ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Qualidade do leite ao redor do mundo

POR MARCOS VEIGA SANTOS

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

EM 24/11/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0
Marcos Veiga dos Santos

A partir deste radar técnico, estaremos abordando os principais assuntos que foram discutidos no II Simpósio Internacional sobre Qualidade do Leite, realizado em Curitiba de 5 a 8 de outubro de 2000. O II SIQL teve a participação de 4 palestrantes internacionais e vários palestrantes nacionais, contando ainda com a presença de mais de 450 participantes.

Um dos temas centrais do simpósio foi a situação atual da qualidade do leite no mundo. Grande ênfase foi dada ao papel destacado pelo consumidor, que paulatinamente vem exigindo de toda a cadeia láctea produtos alimentícios não apenas seguros e de alta qualidade, tendo havido também preocupação crescente com a saúde e bem estar dos animais que produzem o leite.

É importante destacar que, em termos mundiais, as normas utilizadas para o comércio internacional são definidas pelo Codex Alimentarius, que é um órgão da FAO/OMS, cuja função primordial é definir normas mínimas para garantir a segurança dos produtos que são comercializados internacionalmente. De acordo com o Codex, os alimentos de forma geral devem apresentar:

a) Baixas contagens bacterianas
b) Ausência de microrganismos patogênicos ao homem
c) Sem a presença de resíduos de medicamentos veterinários
d) Mínima contaminação com contaminantes químicos ou toxinas microbianas.

Ainda que não exista nenhuma recomendação atual sobre a contagem de células somáticas (CCS) no leite, este é um parâmetro mundialmente reconhecido para avaliar a qualidade do leite. Só para exemplificar, o limite máximo legal para a CCS do leite consumido nos países da União Européia, Nova Zelândia e Austrália é de 400.000 cel/ml, no Canadá é de 500.000 cel/ml e nos EUA de 750.000 cel/ml. No Brasil, a nova legislação de deverá entrar em vigor a partir de 2001 já contempla a CCS como critério para avaliar a qualidade do leite, estabelecendo o limite máximo de 1.000.000 cel/ml para o leite C e 600.000 cel/ml para os leites A e B.

O produtor pode estar se perguntando qual a relação entre CCS no leite e qualidade. Inicialmente, a CCS reflete a saúde da glândula mamária do rebanho, indicando a ocorrência de mastite, mas sem nenhuma relação direta com riscos à saúde dos consumidores. Alguns trabalhos de pesquisa, no entanto, têm associado a presença de altas CCS com maiores riscos da presença de antibióticos no leite e condições higiênicas piores do que aquelas encontradas em rebanhos com baixa CCS. Atualmente, reconhece-se que a CCS do tanque é um bom indicativo da qualidade geral do manejo e saúde da glândula mamária nos rebanhos.

Resultados da evolução da CCS no leite produzido no Canadá e as medidas auxiliares implantadas naquele país podem servir de alerta para os responsáveis pela implantação do nosso Programa Nacional para Melhoria da Qualidade do Leite. Em 1989 foi estabelecido o limite máximo de 800.000 cel/ml, com redução anual de 50.000 cel/ml neste limite até atingir o patamar de 500.000 cel/ml em 1995.

Atualmente, a CCS média no Canadá é de 225.000-260.000 cel/ml nos últimos dois anos, sendo que a província da Columbia Britânica apresenta a CCS média de 172.000 cel/ml dos seus 792 produtores.

É importante lembrar que tal progresso só foi possível com a implantação de um intenso programa de treinamento de técnicos e produtores, programas de acompanhamento dos avanços à medida que novos limites eram implantados, assim como incentivos em bônus sobre o preço do leite e penalizações para produtores que durante 3 meses consecutivos produziram leite com CCS acima do limite legal.

********


fonte: Anais do II Simpósio Internacional sobre Qualidade do Leite, 2000.

MARCOS VEIGA SANTOS

Professor Associado da FMVZ-USP

Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures