ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Professor de Iowa lança leite que muda de sabor a cada gole

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 06/03/2015

2 MIN DE LEITURA

0
0
Um professor de química aposentado de Iowa desenvolveu um leite com múltiplos sabores que muda de sabor a cada gole e agora quer licenciar o conceito. 

 Larry Martin, que se aposentou em maio de 2013 após 24 anos ensinando química na Faculdade Mornigside em Sioux City, Iowa, nos Estados Unidos, gastou os últimos anos desenvolvendo o conceito do Shaka (pronuncia-se Shay-ka). Usando gelatina, Martin descobriu que poderia evitar soluções com sabores misturados quando se adiciona a uma base de leite. Ao invés disso, as soluções com sabor permaneceram em seus próprios “glóbulos”.

 Martin disse que muito tempo foi gasto desenvolvendo o Shaka para que se chegasse “à porcentagem certa de agente de gelificação para fazer com que os sabores não se misturassem, mas ainda tivessem uma sensação agradável na boca, de forma que não se sentissem pedaços das porções com sabor, mas, ao invés disso, esses permanecessem fluidos”.

 A extensão na qual ele é misturado determina o tamanho individual dos glóbulos de sabor. “Com apenas uma pequena agitação, os glóbulos serão maiores, de forma que pode-se ter uma quantidade maior de um sabor individual em um dado gole. Com mais agitação, os glóbulos serão menores, de forma que os glóbulos individuais de sabor serão mais uniformemente distribuídos e esse gole terá um sabor diferente”.

 O desenvolvimento de Martin do conceito do Shaka começou quando ele testemunhou pessoas em fontes de bebidas em restaurantes enchendo seus copos com várias bebidas diferentes. “Percebemos que elas querem mais do que apenas um sabor em sua bebida. Achamos que poderíamos melhorar isso se pudéssemos desenvolver uma forma de evitar que os sabores se misturassem; dessa forma, cada gole da bebida pode ter um perfil diferente de sabor, por causa da combinação de glóbulos de sabor que pode ser diferente baseado em uma distribuição aleatória de diferentes glóbulos na porção sendo consumida no momento”.



Martin fez pedido para patentear o conceito Shaka para leite e outras bebidas nos Estados Unidos e na União Europeia (UE). “Estamos começando a buscar a indústria de lácteos para licenciar os direitos de fabricação e distribuição dos produtos Shaka”, disse Martin.

Martin planeja expandir para outros bebidas, mas escolheu começar com leite. “Queremos começar com leite, por causa dos conselhos da comunidade médica para crianças de mais de dois anos beberem mais leite desnatado. Acreditamos que o Shaka Milk torna o leite uma bebida divertida para crianças e isso as encorajará a beber mais leite”.

O leite com múltiplos sabores Shaka já foi testado com crianças, que o acharam “divertido e saboroso”. Veja abaixo um vídeo onde Martin apresenta, em inglês, seu produtos e os oferece para crianças.

Fonte: Dairy Reporter.

 

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint