ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Entendendo conceitos de limpeza e sanitização de equipamentos de ordenha

POR MARCOS VEIGA SANTOS

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

EM 12/05/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0
Marcos Veiga dos Santos

Compreender os conceitos básicos de limpeza e sanitização de sistemas é fundamental para produção de leite de alta qualidade. O objetivo básico da limpeza de equipamentos de ordenha é remover os componentes orgânicos e minerais do leite que se encontram nas superfícies internas do equipamento, imediatamente após o final da ordenha, pois estes componentes são ótimos substratos para o crescimento bacteriano. Já a sanitização é feita imediatamente antes da ordenha para eliminar os microrganismos que sobreviveram à limpeza e cresceram durante o intervalos entre ordenhas, minimizando a contaminação do leite.Tanto a limpeza quanto a sanitização inadequadas, ou mesmo ambas, podem permitir que grande quantidade de bactérias que se encontram no equipamento de ordenha entre em contato com o leite durante a ordenha.

O leite é composto por 3 principais grupos de compostos orgânicos: proteínas, gordura e açúcares. É importante que estes componentes sejam removidos logo após a ordenha, uma vez que a sua adesão ao equipamento aumenta com o tempo e ausência de umidade, sendo que após algumas horas torna-se cada vez mais difícil a sua remoção.

Outro grupo importante de constituintes do leite, os minerais, está dissolvido na água, mas tende a se precipitar e aderir ao equipamento sob condições alcalinas e de altas temperaturas, formando o que é popularmente conhecido como "pedra do leite".

Os produtos para limpeza de equipamento de ordenha são formulados de maneira a atuar em cada componente do leite. No entanto, uma limpeza eficiente passa primeiramente pela utilização de água de boa qualidade (microbiológica e quanto à concentração de sais), uma vez que mais de 95% da solução de limpeza é composta por água. Quando o suprimento de água apresenta dureza elevada, é necessário ajustar a concentração do detergente utilizado, pois os sais presentes na água podem reduzir a ação do produto e tornar a limpeza menos eficiente. Uma regra importante é consultar o fabricante para possíveis ajustes na concentração do detergente.

De maneira geral, a limpeza é feita inicialmente com um enxágüe com água morna, seguido do uso de solução com detergente alcalino clorado e posteriormente finalizando com uso de detergente ácido. A função básica do detergente alcalino é dissolver a gordura do leite e suspender a lactose e proteína, os quais com auxílio de turbulência (ou agitação manual) podem ser removidos. O cloro adicionado ao detergente alcalino tem função de remover depósitos de proteína e não tem objetivo de sanitização. O uso do detergente ácido é recomendado para remover os minerais que aderem à superfície do equipamento de ordenha, evitando a formação da pedra do leite.

A limpeza do equipamento reduz o número de bactérias, mas não elimina todos os tipos de bactérias. Desta forma, é recomendado, antes do início da ordenha, um enxágüe com solução sanitizante para reduzir a carga microbiana que pode contaminar o leite.

********


fonte: MilkPoint

MARCOS VEIGA SANTOS

Professor Associado da FMVZ-USP

Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures