados, atendendo de quebra pessoas alérgicas a corantes artificiais e intolerantes à lactose.

sorbets La Naturelle

Aos poucos, a marca foi apostando em novas linhas de produtos, como os picolés, inaugurando assim a Gelateria Artesanal no Catarina Fashion Outlet, onde foram testadas novas receitas de sabores. Foi assim que surgiram os pães de queijo e os sabores de sorvete com leite orgânico a fim de atender ao paladar brasileiro que vem demandando cada vez mais ingredientes naturais e orgânicos.

picolés La Naturelle

“Desde o ano passado, exportamos a linha orgânica e vegana (certificados pelo IBD e BDK) para o Panamá. Nosso mais novo produto é composto de quatro sabores de sopas orgânicas congeladas, que seguem a linha da nossa família de produtos, sempre frescos, orgânicos e sem corantes ou conservantes artificiais. Em abril deste ano abrimos um quiosque La Naturelle dentro da Casa Orgânica na Vila Madalena, em São Paulo, onde oferecemos todos os nossos sucos, sorbets, picolés, pães de queijo, casquinhas artesanais e sopas orgânicas. Em breve, abriremos um Bistrô Orgânico La Naturelle no Shopping da Gávea no Rio de Janeiro”, comentou Nelson Jorge, proprietário da Fazenda São Benedito e da La Naturelle em entrevista exclusiva ao MilkPoint.

Segundo ele, a sua família tem o ‘campo no RG’. Por isso, o desejo de levar o melhor que a terra pura pode oferecer para quem vive na cidade. A Fazenda São Benedito possui 320 ha de solo orgânico e certificado, possui mais da metade de mata nativa preservada, além do plantio de oliveiras para a futura produção de azeite extra virgem.

Sorvetes a base de leite

Para a produção dos sorvetes a base de leite, a empresa conta com a Oikos Laticínios Orgânicos para o fornecimento do leite, que tem a certificação por meio da Fazenda Conceição, em Lorena/SP. A produção dos sorvetes a base de leite La Naturelle se adequa à quantidade de leite captada, que gira em torno de 2 mil litros/mês, visto que parte da produção é utilizada pela própria Oikos para a produção de queijos.

 Sorvetes a base de leite - La Naturelle - orgânicos

Para a fabricação dos pães de queijos La Naturelle, a Oikos também é responsável pelo fornecimento do queijo. Cada 100 kg de queijo fornecido se referem a dois meses de abastecimento para a produção da iguaria. “Também trabalhamos com o Leite Timbaúba, que é pasteurizado e vem de Pernambuco. Ele é usado principalmente nas nossas lojas, para milk-shakes, por exemplo, pois tem maior prazo de validade”, completa Nelson. Segundo ele, o paladar brasileiro prefere um sorvete mais cremoso e com leite e há inúmeras vantagens de trabalhar com a matéria-prima orgânica.

pão de queijo La Naturelle - orgânicos

“O leite é produzido sem a utilização de agrotóxicos e fertilizantes químicos e a vaca não recebe os medicamentos usuais da produção convencional. Segundo um estudo britânico, o leite produzido por vacas que pastam naturalmente e têm uma dieta à base de capim é mais rico em antioxidantes, vitaminas, carotenoides e gorduras que fazem bem à saúde, como o ômega 3 e o ácido linoleico. Essas substâncias, ajudam no combate ao câncer e aos problemas cardíacos, conforme relatado no livro Anticâncer, de David Servan-Schreiber (2008). Para saber mais sobre a pesquisa, consultem a revista científica Journal of Science of Food and Agriculture”.

Fábrica da La Naturelle, variedade de produtos e distribuição

A fábrica da La Naturelle ainda é terceirizada e fica em Tambaú/SP, mas, uma nova estrutura está sendo construída em Itupeva, interior de São Paulo, com previsão de abertura para este mês de agosto. Todas as etapas da produção são certificadas e atualmente são produzidas 35 toneladas de produtos ao ano, o que gera um faturamento de R$ 1,5 millhão/ano, com previsão de crescimento de 20% com a ajuda dos próximos lançamentos.

“Há muito potencial para crescimento, principalmente se apostarmos em produtos menos sazonais como os pães de queijo. Além de exportamos para o Panamá, recebemos outras parceiras interessadas em comercializar nossos produtos em outros países. Para driblar o momento econômico atual do país, apostamos sempre em novos produtos. Na gelateria, começamos a trabalhar com café orgânico de parceiros, fazer bolos, casquinhas e sopas, conseguindo incrementar as vendas no inverno”, pontuou o empresário.

Hoje, 50% dos negócios são destinados para terceiros e a outra metade, para o consumidor final. “Porém, gostaríamos de atingir mais o consumidor final sem precisar de grandes redes de supermercados, fortalecendo o pequeno varejo e estando em restaurantes parceiros”.

Além dos produtos atuais, a empresa tem como plano futuro ampliar a variedade utilizando as frutas também para fabricar geleia, sucos, chás, entre outros, sempre na categoria de orgânicos.

Fazenda São Benedito - Orgânicos

Os sabores atuais dos picolés são: maracujá, amora, chocolate, limão siciliano, morango e uva.
Pães de queijo: coquetel, tradicional e recheado com goiabada.
Sorvetes com leite: milho verde, iogurte, chocolate com avelã, baunilha e doce de leite.
Sorbets: açaí, acelora, manga, amora, maracujá e morango.
Polpas: açaí, acerola, amora, goiaba, manga, maracujá, morango e pêssego.

Momento atual

A empresa está em um momento de reestruturação e relançamento da marca. Já é encontrada em mercados grandes como Pão de Açúcar, St. Marche, Sonda, Zaffari e fechou recentemente com o Carrefour e o Walmart. “Desde o ano passado, conquistamos parceiros orgânicos importantes como a padaria PÃO, a SSimplesmente, o Instituto Chão, Solli Orgânicos, a Korin e no quiosque da Mãe Terra RJ. Nosso objetivo é aumentar as degustações e a divulgação para atingir um público maior, preocupado em consumir alimentos naturais e livres de agrotóxicos. Nossos sorbets e picolés também contam com os selos veganos e kosher”.

Para o futuro, Nelson pensa grande: quer estabelecer a La Naturelle como a principal marca de produtos orgânicos certificados e congelados do Brasil. “O intuito é nos conectarmos cada vez mais com parceiros comerciais com o mesmo objetivo (alimentação saudável) e estar presente em todo o país por meio de pequenas franquias da marca. Nosso slogan é ‘Gosto de Verdade’ por tudo o que oferecemos aos clientes. Mas vamos além, queremos atingir mais e mais pessoas que buscam uma vida saudável”.

Ações visando a comunidade

A fim de contribuir com a comunidade, a empresa contribui com a AMBOS (Associação de Amigos de Bom Sucesso de Itararé), localizada na mesma cidade que a Fazenda São Benedito. A La Naturelle cuida do entorno e dos investimentos para o potencial das futuras gerações. Lá, as crianças da região têm acesso a cursos de informática, balé, judô, música, artesanato, aprendem a fazer brinquedos de madeira e contam com tratamento dentário gratuito.

Outros mercados

Os óleos essenciais e hidrolatos extraídos na fazenda viram cosméticos orgânicos certificados, nunca testados em animais e comercializados por meio da marca Souvie. “Nós alteramos a forma, sem alterar a essência. Por isso, começamos com uma linha para o momento mais lindo da vida: a gestação. E em breve cuidaremos de toda família”, finaliza Nelson.

Leia também: 

Capacitando produtores, Nestlé mira o mercado de leite orgânico no Brasil

RAQUEL MARIA CURY RODRIGUES

Zootecnista pela FMVZ/UNESP de Botucatu e Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint.

3

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUIZ FELIPE LUNA VASCONCELLOS

MACEIO - ALAGOAS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 10/09/2017

Boa noite



Muito boa a matéria !!!

Só uma correção, o leite Timbaúba é feito em Alagoas, por sinal é muito bom !!!



Abraços
GABRIELA BARBOSA CORREIA

EM 16/08/2017

Linda e verdadeira história. Quem conhece Nelson Jorge sabe de sua sede do bem, do integro do natural. Só poderia dar nisso, no sucesso desses produtos orgânicos, sua cara. Parabéns pelo empreendimento tão inovador e super gostoso!!
RITA SALVIO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 16/08/2017

Parabéns para os empreendedores da Naturelle.Linda historia de sucesso e inovação!
MilkPoint AgriPoint