Disponíveis nas variações Momo Honnori (pêssego suave) e Ringo Honnori (maçã suave), as caixas de 500 ml do Meiji New Style Milk trazem a fragrância de maçãs e pêssegos frescos, mas sem alterar o sabor.
Os produtos, lançados no Japão em julho de 2014, são, de acordo com o Datamonitor, voltados para consumidores conscientes com a saúde que não gostam do cheiro do leite, mas não necessariamente querem consumir leite com sabor, que são tipicamente vistos como menos saudáveis.
O consumo de leite no Japão vem declinando há muitos anos, particularmente entre a população que está envelhecendo. O diretor de inovações do Datamonitor, Tom Vierhile, disse que esse novo produto pode ajudar a trazer os consumidores de volta. “O consumo de leite vem caindo no Japão há anos à medida que a população envelhece e os produtores de leite fluido têm tido dificuldades de reverter as vendas de um produto comumente visto com bebida de criança. O sentido do olfato está fortemente entrelaçado com o do paladar e alterar o cheiro do leite o tornando mais agradável para os consumidores que podem repelir o produto por causa do cheiro normal do leite é uma abordagem nova que pode ter sucesso em trazer novos consumidores – crianças e adultos – ao mercado de leite fluido”.
Em 2013, o mercado de produtos de leite fluido do Japão teve um valor de US$ 7,77 bilhões, de acordo com o Euromonitor – menos que os US$ 7,79 bilhões em 2012. A categoria está, entretanto, saindo desse período de declínio. O Euromonitor previu que as vendas japonesas de produtos de leite fluido aumentarão para US$ 7,95 bilhões em 2014 – 0,7% a mais que em 2013. Até 2019, o Euromonitor espera que esses dados aumentem para US$ 8,18 bilhões.
A Meiji, que é a maior processadora de lácteos do Japão, atualmente possui um controle de 22% do mercado de leite do país. Apesar dos problemas no mercado de produtos de leite fluido, o setor de lácteos do Japão tem passado por um crescimento consistente nos últimos anos. Em 2013, as vendas varejistas de lácteos totalizaram US$ 20,96 bilhões. O Euromonitor espera que esses dados aumentem para US$ 21,54 bilhões em 2014, direcionado bastante pela demanda por queijos e iogurte no país. Os dados são do Dairy Reporter.